Violência sexual: COREN-MA pede providencias à OAB-MA, Comando da Polícia Militar e CRM-MA

O presidente do COREN-MA, enfermeiro José Carlos Júnior, assinou os ofícios destinados à OAB-MA, ao Comando Geral da PM e ao CRM-MA

A assessoria jurídica do COREN-MA redigiu ofícios destinados, na manhã desta terça-feira (12), à Organização dos Advogados do Brasil (OAB/MA), ao Comando da Polícia Militar e ao Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA). O objetivo é pedir que os respectivos órgãos tomem todas as medidas necessárias sobre o caso de violência sexual sofrida pela técnica de enfermagem, por um médico, no Hospital Genésio Rego, na Vila Palmeira. O presidente do COREN-MA, o enf. José Carlos Júnior, garantiu o acompanhamento do caso por parte do Conselho e garantiu total apoio à profissional de enfermagem violentada.

Registro da entrega do ofício no Comando da Polícia Militar pela conselheira Telciane Rios e a assessora executiva, a adv. Patrícia Barros. No mesmo dia visita protocolar a OAB para requerer providências sobre o caso do assédio sexual da técnica em enfermagem . Com as conselheiras, as enfermeiras Telciane Rios e Nelciane Pinheiro e o assessor jurídico, o adv. Frederico Carneiro.

GENÉSIO REGO

Na tarde de segunda-feira o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA), o enf. José Carlos Júnior, a tesoureira, a enf. Kelly Inaiane, e o assessor jurídico, Frederico Carneiro,  estiveram  no Hospital Dr. Genésio Rego, na Vila Palmeira,  local onde ocorreu o caso de violência sexual contra uma técnica de enfermagem por parte de um médico da equipe do ambulatório. “Vamos acompanhar o caso de perto para garantir que a profissional tenha toda assistência necessária. Queremos conversar com as equipes de enfermagem para mostrar o apoio que o COREN pode dar nestas situações”, destacou o presidente José Carlos Junior.

Durante a visita a comitiva do COREN-MA foi recebida pela diretora geral do Hospital, a Enf. Larissa Moraes, o diretor clínico, o médico Demian Borges, e a coordenadora de enfermagem, a enf. Jorgeane Oliveira. Segundo a equipe o médico havia iniciado os serviços a pouco mais de 30 dias. Após o ocorrido ele foi afastado dos trabalhos do hospital e de todos os hospitais do estado. “Não conseguimos imaginar uma situação dessa dentro de um hospital”, destacou a enfermeira Larissa Moraes. 

Por telefone o presidente o COREN-MA, enf. José Carlos Junior, fez contato com a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, a delegada Kazumi Tanaka, e com a delegada responsável pelo caso, Audifran Ribeiro, que garantiram toda a assistência à profissional violentada.  Em seguida, a equipe do COREN foi até a Secretaria de Segurança do Estado – Delegacia Regional, onde foi atendida pelo delegado Márcio Araújo, lá recebeu informações sobre o flagrante do médico. “Passaremos ao COREN-MA todas as informações necessárias no acompanhamento do caso. “, disse o delegado.   

O COREN-MA acompanhará de perto esse caso, se certificando que a profissional violentada sexualmente tenha toda a assistência jurídica e psicológica. A entidade também se coloca à disposição de todos os profissionais que se sentirem abusados moralmente ou sexualmente para orientação e apoio psicológico.

Wellington busca parceria para especialização acadêmica de servidores da Alema

Wellington em reunião com representantes da instituição de ensino superior privada

O deputado estadual Wellington do Curso intermediou importante reunião para abordar a possibilidade de parceria entre a Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) e a Faculdade Santa Terezinha/CEST. O objetivo foi tratar sobre um programa de especialização contando com a excelência e tradição acadêmicas da Universidade Mackenzie. Estiveram presentes o coordenador do curso de Mestrado Interinstitucional Cest – Mackenzie, Profº Drº Fernando Gomes, a coordenadora do curso de direito no Cest, Profª Ms. Glaucia Batalha , a assessora jurídica e vice-diretora do CEST, Maria da Conceição e, ainda, o Diretor Geral da ALEMA, Valney; diretora da Escola do Legislativo, Juliana, e diretor de Recursos Humanos., Eduardo.

