Horas depois de ter anunciado a suspensão, por 14 dias, de eventos com participação de até 150 pessoas, como casamentos, aniversários, formaturas, batizados e outras festas de pequeno porte em todo o Maranhão, o governo Flávio Dino (PCdoB) recuou e revogou a medida, tomada para tentar conter a transmissão do novo coronavírus. O anúncio foi feito pouco depois das 19h, nas redes sociais, pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
De acordo com Lula, o governo voltou atrás após manifestações contrárias de representantes do segmento de eventos contra o ato da administração estadual. A alegação do setor foi de que a proibição das festas causaria grave prejuízo financeiro, não só às empresas, mas também a milhares de trabalhadores que sobrevivem dessa atividade económica, a exemplo de músicos, garcons, seguranças, donos de sonorizações, dentre outros.
“Dialogaremos com os envolvidos e o Ministério Público ao longo da semana para deliberar sobre o assunto”, informou o secretário de Saúde.