A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica determinou que a bandeira tarifária para o mês de janeiro será amarela. O que trará uma economia para os consumidores, já que em dezembro estava em vigor a bandeira vermelha – patamar 2. Com isso, as contas de energia ficarão mais baratas no primeiro mês de 2021, com custo de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
A Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou também que a justificativa para a mudança da bandeira foi a melhoria nas condições de geração de energia elétrica no país. Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica, principalmente nos momentos mais críticos dessa geração de energia.
Por causa da pandemia da Covid-19, as bandeiras tarifárias foram suspensas em 2020. No entanto, com a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia a diretoria da agência reativou a sistemática de acionamento das Bandeiras Tarifárias, aplicando a bandeira vermelha patamar 2 no mês de dezembro do ano passado.