Durante a reunião, o deputado Wellington defendeu a importância de sempre se incentivar o aperfeiçoamento dos servidores públicos, especialmente, por meio do ensino.

O parlamentar defendeu o aperfeiçoamento permanente dos servidores da Assembleia

“A partir do instante em que concedemos aos servidores públicos a oportunidade de se aprimorar, quem mais ganha com isso é a própria sociedade, que receberá um servidor ainda mais qualificado. Essa qualificação influencia, diretamente, na boa prestação de serviços. Recentemente, tivemos uma pós-graduação ofertada aos servidores em parceria com a UEMA. Acreditamos, portanto, que fomentar o ensino e facilitar o ingresso sempre será a melhor opção, razão pela qual agimos para que essa reunião fosse possível. Além disso, temos pautado no nosso mandato a defesa pela realização de concurso públicos, inclusive o da Assembleia Legislativa”, disse o deputado Wellington.

Hilton Gonçalo e Dr. Gonçalo participam de visita de Arthur Lira a São Luís

Hilton Gonçalo e Dr. Gonçalo participaram do diálogo do deputado federal Arthur Lira com o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, acompanhou, nesta terça-feira (12), ao lado do deputado federal Dr. Gonçalo, a comitiva do candidato a presidente da Câmara Federal Arthur Lira (PP).

O postulante a presidente da Câmara Federal visitou as sedes da Prefeitura de São Luís – Palácio La Ravardiere – e do Governo do Maranhão – Palácio dos Leões.

Arthur Lira dialogou com o prefeito Eduardo Braide e com o governador em exercício, Carlos Brandão.

Hilton Gonçalo destacou que é importante que os estados e municípios mantenham um diálogo aberto com os deputados federais, afinal, existe uma necessidade do país se unir em busca de melhorias para a nação.

Acompanhar a visita de Arthur Lira em São Luís foi o primeiro ato de Dr. Gonçalo após tomar posse como deputado federal na noite de segunda-feira (11).

Prefeito Eduardo Braide recebe visita do deputado federal Arthur Lira

Braide destacou necessidade de ter um presidente que coloque pautas importantes para o Brasil para serem discutidas na Câmara Federal

O prefeito Eduardo Braide recebeu, nesta terça-feira (12), o deputado federal Arthur Lira (PP-AL). O Maranhão é o primeiro estado do Nordeste a receber o parlamentar que é candidato à presidência da Câmara dos Deputados. Ele estava acompanhado de parlamentares da bancada maranhense e de outros estados que apoiam sua candidatura.

“Agradecemos a visita do deputado Arthur Lira e de toda a comitiva que vem com ele e que o apoia. Eu sei a necessidade de ter um presidente que coloque pautas importantes para o Brasil para serem discutidas na Câmara Federal. Fico feliz em ver todo esse grupo de parlamentares se colocar à disposição para ajudar não só o país, mas o Maranhão e a nossa querida São Luís”, disse o prefeito Eduardo Braide.

O prefeito de São Luís recebeu Arthur Lira e deputados federais da bancada maranhense que apoiam o candidato

Durante a reunião, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância da Câmara dos Deputados e disse que espera que agora se possa avançar em pautas importantes, a exemplo da reforma tributária. O prefeito também pediu apoio em uma pauta específica, de sua autoria quando era deputado federal, para que seja colocada na pauta da Câmara o mais breve possível: o projeto que cria o Estatuto da Pessoa com Câncer, no que teve sinalização positiva dos deputados presentes.

Eduardo Braide e Arthur Lira demonstraram clara afinidade de propostas

“Vamos priorizar as pautas municipalistas, dos estados e, principalmente, as que vão liberar o Brasil para o ano 2021. Precisamos lutar pela vacinação, que acreditamos que começa ainda agora em janeiro, ouvir os prefeitos, a exemplo do ex-companheiro da Câmara e hoje prefeito de São Luís, Eduardo Braide”, finalizou o deputado.

PF cumpre três mandados em São Luís na 79ª fase da Operação Lava Jato

Nesta fase, as investigações estão concentradas em esquema de compra de obras de artes para lavagem de capitais oriundas de pagamentos de propinas

Viaturas da Polícia Federal em diligência para cumprir mandados de mais uma fase da Operação Lava Jato

CURITIBA – A Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, deflagrou na manhã de hoje (12/01) a 79ª Fase da Operação Lava Jato, denominada “VERNISSAGE”.

Cerca de 70 policiais federais e 10 auditores da Receita Federal cumprem 11 mandados de Busca e Apreensão, em Brasília/DF (2), São Luís/MA (3), Angra dos Reis/RJ (1), Rio de Janeiro/RJ (3) e em São Paulo/SP (2). Os mandados judiciais foram expedidos pela 13ª Vara Federal em Curitiba/PR.

Durante as investigações da Operação Lava Jato, foi identificada uma Organização Criminosa voltada a fraudar o caráter competitivo das licitações, mediante o pagamento de propina a altos executivos da Petrobras, bem como a outras empresas a ela relacionadas, como a Transpetro. O então diretor da Transpetro, no período de 2003 a 2014, seria indicação política no esquema criminoso que dividia os altos cargos da Petrobras e subsidiárias.

Suspeita-se que os contratos celebrados pela Transpetro com algumas empresas teriam gerado, entre os anos de 2008 e 2014, o pagamento de mais de R$12 milhões em propinas pagos a este grupo criminoso. Após o recebimento desses valores, muitas vezes pagos em espécie, eram realizadas várias operações de lavagem de capitais para ocultar e dissimular sua origem ilícita, especialmente, através da aquisição de obras de arte e transações imobiliárias.

No caso das obras de arte, tais operações consistiam na aquisição de peças de valor expressivo com a realização de pagamento de quantias ‘por fora’, de modo que não ficassem registrados os reais valores das obras negociadas. Neste caso, tanto o comprador, quanto o vendedor emitiam notas fiscais e recibos, mas declaravam à Receita Federal valores flagrantemente menores do que aqueles efetivamente praticados nas transações.

Valores inferiores

Entre valores declarados ao Fisco e os de mercado, praticados nos leilões em Galeria de Arte, verificaram-se diferenças de 167% a 529%. Em operação anterior, na residência de um dos investigados, foram encontradas obras de arte que apresentavam variações significativas entre o preço de aquisição declarado e o valor de mercado, em patamares de até 1.300%.

Nesta fase, são investigados crimes de corrupção, fraudes licitatórias, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

CDL SLZ e ACM-MA divulgam resultado da campanha “Natal Show de Prêmios”

O sorteio final da campanha Natal Show de Prêmios 2020foi realizado pela CDLZ SLZ e ACM-MA premiando contemplados com cinco TV´s de 50`e um carro 0 KM
 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís e Associação Comercial do Maranhão realizaram nesta sexta-feira (08.01) o sorteio da campanha “Natal Show de Prêmios 2020”, realizada em dezembro do ano passado. A promoção foi válida em toda a grande Ilha de São Luís para clientes que fizeram compras em mais de 400 estabelecimentos credenciados ao Natal Show de Prêmios 2020.

O sorteio foi realizado na sede da CDL São Luís, e contou com a participação dos presidentes das duas entidades e da auditora da Rede Fabiana Guimarães. No total, um milhão de cupons estavam concorrendo a um automóvel Fiat Argo 0KM e cinco TVs de 50 polegadas.

O presidente da CDL São Luís Fábio Ribeiro destacou a grande capilaridade da campanha que teve a participação de empresas de diversos portes: “Foi muito grande a adesão das empresas ao Natal Show de Prêmios 2020,  pelos diferenciais que a promoção ofereceu,  motivando a decisão de compra do consumidor para os estabelecimentos credenciados”, disse Ribeiro.

Para o presidente da Associação Comercial do Maranhão Cristiano Fernandes a realização da campanha foi fundamental para alavancar as vendas em dezembro passado: “Tivemos um ano atípico em decorrência da pandemia, com queda na movimentação do comércio; por isso, decidimos realizar o Natal Show de Prêmios 2020, fomentando o incremento nas vendas natalinas”, afirmou Fernandes.

Milhares de consumidores concorreram aos prêmios da campanha, realizada para estimular as compras de fim de ano

Os contemplados com as cinco TVs de 50 polegadas foram: Frederico Carneiro Fonteneles, Rivando de Oliveira Silva, Antônio Rodrigues dos Santos, Vera Lúcia Silva Santos e Jaciane Alves Barbosa. O automóvel Fiat Argo 0KM saiu para a consumidora Amanda Maciel Castro.

A campanha Natal Show de Prêmios aconteceu de 1º a 30 de dezembro de 2020, e teve o patrocínio da Rede, Rede Pop e apoio do Mastercard, grupo Saga, Novo Mundo, BNB e Fecomércio/MA.

No interior do Maranhão, povo boicota compra de carne bovina para pressionar queda de preço

Cidadãos de diversos municípios do interior do Maranhão se uniram em um movimento, com divulgação maciça nas redes sociais, para pressionar a queda do preço da carne bovina, que em algumas regiões já se aproxima de R$ 40,00 (sem osso) e R$ 30,00 (com osso).

Entre as cidades onde o movimento foi deflagrado estão São João Batista, Penalva, Matinha e Viana, na Baixada Maranhense; Vitória do Mearim, Arari e São Mateus.

Boicote

A orientação do movimento é para que os consumidores deixem de comprar a carne vermelha, a fim de forçar a redução dos preços. “Não compre carne! Preço abusivo! Quem manda no mercado é o consumidor”, diz uma mensagem disseminada por um dos grupos que participam da mobilização.

Em meio à crescente pressão pela queda de preço da carne vermelha, já há, pelo menos, um caso bem sucedido, registrado em Matinha, onde o povo passou quatro dias sem comprar o produto, levando à queda do valor final de revenda de R$ 24,00 para R$ 18,00 (com osso).

Abaixo, mensagem propagada por apoiadores do movimento em Penalva com o intuito de conquistar mais adesões:

ATENÇÃO, PENALVA-MA!!!. Está surgindo um movimento em grupos de Whatsap, nas cidades de PENALVA-MA, Vitória do Mearim, Arari e Viana, para baixar o preço da carne de gado. Em Matinha a população passou mais de 4 dias sem comprar carne de gado e o resultado foi  que a carne baixou de 24 para 18 reais.

EM PENALVA, MARANHÃO , a partir do dia 12 /01/ 2021 a população deixará de comprar carne. PENALVA tem que aderir a esse movimento nem que seja por um mês.

CONTAMOS COM VOCÊ, PAI e MÃE DE FAMÍLIA. A partir de segunda-feira 11, não compre carne de gado.
COLOQUE NOS OUTROS GRUPOS E NÃO VAMOS COMPRA CARNE ATÉ BAIXAR O PREÇO. PENALVA ADERIU À IDEIA.

Octávio Soeiro destaca projetos do Executivo aprovados na Câmara

Octávio Soeiro destacou impacto positivo dos projetos aprovados para São Luís (Foto: Jailson Pereira)

O vereador Octávio Soeiro (Podemos), destacou nesta segunda-feira (11), a importância em aprovar importantes Projetos de Lei encaminhado pelo Executivo Municipal à Câmara.

“Notícia boa, minha gente. Em sessão, ainda pouco, na Câmara, votamos três projetos significativos, que muito impactará a cidade. Propostas essas que vieram do Executivo municipal”, disse.

As matéria que foram apreciadas, discutidas e deliberadas pelo colegiado de vereadores propunham a criação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a Subprefeitura da Zona Rural, além do benefício da isenção do alvará de licenciamento para as pequenas empresas.

O parlamentar ainda pontuou os benefícios dessas propostas para o avanço da capital.

“Com essas novas conquistas, a cidade fortalece o setor de políticas públicas e o segmento econômico na capital maranhense. Nosso compromisso será esse, de sempre votar e debater os benefícios que contribuem constantemente, com o avanço de São Luís”, sublinhou o podemista.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima