Dois bandidos tombam mortos em assalto frustrado a sushi bar no Olho d’Água

Um dos assaltantes tombou morto ainda dentro do estabelecimento

Dois bandidos tombaram mortos na noite desta Segunda-feira de Carnaval (15) em uma tentativa de assalto a um bar e restaurante especializado em comida japonesa situado na Avenida dos Holandeses, a poucos metros do retorno do Olho d’Água. Outros dois comparsas conseguiram fugir a pé.

A ocorrência foi registrada por volta das 21h, quando quatro homens armados invadiram o estabelecimento conhecido popularmente como “sushi do japa” e deram voz de assalto. Nesse momento, alguém que estava na parte interna reagiu e disparou vários tiros contra os criminosos, atingindo dois deles.

Um dos bandidos tombou morto ainda dentro do estabelecimento. O outro baleado ainda conseguiu correr até a frente do supermercado Bom Preço, já na Avenida São Luís Rei de França, mas não resistiu e também foi a óbito.

Polícia observa corpo do segundo criminoso morto na reação bem-sucedida ao assalto

Ao ver o segundo comparsa no chão, sem vida, os dois assaltantes que não foram alvejados ainda tentaram roubar um carro, sem sucesso, e acabaram fugindo a pé.

A polícia deu início imediatamente à perseguição aos fugitivos, mas até o momento não há informação se foram localizados. O autor dos disparos que mataram metade do bando não foi identificado.

Assista:

https://youtu.be/iSLUkpabC2k

Em defesa dos aprovados no DETRAN, deputado Wellington participa de audiência virtual com Procuradora do Trabalho e sindicato

Deputado Wellington promete seguir firme na luta pela nomeação de concursados e pelo fim da terceirização em órgãos do Estado

O deputado estadual Wellington do Curso participou de audiência, através de videoconferência, com a procuradora do Trabalho, Drª Anya Gadelha representando o Ministério Público do Trabalho e com membros do Sindicato dos Servidores do Detran, para tratar das terceirizações ilegais que estão ocorrendo no órgão, bem como a nomeação de candidatos aprovados no último concurso. Entre as pautas da audiência, o principal ponto destacado foi a continuidade da contratação de funcionários terceirizados em detrimento da nomeação de candidatos já aprovados, mesmo com decisão judicial que determina a nomeação imediata.

Na oportunidade, Wellington parabenizou o trabalho realizado pelo Ministério Público do Trabalho através da Procuradora, Drª Anya Gadelha, em ação civil pública contra a terceirização ilegal no DETRAN e o empenho do Sindicato para que o Estado nomeie novos servidores.

“Estivemos em audiência virtual com a Procuradora do Trabalho, Drª Anya Gadelha e com membros do Sindicato dos Servidores do Detran onde tratamos da continuidade da terceirização ilegal no Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão que possui concurso vigente, mas que prioriza a contratação de terceirizados em detrimento de aprovados em concurso público. Apesar da existência de cargos vagos, o Governo do Estado continua desrespeitando decisão judicial e não nomeia os aprovados. Parabenizamos a atuação do Ministério Público do Trabalho que, através da procuradora Drª Anya Gadelha, que tem sido essencial e eficiente na busca pelo fim da terceirização ilegal no Detran e, também, a atuação do Sindicato que tem sido incansável na luta pela nomeação de novos servidores. Infelizmente, nomear concursados não é prioridade do Governo Flávio Dino que se esconde na Lei Complementar 173 para continuar realizando contratos milionários com empresas terceirizadas. Seguiremos firmes na luta pela nomeação de todos os concursados do DETRAN, AGED, SSP, EMAP, Polícia Militar e Civil e pelo fim da terceirização no serviço público” disse Wellington.

Zé Inácio solicita que o Governo do Estado busque informações diárias de todos os municípios sobre a lista de vacinados contra Covid-19

Zé Inácio argumenta que o acompanhamento pode impedir a imunização de pessoas que não integram o grupo prioritário

O deputado estadual Zé Inácio protocolou indicação solicitando ao governo do estado que peça a todos os Municípios do estado um informe diário, até às 22hs para a Secretaria de Estado de Saúde, com a Lista de Vacinados do Covid-19 nessa primeira etapa. Garantindo assim a lisura no atendimento aos Grupos Prioritários elegíveis para a vacinação. 

