O deputado estadual Wellington do Curso se reuniu, na última terça-feira (26), com o prefeito de Raposa, Eudes Barros. O objetivo da reunião foi discutir ações que possam dar melhor qualidade de vida às pessoas, potencializar o turismo e gerais mais empregos e renda pada a população.
Na ocasião, o deputado Wellington discutiu sobre ações para efetivar melhorias na educação, saúde, infraestrutura, segurança e, ainda, turismo e geração de emprego e renda.
“Agradeço a cada maranhense que vive na Raposa e confia em nosso trabalho. Agradeço, também, ao prefeito pela receptividade. Seguimos à disposição. É por isso que estamos aqui para identificar as principais demandas e auxiliar, como for possível, em pontos essenciais, a exemplo da educação, saúde, turismo e geração de emprego e renda. Sempre ajudei o município da Raposa. E nessa visita ao prefeito eu vim reafirmar o meu compromisso e trabalho em defesa do município e da sua população. ”, disse o professor e deputado Wellington do Curso.
Gisele Menezes, que dirige a APCEF-MA, alerta para a necessidade urgente de um concurso público para preencher os postos de trabalho a serem criados
A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal no Maranhão (APCEF-MA) considerou boa a ideia do governo Bolsonaro de abrir novas agências do banco público em 16 municípios do estado.
Por outro lado, a presidente da entidade, Gisele Menezes, faz uma importante ressalva: a instituição financeira não dispõe de empregados suficientes para trabalhar nas novas unidades bancárias.
Segundo ela, a expansão da Caixa torna ainda mais necessária a realização de um concurso público para contratação de mais servidores, antiga bandeira de luta da categoria.
Fonte: Coluna Estado Maior (Jornal O Estado do Maranhão)
Na BR 230, km 503, entre Riachão/MA e Carolina/MA, no início da madrugada de domingo (31), ocorreu uma interdição parcial da BR-230, sem engarrafamento, em virtude da queda sobre a rodovia de 10 árvores após forte chuva na região.
Uma equipe PRF foi até o local e constatou o problema e as dificuldades para a retirada das árvores do leito estrada.
Os policiais fizeram a sinalização, retiraram uma árvore e acionaram uma equipe dos Bombeiros de Balsas para a retirada das outras nove árvores.
“As universidades, mesmo sem investimento na ciência, conseguem inovar e dar a sua contribuição. Não tenho a menor dúvida de que esse é um projeto de sucesso”, declarou o reitor Natalino Salgado durante a live sobre o lançamento do Programa de Mobilidade Virtual em Rede das Instituições Federais de Ensino Superior (Promover – IFES), realizada nesta sexta-feira, 29.
A transmissão, feita pelo canal da UFG no Youtube, teve a participação dos reitores das Universidades Federais de Goiás (UFG), Edward Madureira, do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo, e Sul da Bahia (UFSB), Joana Guimarães, que aderiram ao programa, bem como das pró-reitoras de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra, e UFG, Jaqueline Civardi, no qual discutiram a ideia do projeto e esclareceram dúvidas sobre o projeto, inclusive para aqueles que estavam interagindo por meio do chat do YouTube.
O programa, direcionado aos estudantes de graduação, possibilita a mobilidade virtual entre as instituições da rede para cursar disciplinas ou componentes curriculares nos cursos de graduação das quatro instituições de ensino superior participantes do Promover. Com a ação, as universidades apresentaram um projeto piloto que visa facilitar o processo de mobilidade acadêmica, permitindo uma maior integração do sistema de ensino superior e o fortalecimento da Rede e do sistema federal de educação superior.
Na ocasião, o reitor Natalino Salgado lembrou que as inovações tecnológicas educacionais pelas quais as universidades tiveram que passar por conta da pandemia da covid-19, de certa forma, contribuíram para o desenvolvimento do projeto. “Esse momento de dificuldade demonstra a capacidade e criatividade da nossa universidade para atender a expansão do conhecimento e com qualidade, estabelecendo um processo de união entre as universidades diante dessa situação. A criação desse projeto, que nasceu em pouco tempo, e está sendo lançado hoje, mostra fatos ressaltados, como o quesito da integração e a questão da inovação em relação a esse projeto piloto e ele abre novos horizontes para os nossos alunos buscarem conhecimentos”, enfatizou.
O reitor da FURG, Danilo Giroldo, destacou a importância do projeto. “Nós temos a possibilidade de promover, por meio da mobilidade, um diálogo inter-regional e intercultural de altíssima qualidade e relevância para formação dos nossos estudantes e para qualificação do nosso ensino. A universidade não promove simplesmente a formação acadêmica, na verdade, a formação acadêmica é muito potencializada pela formação social, cultural, política, que a vivência universitária traz aos nossos estudantes”, afirmou Giroldo.
Matrículas
O aluno interessado pode se matricular em até três disciplinas simultaneamente nas quatro universidades, seguindo as regras dispostas no edital. Inicialmente, o programa oferece 340 disciplinas nas quatro universidades que aderiram ao programa e há 2.130 vagas disponíveis. A inscrição deve ser realizada por meio de um formulário on-line.
Os cantores e compositores Betto Pereira e Zeca Baleiro lançaram nessa sexta-feira (29) o videoclipe da música “Maldito amor”, uma parceria de Betto e Félix Alberto. O clipe, que tem direção de Vicente Simão Jr., já está disponível para acesso nas redes sociais.
Segundo os autores da música, “Maldito Amor” é um reggaeton com tempero regional e muita influência caribenha. Além de Betto Pereira e Zeca Baleiro na interpretação da música, o videoclipe conta com a participação de algumas dezenas de artistas, como a cantora Alcione, Glad Azevedo, Beto Ehong, Rommel Ribeiro, Millena Mendonça, Joemílio Farias, Fauzi Beydoun, Flávia Bittencourt, os grupos de dança Expressar e GDAM, a atriz e comediante Dadá Coelho e o DJ Ademar Danilo.
O videoclipe mistura o ritmo sensual de homens e mulheres do Maranhão, as fortes cores tropicais e belos cenários do Centro Histórico de São Luís, além de imagens de praias e por do sol.
Idealizado pela Fábrika e com roteiro de Vicente Simão Jr. e Félix Alberto, o vídeo de pouco mais de cinco minutos e contou com a produção de Juliana Hadad e coreografia de Laízze e Dennis Adam, da academia Expressar, e Chrstyano Rubi, do Grupo GDAM.
A música “Maldito Amor” já está disponível em todas as plataformas digitais. “Além da sensualidade que há no ritmo, nas pessoas envolvidas em todas as cenas, o videoclipe revela a beleza da nossa cidade e da nossa gente”, diz Félix Alberto.
O SAAE Caxias informa que as Estações de Tratamento de Água, localizadas nos bairros Ponte e Volta Redonda, já voltaram a funcionar. A interrupção no abastecimento de água, em diversos bairros de Caxias, foi provocada pela queda de dois postes, na tarde dessa sexta-feira (29), afetando o funcionamento da rede de energia elétrica de média tensão, que alimenta as estações. A Equatorial Energia, somente por volta das 10h45 deste sábado (30), corrigiu o problema.
As equipes de plantão do SAAE Caxias estão atuando para que o fornecimento de água seja normalizado o quanto antes. A rede será pressurizada e o abastecimento, gradativamente, normalizado, começando pelos bairros localizados nas partes mais baixas da cidade e, por último, nas partes mais altas.
Os bairros afetados pela interrupção no abastecimento de água são: Pampulha, Volta Redonda, Cangalheiro, Vila Alecrim, Vila Lobão, Hélio Queiroz, Castelo Branco, Nova Caxias, Cohab, Bela Vista, João Viana, Refinaria, Centro, Seriema, São Pedro, Vila São José, São Francisco, Dinir Silva e Baixinha. Além dos bairros Campo de Belém, Salobro, Pirajá, Trezidela, Ponte, Caldeirões e Tamarineiro.
A 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar emitiu, nesta quinta-feira, 28, uma Recomendação que trata da realização de festas, shows e outros eventos com aglomeração de pessoas no município. O documento, assinado pela promotora de justiça Gabriela Brandão da Costa Tavernard, foi encaminhado à prefeita Maria Paula Azevedo Desterro e aos delegados da Delegacia Especial do Maiobão e Delegacia Especial de Paço do Lumiar.
À Prefeitura de Paço do Lumiar, foi recomendado o cancelamento de qualquer evento, público ou privado, com previsão de grande aglomeração de pessoas. Para isso, devem ser cancelados alvarás já concedidos para festas, shows e eventos similares.
O Município não deverá emitir novos alvarás enquanto perdurar a classificação da Covid-19 como pandemia e nem promover, direta ou indiretamente, festas carnavalescas em 2021.
Revogação de licenças
Para a Polícia Civil foi recomendada a revogação de licenças eventualmente já expedidas para festas, shows e outros eventos com previsão de grande aglomeração de pessoas, impedindo a sua realização com uso da força pública em caso de desobediência.
Também não devem ser expedidas novas licenças enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus.
Tanto a Prefeitura de Paço do Lumiar quanto a Polícia Civil deverão encaminhar, em cinco dias, documentos comprobatórios das ações realizadas para cumprimento da Recomendação.
A TVN alerta seus clientes sobre uma mensagem falsa que está sendo enviada via WhatsApp e SMS em nome da operadora, solicitando dados de cadastro e a confirmação do número do telefone.
A orientação da TVN é desconsiderar e não responder e nem fornecer nenhum dado. Ficamos à disposição para qualquer esclarecimento nos nossos canais de atendimento: 3199 7272 (telefone) e 3197 7171 (Whatsapp).
O vereador Dudu Diniz (Cidadania) apresentou um projeto de lei na Câmara de São José de Ribamar que disponibiliza a vacinação em casa de pessoas que possuem comorbidades, em especial, às vítimas da COVID-19. O parlamentar justificou o projeto.
“Quanto mais humanizarmos o atendimento e tornamos ele personalizado, levando em consideração cada pessoa e suas necessidades, estaremos melhorando nossa rede de saúde e priorizando as vidas daqueles que precisam da nossa atenção”, disse.
Nas redes sociais do parlamentar, a aprovação foi maciça. “Parabéns, Dudu. Eu sabia que não iria nos decepcionar. Esse projeto de lei é muito importante para o nosso município. Esperamos agora que todos os vereadores aprovem essa importante PL”, disse um internauta.
O projeto foi tão bem elaborado no âmbito municipal, teve internauta que pediu que seja levado no âmbito estadual.
“Show de bola esse projeto de Lei. Seria interessante se ele fosse expandido no âmbito estadual. Parabéns, você é diferenciado”, disse.
A PL será colocada em votação e, após aprovado, será encaminhado ao Executivo Municipal, para a devida sansão do prefeito.
O deputado estadual Wellington do Curso oficiou, na última quarta-feira (27), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para que esclarecesse os motivos que levaram ao fechamento de 736 leitos destinados aos pacientes com novo coronavírus. Ao justificar o ofício, o deputado Wellington alertou ao Governo do estado sobre a importância de se agir preventivamente. Como consequência, após o pronunciamento do deputado Wellington, o governador Flávio Dino anunciou a reabertura de leitos exclusivos para os pacientes com coronavírus.
Ao destacar a medida, o deputado Wellington ressaltou que quem ganha com a ação é a população, já que a maior disponibilização de leitos é essencial para garantir um bom atendimento.
“Na quarta-feira, oficiei o Governador Flávio Dino para que esclarecesse os motivos que levaram ao fechamento de mais de 700 leitos destinados aos pacientes com coronavírus no Maranhão. Alertei para a necessidade de se atuar preventivamente, colocando sempre os leitos à disposição de quem precisa. Após o nosso ofício, o governador se pronunciou garantindo a reabertura de leitos exclusivos a esses pacientes. Esse é o nosso trabalho: fiscalizar sempre para que haja a adoção de medidas que, de fato, beneficiem a população. Vai ter a reabertura de mais leitos, no entanto ainda não explicou os motivos pelos quais fechou 736 leitos de junho se 2020 a até a presente data. Aguardamos os esclarecimentos. Ou será preciso acionar a justiça pela falta de transparência? Vamos continuar fiscalizando!” destacou o deputado Wellington.