O projeto de lei n° 301/2019, que instituiu a semana municipal da Consciência Negra, que será comemorado anualmente, na semana que compreender todo dia 20 de novembro, no município de São Luís, e aprovado por unanimidade na câmara de São Luís é de autoria do vereador do Cezar Bombeiro. A semana municipal da Consciência Negra será comemorada nas unidades municipal de ensino público com atividades destinadas a resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo.
O Dia da Consciência Negra é celebrado anualmente em 20 de novembro. Em 2011, foi instituído por meio da lei 12.519, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como símbolo da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder do quilombo, representando a luta do negro contra a escravidão que assolava o país até o final do século XIX. O vereador Cezar Bombeiro relembra e cita a frase célebre do abolicionista Luís Gama.
“Em nós, até a cor é um defeito. Um imperdoável mal de nascença, o estigma de um crime. Mas nossos críticos se esquecem que essa cor é a origem da riqueza de milhares de ladrões que nos insultam; que essa cor convencional da escravidão tão semelhante à da terra, abriga sob sua superfície escura, vulcões, onde arde o fogo sagrado da liberdade”.
“Digo a todos que nós tivemos várias conquistas importantes ao longo do tempo. Celebrar o Dia da Consciência Negra é relembrar pessoas como Zumbi dos Palmares, que é o nosso grande herói. Não existe essa conversa de consciência humana, tem que existir é consciência negra mesmo. Não tenho dúvida de que o problema da exclusão, do racismo e da escravidão não é um problema dos negros, mas da sociedade”, afirmou Cézar Bombeiro.