O relatório deve apresentar as informações da vacinação ocorrida até as 19h do dia respectivo, com identificação de Nome da Pessoa, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Local onde foi feita a imunização, Função Exercida e Local onde a exerce se estes forem servidores públicos. 

Segundo Zé Inácio, “com esse acompanhamento podemos prevenir a ocorrência da imunização de pessoas que não integram o grupo prioritário, em claro desvio ao previsto no Plano Nacional de Imunização bem como ao Plano Estadual. Caso ocorra tal fato, isso configura uma situação repugnante, contrariando gravemente os princípios da impessoalidade e da eficiência, estabelecidos no art. 37, caput, da CF”. 

Ainda segundo o parlamentar a publicação da lista de vacinados é uma ação de incentivo à vacinação, bem como apresentará com clareza esclarecimentos sobre os grupos prioritários, períodos de vacinação, locais de imunização, informações quanto à segurança e eficácia da vacina. 

Zé Inácio disse esperar que a indicação seja aprovada com unanimidade no plenário da assembleia, por se tratar de uma questão não só de responsabilidade, mas de compromisso com o povo maranhense. 

“Esta casa legislativa tem uma grande responsabilidade com a população do Estado neste momento crítico, e uma das formas de colaborar com tais objetivos é a garantia da lisura e transparência da vacinação”, disse.

Requerimento de Marlon Botão garante melhorias no Maracanã

Marlon Botão acompanha serviços executados por trabalhadores da Prefeitura de São Luís no bairro Maracanã

O vereador Marlon Botão (PSB), que com 20 anos é o mais jovem parlamentar na Câmara de São Luís, garantiu melhorias ao bairro do Maracanã por meio de requerimento de sua autoria aprovado em sessão na terça-feira (9).

O requerimento apresentado pelo vereador levará recapeamento asfáltico para a Avenida Principal do Maracanã, Estrada da Vitória e também para a rua Menino Jesus-Alegria – resolvendo nessas localidades o problema histórico da falta de infraestrutura.

“Estamos colocando em prática o compromisso que firmamos com a população de São Luís, da nossa Zona Rural, durante a campanha: que é o de trabalhar pelo certo, pelo bem estar dos ludovicenses”, disse o vereador Marlon Botão. “Fico muito satisfeito que esta Casa Legislativa tenha entendido a relevância deste meu requerimento e o tenha aprovado. Sabemos como a população do Maracanã ansiava por essas melhorias”.

A ação dá continuidade às articulações que o vereador tem feito desde o início do seu mandato para melhorar as condições de diversos bairros de São Luís. “Nós já tínhamos conseguido trazer um grande serviço de limpeza para essas localidades, resolvendo o problema de alagamentos, garantindo condições mais dignas de tráfego para os moradores. E essa será a postura do nosso mandato: lutar sempre por melhorias para a nossa população”, pontuou.

O requerimento do vereador Marlon Botão será encaminhado ao prefeito Eduardo Braide e ao secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, que definirão quando as obras de recapeamento asfáltico serão iniciadas.

“Vamos trabalhar pelo povo”

O vereador Marlon Botão também afirmou que outros requerimentos e Projetos de Lei estão sendo elaborados para atender e beneficiar toda a população de São Luís.

“Aproveito a oportunidade para pedir à população que acompanhe o meu trabalho aqui na Câmara, pelas redes sociais, e fique por dentro de todas as nossas ações pelo desenvolvimento sustentável da nossa cidade e da nossa gente”, disse o vereador. “Nas próximas semanas vamos apresentar outros requerimentos e projetos de lei que beneficiarão outras localidades”, finalizou Marlon Botão.

Muito acima do corpo

O reitor da UFMA, professor- doutor Natalino Salgado Filho defendo que o tema espiritualidade deve ser incorporado à própria formação profissional do médico

A última sessão do Programa de Verão – evento em homenagem ao confrade Ricardo Cruz –realizada pela Academia Nacional de Medicina, teve como tema Espiritualidade e Saúde Mental, com a abertura do nosso presidente Rubens Belfort Jr. e coordenação do confrade Marcello Barcinski. A sessão foi capitaneada pela teóloga Maria Clara Bingemer, comunicadora com larga atuação na área e contou com a participação especialíssima do confrade Jacob Kligerman, que dividiu conosco a riqueza da convivência com Ricardo, um ser humano diferenciado.

Na mesma tela, Paulo Blank, médico psiquiatra e especialista em cultura judaica, falou sobre a experiência pela qual a humanidade atravessa: o mesmo sentimento de medo, mesma adaptação à natureza modificada e mesmas grandes alterações da sociedade. Falou que “a modéstia da escuta oferece ao outro a primazia da fala. A origem da palavra clínica significa inclinar- se ao outro”, cujo mistério ultrapassa todas as concepções e avanços tecnológicos.

Também esteve presente ao evento o matemático e padre Paul Alexander Schweitzer S.J., especialista em topologia diferencial, topologia geométrica e topologia algébrica, discorrendo acerca das implicações da fé e da ciência para a formação do pensamento humano e ainda da relação do cosmos e a existência humana. Paul nos chamou a atenção para o cuidado com a espiritualidade em tempos tão pandêmicos, o que pode assegurar nossa sobrevivência. Naquele evento, Maria Clara nos narrou ainda sobre curas milagrosas relatadas nas escrituras sagradas, entremeando as histórias tão conhecidas com o cuidado com o corpo. Os acadêmicos Jorge Costa e Silva, Pietro Novelino e Sergio Novis também compartilharam suas experiências pessoais no campo da religiosidade e da fé, tornando aquela tarde memorável.

A espiritualidade sempre esteve próxima da medicina, não porque alguns de nós têm sua própria religião, ou pelas maravilhas da perfeição do corpo humano, que fatalmente nos levam a um tipo de alumbramento; ou porque nossos pacientes, em suas próprias experiências de cura e superação das doenças, sejam profundamente marcados por sua vivência espiritual, mas porque todos revelam haver algo que simplesmente não entendem e isso não é só ignorância, é a eterna indagação sobre o que ainda não sabemos.

As pessoas são um todo bio-psico-social, conforme a definição de saúde da OMS. Mas é cada vez mais comum encontrarmos artigos que incluem o espiritual à tríade mencionada. Um grupo de pesquisa da Brown University School of Medicine criou um método a ser usado pelos médicos, para abordar a dimensão espiritual dos pacientes. O Método foi denominado HOPE (esperança) e objetiva abordar o espiritual por meio de perguntas que seguem uma sequência e permitem aos pacientes terem um espaço para exercer este importante componente da saúde mental.

Atribui-se a Blaise Pascal a frase: “Tudo que é incompreensível, nem por isso deixa de existir”. Quase um convite à humilde postura de calarmos ou de não buscarmos, de forma arrogante, por explicações sobre as maravilhas que nos cercam e que se realizam quase sempre longe de nossas mentes cartesianas, sem que possamos apreendê-las completamente.

Defendo: o tema espiritualidade deve ser incorporado à própria formação profissional do médico. A razão é simples: os pacientes incluem sua espiritualidade no processo de adoecimento e, como muitas pesquisas realizadas pelo psiquiatra Harold Koenig e pelo psicólogo Kenneth Pargament apontam, a prática espiritual é uma forma de coping (enfrentamento) das dificuldades próprias do adoecer ou das situações de estado terminal. Pargament foi um dos criadores da Divisão 36 da Associação Americana de Psicologia, área dedicada à discussão da Psicologia da Religião e Espiritualidade.

O evento da Academia trouxe um tema que pede mais oportunidades de discussão, também pela quantidade robusta de pesquisas. Uma olhada no Pubmed mostra a inclusão do tema espiritualidade, tanto na formação, como no exercício da medicina em nosso país. Temos um excelente exemplo na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense que, desde 2017, tem, em sua matriz curricular, a disciplina optativa de Espiritualidade.

Inspirado em Shakespeare, há sim muito mais coisas entre os céus e a terra do que supõe a nossa imprescindível medicina. Se, como dizem os quânticos, somos apenas poeiras de estrelas, um olhar para o alto é capaz de nos elevar muito acima da concretude do corpo.

Natalino Salgado Filho
Médico Nefrologista, Reitor da UFMA, Titular da Academia Nacional de Medicina, Academia de Letras do MA e da Academia Maranhense de Medicina.

Fotógrafo Brawny Meireles mostra em livro a beleza e a história de Guimarães

Brawny Meireles com o prefeito Osvaldo Gomes e o também fotógrafo Edgar Rocha, coordenador editorial da obra

O fotografo Brawny Meireles, autor de sucessivos livros de notório sucesso, entre esses o livro “Nossa Sao Luis” – cuja terceira edição ja esgotou – agora parte para realizar mais uma obra tematica do Maranhão.

Dessa vez, as lentes do experiente fotógrafo se dirigem para a histórica Guimarães, terra-berço de grandes vultos, como Sousandrade e Urbano Santos, e que além da tradição na cultura, também possui inúmeras belezas naturais, como a paradisíaca praia de Araoca.

Contando com o apoio e participação do atual prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, que inclusive é historiador, o livro terá como destaque o povo e o potencial cultural, turístico, e histórico de Guimarães.

Assinado pelo fotografo Brawny Meireles, o livro conta ainda com a coordenação editorial do consagrado fotógrafo Edgar Rocha.

Caxias começa a vacinar idosos com idade a partir de 90 anos

A Prefeitura de Caxias começa a aplicar, nesta segunda-feira (15), doses da vacina contra a Covid-19 em idosos com idade a partir de 90 anos, seguindo os protocolos nacional e estadual. A imunização desse público-alvo acontece no Ginásio Governador João Castelo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A administração municipal orienta aos idosos e/ou aos seus acompanhantes que compareçam ao local de vacinação munidos do Cartão do SUS ou CPF, além de um documento de identificação com foto.

“Agora, chegou a vez dos nossos idosos a partir de 90 anos de idade tomarem a vacina contra a Covid-19. Vamos vencer essa guerra.”, destaca a prefeitura em mensagem à população caxiense.

Jornalista Marco D’Eça avalia que no passado podemos encontrar respostas para sucesso futuro

Novo diretor de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís reúne profissionais que atuam na Casa, entre eles, os jornalistas Djalma Rodrigues e Itamargarethe Corrêa Lima

Marco Aurélio D’Eça entre os colegas Djalma Rodrigues e Itamargareth Corrêa Lima, seus antecessores na Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís

O jornalista Marco Aurélio D’Eça, diretor de Comunicação da Câmara de São Luís, se reuniu para um happy hour, com os jornalistas, blogueiros e radialistas. Entre os presentes estavam dois ex-diretores de imprensa da Casa: Djalma Rodrigues e Itamargareth Corrêa Lima, os quais juntos estiveram à frente do cargo por mais de uma década.

Segundo as informações, o encontro aconteceu na tarde deste domingo (14), no Sarará Grill, no Coroado. Além da troca de experiência, a conversa amistosa entre o trio serviu para alinhar estratégias visando fortalecer a comunicação legislativa.

Itamargareth, que dirigiu a comunicação na gestão do vereador Astro de Ogum, afirmou que além de alicerçar amizades, o encontro serviu para troca de experiências, crescimento humano e profissional.

“Esse encontro é muito significativo, pois evidência que a Câmara sempre será uma grande escola, tanto para solidificar amizades quanto para o crescimento humano e profissional. A Casa, de maneira geral, ganha muito com um profissional da envergadura de D’Eça. Não tenho dúvida que a missão de trabalhar a imagem dos vereadores e do Poder Legislativo Municipal será cumprida com o mesmo zelo e responsabilidade, características que o tornaram esse profissional que ele é “, afirmou Itamargarethe.

Djalma, que atuou no departamento durante as gestões dos vereadores Deco Soares, Chico Carvalho e Isaías Pereirinha, avaliou o encontrou e destacou a humildade em buscar experiência de alguns antecessores.

“Muito importante destacar a humildade de Marco, um dos maiores jornalistas da geração dele, em promover essa reunião. A capacidade de produção de texto é de conhecimento público e inquestionável, agora, os profissionais estão aqui reunidos com o fito propósito de ajudá-lo na árdua missão que nosso colega terá pela frente”, afirmou Djalma.

Marco D’Eça também avaliou o encontro e destacou que é gratificante poder contar com a experiência e conhecimento profissional de dois antecessores no cargo. “Além do apoio dos colegas que possuem a disponibilidade de nos ajudar, é muito importante poder contar com a experiência não só profissional, mas, também, de gestão de Djalma e Ita”, garantiu D’Eça.

O chefe da comunicação legislativa disse ainda que além de colocar o papo em dias, resolveu marcar o encontro para poder se aproximar, debater, ouvir e falar com os colegas.

“Defendo que só conseguiremos ter uma equipe forte com um trabalho desenvolvido a contento, além de profissionalismo, caso haja respeito e união, para isso, precisamos ter disponibilidade de aprender com o passado, pois lá podemos encontrar resposta para o sucesso futuro’, finalizou D’Eça.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima