Deputado Wellington solicita que UEMA reabra as inscrições do vestibular em virtude da Covid-19

O deputado estadual Wellington do Curso oficiou o reitor da Universidade Estadual do Maranhão para solicitar que aprecie a possibilidade de reabrir o prazo de inscrição para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2021. A solicitação se fundamenta em virtude da pandemia que implicou diretamente na vida financeira de muitos maranhenses, o que pode ter impedido a efetivação do pagamento da taxa de inscrição.
Ao justificar a solicitação, o deputado Wellington frisou, ainda, ser o primeiro ano em que a UEMA não prorrogou o prazo de inscrições e mencionou que tal medida não causaria ônus algum à instituição.
“Os meses de março a novembro do atual ano foram marcados por incerteza e fatores que impactaram diretamente o orçamento de muitas famílias maranhenses. Por
conta disso, inúmeros candidatos deixaram de efetuar a inscrição no vestibular da UEMA, seja em virtude da inexistência de perspectivas futuras ou da impossibilidade de efetuar o pagamento da taxa requerida. Nesse contexto, a reabertura das inscrições proporcionará aos estudantes maranhenses uma segunda possibilidade. Salienta-se que não haverá ônus algum à Instituição e, tampouco, impactará o cronograma já estabelecido. Em anos anteriores, a UEMA costumava prorrogar o prazo de inscrição, algo que não ocorreu desse vez. Em contato telefônico, fui prontamente atendido pelo reitor, Dr Gustavo, que ouviu inicialmente as argumentações do pedido. Após isso, encaminhamos de forma oficial por meio da Assembleia Legislativa, essa solicitação de centenas de estudantes maranhenses e aguardamos que a Universidade adote a melhor providência possível”, disse Wellington do Curso.
A solicitação feita pelo deputado Wellington tem precedentes em outros estados, a exemplo do Ceará, em que a Universidade Estadual anunciou a reabertura do período de inscrição, exatamente por levar em consideração o interesse público e a razoabilidade.
Comentários