Prefeitura de Caxias conclui manutenção de respiradores em parceria com Fiema/Senai

Equipe de técnicos que trabalhou na manutenção dos respiradores

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou, na última quarta-feira (25), os trabalhos de manutenção de 13 respiradores e dois monitores multiparâmetro da rede municipal de saúde. A ação foi uma iniciativa da secretaria em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A Alumar, a Cimento Bravo e a Montisol Metalurgia foram as patrocinadoras do serviço, que teve custo zero para a Prefeitura.

Monitor multiparâmetro recuperado em perfeito funcionamento, pronto para uso em unidade de saúde

Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins de Sousa, a cidade foi contemplada de forma quase exclusiva por esta ação. “O sistema Fiema/Senai deu uma prioridade para Caxias, até porque Caxias é que se manifestou procurando a instituição. Os patrocinadores não mediram esforços para atender o município. É um quantitativo significativo que impacta positivamente no funcionamento do nosso sistema de atendimento aos casos de covid-19”, destacou.

Equipamentos que passaram por reparo devidamente preparados para instalação

Para o secretário, a parceria atendeu plenamente as expectativas. “Estamos muito satisfeitos. Queremos, em nome do município de Caxias e do prefeito Fábio Gentil, agradecer à Fiema e ao Senai, com todo o seu corpo técnico, que se dedicou na recuperação desses equipamentos. As pessoas de Caxias poderão usufruir desse suporte tecnológico”, agradeceu.

Grupo liderado por Hilton Gonçalo sai fortalecido das eleições municipais

Prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, se reelegeu e ajudou aliados a vencer nas urnas

O grupo Gonçalo, liderado pelo prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, obteve um importante resultado eleitoral na disputa desse ano. Além de ser reeleito, o gestor santarritense ajudou a reeleger Fernanda Gonçalo em Bacabeira, assim como Edílson da Alvorada, em Palmeirândia, Coroba em Itapecuru-Mirim, e esteve diretamente ligado à expressiva vitória de Eduardo Braide em São Luís.

A prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo e o deputado federal suplente Dr Gonçalo também foram fundamentais em vitórias na região do sertão maranhense. Em Pastos Bons, Enoque Mota saiu vitorioso; Júnior do Posto em São Domingos do Azeitão; Daniel Castro em Nova Iorque e Domingas Cabral em Mirador.

O deputado estadual Ariston Gonçalo também atuou fortemente em Santa Rita, Bacabeira, Rosário, Axixá e demais cidade do Itapecuru-Mirim, ajudando a eleger vereadores que receberam o apoio do Grupo Gonçalo.

Com esses expressivos resultados obtidos, o Grupo Gonçalo agora já se organiza para a disputa eleitoral de 2022, onde deve buscar uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, assim como participar da disputa majoritária.

Em São Luís, Hilton Gonçalo que possui grande experiência em gestão pública, deve colaborar com a administração de Eduardo Braide, assim como também atuar como parceiro das demais prefeituras.

Todos esses fatos deixam claro que o Grupo Gonçalo sai mais fortalecido da disputa eleitoral de 2020.

Universidade Ceuma fará ciclo de webnários gratuitos para garantir maior empregabilidade a formandos e egressos da instituição

O pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Ceuma, Fabrício Brito, destaca o empenho da instituição em aumentar a empregabilidade dos seus formandos e egressos

A Universidade Ceuma promove, neste mês de dezembro, um ciclo de webnários gratuitos para garantir maior empregabilidade em meio à acirrada competitividade nas diversas carreiras profissionais. As atividades fazem parte dos programas de especialização, mestrado e doutorado da instituição de ensino superior.

O pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Ceuma, Fabrício Brito, destaca que os webnários terão temas focados em conhecimentos que ajudarão egressos e acadêmicos da instituição a aumentar sua capacidade de ingresso no mercado de trabalho neste momento altamente competitivo na maioria das profissões.

O ciclo de webnários é voltado a graduados e formandos das áreas de Saúde, Administração, Engenharia, Direito e outras. Um dos temas que serão trabalhados diz respeito aos aspectos da gestão e legislação em saúde pública.

O mestrado em Gestão de Programas e Processos em Gestão de Saúde Pública preparou um webnário que abordará aspectos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase nos processos de aprendizagem que integram as esferas estaduais e municipais.

Outro webnário terá como tema a Judicialização da Saúde e interessará tanto a alunos e graduados da área de Direito, quanto aos da própria área de Saúde. “A Pós-Graduação Ceuma está empenhada em oferecer conhecimentos que ajudarão a aumentar a empregabilidade dos seus formandos e egressos”, enfatiza o pró-reitor Fabrício Brito.

Mais informações no site http://www.ceuma.br.

Herança maldita de Edivaldo para Braide?

Carro caiu no bueiro na noite de domingo quando trafegava na rua destruída

Faltando exatamente um mês para tomar posse, o prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), já pode ir se preparando para resolver uma grave pendência da atual gestão na área de infraestrutura. A herança maldita deixada pelo antecessor, Edivaldo Holanda Jr. (PDT), refere-se a uma obra abandonada que vem atormentando a vida de moradores da Rua Santo Antônio e arredores, no bairro Jardim São Cristóvão I.

O transtorno, que dificilmente será sanado pelo prefeito em final de mandato, começou em outubro, depois que uma construtora contratada pela administração municipal para executar uma obra de drenagem e pavimentação na região, abandonou o serviço alegando ter sofrido calote. Com a interrupção do serviço, a camada asfáltica removida não foi refeita e as galerias ficaram abertas. Resultado: risco e prejuízo à mobilidade dos moradores, que ficaram com seus carros presos nas garagens porque a via ficou intrafegável.

Para piorar, com a rua inteiramente arrasada, a estrutura das casas ameaça ruir, o que pode resultar em tragédia, além de prejuízo financeiro incalculável. Com o início do período chuvoso, que está próximo, o risco aumenta a cada dia, deixando a comunidade em pânico.

Populares se mobilizaram para retirar o veículo do buraco

A construtora em questão é a CLC, de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A obra, incluída no programa “São Luís em Obras”, avançou até a etapa de retirada do asfalto para a instalação de galerias. Mas depois de quebrar e escavar a rua, a empreiteira suspendeu os trabalhos, dispensou os operários e recolheu todo o seu maquinário.

Calote

A justificativa apresentada à comunidade para a interrupção foi de que a Prefeitura de São Luís estava devendo duas parcelas do contrato firmado para a execução da obra. Indignados, mas impotentes diante da situação, populares passaram a fazer sucessivos apelos à imprensa, à blogosfera e nas redes sociais, com direito a fotos e vídeos que mostram o grave transtorno para as suas vidas provocado pelo que chamam de falta de compromisso da administração municipal da capital.

Na rua onde o serviço foi abandono só restaram crateras e a placa do programa “São Luís em Obras”

As cenas vistas na Rua Santo Antônio são realmente deprimentes. Após o abandono da obra, só restaram no local crateras, tubos não inalados da rede de drenagem e placas do programa “São Luís em Obras”, com a mensagem “Prefeitura Presente”, um verdadeiro deboche às vítimas do descaso.

Assista:

Presidente do Gedema acompanha montagem da decoração natalina da Alema

Ana Paula Lobato conferiu detalhes da decoração de Natal da Assembleia Legislativa

A presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, acompanhou, na tarde de segunda-feira (30), a instalação da decoração natalina na Assembleia Legislativa para acertar os últimos detalhes da ornamentação que propiciará luz e todo o encanto do Natal aos ambientes da Casa.

No hall de entrada, já estão sendo montados o tradicional presépio, a casinha do Papai Noel e a grande árvore de Natal.

A presidente do Gedema elogiou o capricho da montagem do presépio

Ana Paula disse que sempre faz questão de acompanhar de perto a montagem feita pela equipe do Gedema. “Hoje, acertamos os últimos detalhes para finalizar a decoração natalina nas dependências do Parlamento. Amo esse período natalino, momento de confraternização e que ficamos mais próximos das nossas famílias”, frisou.

A presidente agradeceu à sua equipe pelo empenho. “Obrigada, especialmente, à equipe do Gedema, que não mede esforços e sempre prepara uma decoração linda e encantadora para os nossos servidores e visitantes”, acrescentou.

Ana Paula Lobato manuseia manuseia um dos itens da decoração natalina

Ana Paula Lobato estava licenciada do Gedema no período em que disputou as eleições em Pinheiro, como vice na chapa do prefeito Luciano Genésio, reeleito no pleito. “Já estava com saudades daqui e estou muito feliz por estar de volta”, concluiu.

Sindicato ganha na Justiça direito de representar trabalhadores do setor de celulose e papel

Trabalhadores de uma indústria de celulose da região criaram o sindicato em 2014, mas só agora, após uma batalha judicial que durou 6 anos, terão seus interesses devidamente representados

IMPERATRIZ – A luta de trabalhadores e trabalhadoras do setor de celulose e papel por uma melhor representação sindical na Região Tocantina parece ter chegado ao fim, com resultado positivo. Após seis anos de uma verdadeira batalha judicial e administrativa, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região concedeu ao SINDCELMA total direito para representar a categoria. A decisão, agora transitado em julgado, garante o início da atuação do sindicato nas negociações e demais diligências em prol desses profissionais.

“Foi uma conquista muito importante para todos nós, trabalhadores. Viabilizamos nossa entidade com muita batalha, tanto jurídica como administrativa. Conseguimos vencer, inclusive sofrendo tentativas antissindicais. Mas a justiça sempre esteve do nosso lado, pois cumprimos todos os quesitos necessários”, avalia Anthony Dantas, presidente do SINDCELMA.

O sindicato foi fundado em maio de 2014, a partir dos anseios da categoria, insatisfeita com a atuação do sindicato vigente até então, o SINTINPEC, que sempre deliberou nas negociações com as empresas sem antes dialogar com os trabalhadores.

Diante dessa situação, os trabalhadores da categoria deliberaram, em Assembleia Geral, pela fundação do novo sindicato, com legitimidade perante o Ministério do Trabalho. A carta sindical, instrumento que materializa, para fins de comprovação, a representação pela entidade, foi conquistada em 2017.

Nesse mesmo ano, uma ação ajuizada em Barra do Corda (MA)suspendeu liminarmente o processo, período em que se iniciou uma verdadeira perseguição judicial contra a legalidade do SINDCELMA, e que somente em 2020 finalizou com o resultado positivo em favor da entidade. “Agora nós temos uma decisão transitada em julgado que garante nossa legalidade, haja vista que legitimidade nós já tínhamos”, celebra Anthony Dantas.

Próximos passos

Na última semana, foi realizada a eleição para a nova gestão do sindicato. O processo ocorreu de forma virtual, devido a pandemia. O pleito ocorreu de maneira transparente, sendo realizado por empresa especializada em votação online e obedecendo às normas vigentes para a garantia da privacidade e demais direitos de seus participantes. Foi eleita a primeira junta governativa do SINDCELMA e, agora, a entidade inicia a sua atuação para representar a categoria.

XII Semana Científica e II Colóquio Internacional movimentam FAI-ISEC, em Caxias

A Faculdade do Fale do Itapecuru e Instituto Superior de Educação (FAI-ISEC) realizou, entre os dias 25 e 27 de novembro, a XII Semana Científica e o II Colóquio Internacional, que movimentaram a instituição, localizada em Caxias. O evento académico teve como objetivo promover a culminância da pesquisa, do ensino e da extensão por meio da produção científica e do debate crítico, metas prioritárias da instituição de ensino superior junto à sociedade.

Em três dias de programação, a XII Semana Científica e o II Colóquio Internacional da FAI-ISEC repetiram o sucesso das edições anteriores e novamente entraram para a história pelo legado de aprendizado compartilhado pelos estudantes, graças à competência técnica e científica dos professores e de toda a equipe envolvida.

Durante o evento, o foco foi promover a pesquisa científica, divulgando seus resultados e estimulando o debate interativo entre docentes, graduandos e pós-graduandos (lato sensu e stricto sensu) e demais membros com interesses afins.

Magnitude

Considerado o maior evento científico da Região dos Cocais, a semana acadêmica e o colóquio internacional têm projeção crescente a cada ano por incentivar, compartilhar e divulgar a produção científica, por meio de palestras, minicursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos académicos produzidos por alunos e professores de todas as instituições de Caxias e região.

Coordenador de Marketing da FAI-ISEC, Manlio Jordan, destaca os 19 anos de atuação da instituição no mercado de ensino superior de Caxias

O coordenador de Marketing da FAI-ISEC, Manlio Jordan, afirma que a cidade de Caxias, sendo um polo universitário como é, só tem a ganhar com o trabalho em prol da ciência realizado pela instituição educacional, que atua há 19 anos no mercado de ensino superior.

Manlio Jordan informou que nessa segunda-feira (30) começaram os preparativos para o novo vestibular 2021.1 e para o ingresso nas pós-graduações.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima