Praça de Nossa Senhora dos Remédios, também chamada de Praça da Bíblia, era um anseio antigo da comunidade cristã do município
O prefeito Fábio Gentil reuniu milhares de caxienses, na noite desta terça-feira (24), na cerimônia de inauguração da Praça de Nossa Senhora dos Remédios, também conhecida como Praça da Bíblia, mais um espaço destinado ao lazer e à convivência da população projetado e construído pela atual gestão municipal. Emocionado, Fábio disse que a entrega da praça foi uma das formas de agradecer aos conterrâneos a renovação do seu mandato, com quase 80% dos votos, um feito que ficará marcado na história política do município.
Localizada no bairro Castelo Branco, a Praça da Bíblia foi inaugurada com a celebração de um culto ecumênico, como forma de exaltar a religiosidade do povo de Caxias. Na liturgia, o padre Jean, pároco da Igreja de Nossa Senhora das Graças, dedicou a obra aos operários que trabalharam na execução da obra. “Parabenizo também ao prefeito e à sua equipe por entregar ao povo este lugar de paz, lugar de encontro, lugar de reflexão e da palavra de Deus”, assinalou.
Em sua pregação, o apóstolo Paulo Jorge, convidado a representar a comunidade evangélica, reconheceu o empenho e a atenção dispensada por Fábio Gentil, que contemplou a cidade com mais um bem público, atendendo a um pedido antigo da comunidade cristã local. “O projeto já havia sido apresentado anteriormente a outros prefeitos, mas só agora tornou-se realidade”, enfatizou o religioso.
Durante a solenidade, Fábio Gentil disse que sentia apenas uma ausência, a do pai, o saudoso deputado estadual Zé Gentil, morto em junho por complicações da Covid-19. Ele relembrou o momento em que decidiu candidatar-se a prefeito e Zé Gentil, do alto da sua experiência política, questionou se o filho estava preparado para exercer o cargo, que exige dedicação plena, até mesmo privar-se do convívio com a família. “Meu pai me apoiou e hoje sinto muito sua falta, pois ele me ensinou tudo”, declarou.
O prefeito destacou, ainda, o empenho do arquiteto e secretário-adjunto de Urbanismo, Gentil Neto, que trabalhou na elaboração do projeto e acompanhou a execução do início ao fim. Também parabenizou a filha, Amanda, graduada em engenharia civil, assim como ele, incansável no acompanhamento da obra, até a conclusão. “Minha filha está presente, mas preferiu ficar na plateia, pois gosta de estar junto ao povo, assim como eu”, ressaltou.
A inauguração da Praça da Bíblia contou, ainda, com a presença de vereadores, secretários municipais e outras autoridades e lideranças.
A obra
Orçada em mais de R$ 600 mil, com recursos próprios. O projeto contemplou a implantação de uma academia ao ar livre, playground, monumento da Bíblia aberta com um versículo, implantação de um quiosque, um anfiteatro com concha acústica, construção de uma sala para a Associação dos Pastores, banheiros e vestiários masculinos e femininos, paisagismo, melhoria na iluminação e estacionamento.