Vereador Cézar Bombeiro convida comunidade para o projeto “Tendas Culturais e Literárias” neste sábado, na Liberdade

O vereador Cézar Bombeiro (PSD) convida a comunidade a participar do projeto “Todas Culturais e Literáriaa nas Praças de São Luís/MA”, neste sábado, das 8h às 12h, na Praça do Viva Liberdade.

A iniciativa é da Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social do Bairro Liberdade (Adecres), por meio da Biblioteca Comunitária do Bairro Liberdade, e conta com o apoio da Biblioteca Municipal de São Luís.

A programação terá apresentações de teatro, música, literatura, resgate cultural afro, brindes, lanches e muito mais.

O apoio cultural é do vereador Cézar Bombeiro.

Histórico de trairagens torna inviável eleição de Fernando Muniz a mais um mandato de presidente da Câmara de Paço do Lumiar

Fernando Muniz desta vez não terá vida fácil na disputa da presidência da Câmara Municipal de Paço do Lumiar

Após conquistar a reeleição, no último dia 15 de novembro, o vereador de Paço do Lumiar Fernando Muniz já manobra nos bastidores para renovar também o mandato como presidente da Câmara Municipal. Alçado ao comando do Legislativo luminense pela via judicial, Muniz agora tenta convencer os colegas de parlamento de que merece continuar no cargo por decisão do plenário, mas enfrenta forte resistência, em razão do seu histórico de trairagens na política local.

Especialista em apunhalar aliados pelas costas, Fernando Muniz é dono de extensa folha corrida quando o assunto é traição. Que o digam os últimos prefeitos que lhe deram guarida e depois foram atraiçoados sem piedade.

Um deles foi Josemar Sobreiro, que abrigou Muniz em sua gestão, após o mesmo ter sido derrotado nas urnas em 2012. Contemplado com o cargo de secretário municipal de Cultura, o então ex-vereador não apoiou a reeleição do chefe, se bandeamento na campanha para o palanque do adversário Gilberto Aroso, sem agregar valor algum, já que o mesmo perdeu.

A trairagem de Fernando Muniz continuou na administração de Domingos Dutra, eleito em 2016. Antes do afastamento do Futi por graves problemas de saúde, foram muitas as tentativas do presidente da Câmara de cassá-lo, mesmo declarando apoio ao então chefe do Executivo municipal. Enquanto, publicamente, fingia ser aliado do prefeito, por trás, lançava mão dos seus métodos sorrateiros para tentar arrancá-lo da cadeira.

Na sequência, veio Paula Azevedo, que também foi alvo das artimanhas de Muniz. Após se passar por aliado, mudou para o lado do candidato Fred Campos, deixando a prefeita e seu grupo estarrecidos, pois ainda teve a ousadia de tentar unir forças políticas para cassá-la, sem sucesso. Se o plano de derrubar Paula não deu certo, pelo menos o vereador conquistou a reeleição, apesar da aliança com o derrotado Fred.

Tendo a traição como uma espécie de vício, Fernando Muniz agora investe pesado para continuar presidindo a Câmara Municipal. Após tomar na Justiça o mandato do ex-presidente Marinho do Paço, não reeleito no último pleito, ele busca o apoio dos colegas para se manter à frente do Poder Legislativo em Paço do Lumiar.

No entanto, o cenário parece mais complicado desta vez, pois falta credibilidade a Muniz, após sucessivas traições, algumas delas escancaradas. Nem mesmo as promessas de agraciar os colegas de parlamento com melhor tratamento têm surtido efeito.

O mais recente ato a reforçar a desconfiança no presidente foi a demissão de todos os assessores dos demais vereadores. A canetada cruel só não atingiu a equipe do próprio Muniz, mantida com todas benesses da Casa.

Apesar do conduta política desabonadora, que o tornou uma figura inconfiável, Fernando Muniz ainda tem a audácia de pleitear novamente a presidência da Câmara. Haja cinismo!

Othelino discute experiências exitosas na Educação com ex-prefeito de Sobral

Othelino e Veveu Arruda discutiram projeto para combater o analfabetismo no Maranhão

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto recebeu, nesta quinta-feira (10), o ex-prefeito da cidade de Sobral (CE), Veveu Arruda, para discutir a implantação de um projeto educacional para enfrentar o analfabetismo no Maranhão. A experiência exitosa no Estado do Ceará poderá ser trazida para o Maranhão. 

“Veveu nos trouxe experiências executadas de forma marcante na rede municipal de ensino, que influenciaram positivamente os indicadores educacionais no Ceará. Ainda este ano, encaminharemos um projeto de lei baseado nestas experiências exitosas, que irá estimular os municípios maranhenses a alfabetizarem na idade certa e contribuir para que as crianças tenham um melhor aproveitamento, o que refletirá também na elevação dos nossos indicadores educacionais”, pontuou Othelino Neto.

O programa educacional da Fundação Lemos em parceria com o Instituto Natura, implantado em Sobral, na gestão de Veveu Arruda, garantiu que o município saltasse da 55ª posição, em 2009, para a primeira posição, em 2019, no Índice da Educação Básica (IDEB). Entre as estratégias adotadas para alcançar esse resultado estão a oferta de material didático, a capacitação de educadores e o monitoramento das metodologias educacionais.

“Para alcançarmos estas metas, é importante o envolvimento de todos: Executivo, o Legislativo e outras organizações da sociedade civil, para romper com o analfabetismo brasileiro, ainda presente no Maranhão”, ressaltou.

Presente na reunião, o secretário de estado da Educação, Felipe Camarão, disse que a ação pode ser mais uma ferramenta para melhorar os índices educacionais no Estado.

“O programa é uma experiência que tem estimulado a alfabetização das crianças e que permanecerá por gerações. Nossa intenção de trazer a ideia para o Maranhão é criar um estímulo às Secretarias, no sentido de priorizar a alfabetização na idade certa”, destacou.

Também participaram do encontro o subsecretário estadual de Educação no Maranhão, Danilo Moreira, o diretor geral da Mesa Diretora da Assembleia, Bráulio Martins, e o procurador geral da Alema, Tarcísio Araújo.

Deputado Wellington exige que Flávio Dino esclareça caso de viatura clonada e usada pela PM do Maranhão

Viatura clonada usada pela Polícia Militar do Maranhão em diligências

O deputado estadual Wellington do Curso se pronunciou, na manhã dessa quinta-feira n(10), quanto ao uso de viatura clonada por parte da Polícia Militar no Maranhão – PMMA. A denúncia partiu do proprietário do veículo, Luciano do Vale Oliveira, que revelou que uma S10, de placa OUD3158, foi clonada e estava sendo usada pela PMMA.

A informação foi confirmada pela Delegacia de Polícia Interestadual de Teresina (PI), razão pela qual o deputado Wellington exigiu que o Governo do Estado esclarecesse a situação.

Irregularidade foi confirmada pela Delegacia de Polícia Interestadual de Teresina, capital do Piauí

“A denúncia foi feita pelo proprietário do veículo e comprovada pela própria Delegacia de Polícia Interestadual. No Auto de Vistoria/Clonagem, realizado na S10 em 08 de outubro, não foram encontrados vestígios de adulteração na numeração do chassi e do motor da camionete, ou seja, o veículo do proprietário está legal. O veículo com a placa clonada, e ilegal, é uma viatura da Polícia Militar do 4º BPM de Balsas, no Sul do Maranhão. Oficiamos a Secretaria de Segurança Pública para que preste os devidos esclarecimentos!”, disse Wellington do Curso.

Abaixo, cópia do ofício:

CDL pede volta do horário de funcionamento habitual de funcionamento do comércio em São Luís

CDL argumenta que volta ao horário normal de funcionamento do comércio evitaria aglomerações no final do ano

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) encaminhou ofício à Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) solicitando ao governo estadual o retorno do horário habitual de início do funcionamento do comércio de rua da capital maranhense, às 8h. A entidade argumenta que o movimento de consumidores nos centros comerciais aumenta no final do ano, e a ampliação do horário é uma medida necessária para minimizar o risco de aglomerações.

O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, diz que a Portaria Nº 34/2020, da Casa Civil, definiu o horário de 9h para o início das atividades das lojas de rua, mas a decisão precisa ser revista.  “Desde o início do mês já temos incremento na movimentação do comércio, com aumento no volume de pessoas nos centros comerciais, e temos que continuar evitando a disseminação da Covid-19; por isso, é importante disponibilizar mais tempo de lojas abertas para os consumidores fazerem suas compras de forma mais segura”, explica. Os estabelecimentos de shopping centers já foram autorizados a funcionar no horário anterior à pandemia.

Rua Grande registra fluxo intenso de consumidores no período natalino, o que é perigoso em tempos de pandemia do novo coronavírus

A preocupação da CDL com o combate ao coronavírus levou a entidade a realizar uma campanha de sensibilização sobre as condutas de prevenção que devem ser seguidas na temporada de compras natalinas. A Câmara de Dirigentes Lojistas produziu peças informativas e utilizou suas redes sociais para orientar seus associados, enfatizando não somente as medidas dos protocolos sanitários estadual, mas também em questões específicas, como decoração natalina.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima