Agonizando na política, Flávio Dino se apequena ainda mais ao silenciar a ataque público de Ciro Gomes

0comentário
Ciro Gomes desqualificou a atuação política de Flávio Dino na eleição de prefeito de São Luís ao chamar o comunista de sem noção

Desnorteado, agonizante e, agora, covarde. Os três adjetivos definem com precisão a situação política do governador Flávio Dino (PCdoB) após a debandada de parcela expressiva do seu grupo no segundo turno da eleição de prefeito de São Luís e o fracasso retumbante nas urnas do seu pupilo Duarte Jr. (Republicanos). Definhando na vida pública como nunca se viu, o comunista sofreu mais um duro golpe no dia seguinte à derrota ao ser chamado de sem noção por Ciro Gomes (PDT), com quem tenta disputar o protagonismo na oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ao comentar o desempenho político de Dino na sucessão municipal na capital maranhense, Ciro disse que o governador do Maranhão “perdeu a noção da realidade”. “O Flávio Dino resolveu não apoiar ninguém no primeiro turno. Foi votar com camiseta ‘Lula Livre’. Eles perderam um pouco a noção da realidade. Ganhou essa eleição quem soube interpretar a realidade do país com humildade”, disparou o cacique cearense, que, diferente do comunista, ajudou a eleger o pedetista José Sarto Nogueira prefeito de Fortaleza.

Apesar da declaração hostil e, até certo ponto, desrespeitosa do antigo aliado, Dino respondeu, nas redes sociais, seu canal de comunicação preferido, com um discurso apaziguador, rebaixando-se mais ainda, provavelmente por entender que um eventual confronto retórico poderá desmoralizá-lo e liquidá-lo de vez no cenário político.

“Não responderei a Ciro Gomes. Por duas razões: primeiro, tenho respeito e apreço por ele. Segundo, é a minha contribuição para que o campo nacional-popular caminhe unido. Não me cabe acirrar conflitos desnecessários”, escreveu o governador, abandonando completamente a pose de maiorial.

Quem diria que outrora onipotente Flávio Dino, que um dia já se arvorou de “professor de Deus”, chegasse a estado tão deplorável. Haja decadência!

sem comentário »

“Eduardo Braide e professora Esmênia mereceram essa grande vitória. Sabedoria e muito sucesso para eles”, parabeniza o vereador Dr. Gutemberg

1comentário
O prefeito eleito Eduardo Braide entre o vereador Dr. Gutemberg e o deputado federal Aluísio Mendes

Gestor experiente e vereador reeleito para o quinto mandato, o médico e professor Dr. Gutemberg (PSC), que atuou desde o 1º turno pela vitória de Braide, esteve presente com todo o time de apoiadores na festa da vitória do agora prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide.

“São Luís fez a escolha certa! Parabéns aos amigos, prefeito Eduardo Braide e a querida vice-prefeita, professora Esmênia. Foi uma vitória digna e merecida. Desejo para eles: saúde, sabedoria, sensatez e sensibilidade. Contem com o Dr. Gutemberg para transformar São Luís em uma cidade das oportunidades, melhorar o nosso sistema de saúde e outros serviços.”, afirma Dr. Gutemberg.

Gutemberg esteve ao lado de Braide do início ao fim da campanha vitoriosa

Durante a campanha de Eduardo Braide e da professora Esmênia, Dr. Gutemberg manteve a sua estrutura e mobilizou diversos apoiadores para juntos acompanharem a agenda de caminhadas e reuniões dos candidatos.

Em suas mídias sociais, Dr. Gutemberg também destacou o trabalho do deputado Aluísio Mendes, presidente estadual do Partido Social Cristão (PSC), que foi o responsável por construir a aliança do PSC com o prefeito eleito, Eduardo Braide.

O vereador Gutemberg com Eduardo Braide, demais aliados e a multidão na festa da vitória

Dr. Gutemberg ainda lembrou a primeira caminhada de Braide e professora Esmênia. Eles estiveram no início da campanha com o Dr. Gutemberg no Residencial Maria Aragão, bairro que foi asfaltando após o requerimento do vereador Dr. Gutemberg à Prefeitura de São Luís.

“Gratidão ao amigo, deputado Aluísio Mendes que construiu esse belo trabalho. E parabéns Eduardo Braide e professora Esmênia. São Luís ganhou gestores compromissados com a população da nossa cidade. Viva a democracia e a vitória do povo! Parabéns, São Luís”, destaca Dr. Gutemberg.

1 comentário »

Fribal inaugura loja em Paço do Lumiar

0comentário
Corte de carne de primeira qualidade
comercializado na Fribal

A Fribal, marca especialista em carnes, segue expandido sua atuação em São Luís e inaugura mais uma loja, dessa vez no bairro Roseana Sarney em Paço do Lumiar.

Essa é a 49ª loja da Fribal e a abertura acontece nessa terça – feira, dia 01 de dezembro.

Toda a qualidade e praticidade dos produtos Fribal agora estarão também à disposição dos moradores dessa populosa região. A nova loja funcionará de segunda a sábado, das 07h às 18h30 e aos domingos das 07h às 12h.

A expansão da Fribal em São Luís em 2020 contou com outra inauguração no último mês de junho, com a abertura da loja do bairro do Araçagi, que contemplou a ampla população da área conhecida como Mangueirão e seu entorno.

sem comentário »

Prefeito Fábio Gentil manifesta pesar pela morte do irmão do deputado Adelmo Soares

0comentário

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, manifestou condolências pela morte de Alberto Soares, irmão do deputado estadual Adelmo Soares, por complicações da Covid-19.

Em nota de pesar, o chefe do Executivo municipal solidarizou-se ao parlamentar e a todos os seus familiares diante de tamanha perda.

“Somente Deus pode dar força para enfrentar a dor neste momento”, registrou Fábio Gentil.

sem comentário »

Após derrota, Flávio Dino sinaliza reconciliação com “desertores” para salvar a própria pele

0comentário
Flávio Dino tentou emplacar Duarte na Prefeitura de São Luís, mas foi derrotado e saiu enfraquecido politicamente

O governador Flávio Dino (PCdoB) não conseguiu esconder sua frustração ao comentar, nas redes sociais, a derrota que sofreu a eleição para prefeito de São Luís, vencida por Eduardo Braide (Podemos), contra o seu pupilo Duarte Jr. (Republicanos). Após ver sua base de apoio rachar no segundo turno, o comunista mergulhou de cabeça na campanha, mas amargou o fracassa.

Dino atribuiu o revés na capital e em outros municípios maranhenses ao racha em sua base de apoio e avalia a atitude dos que foram chamados de desertores como resultado da tensão que antecede a eleição ao governo, em 2022. “Nossa aliança estadual está tensionada por conta da disputa pela vaga de governador, já que não posso ser reeleito”, escreveu, dando a entender, nas entrelinhas, que só ele próprio seria capaz de restabelecer a coalizão.

Com seu grupo esfacelado e mirando as eleições que ocorrerão daqui a dois anos para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, restou ao combalido líder sinalizar a reconciliação com os dissidentes de agora.

Classificando como normal e democrática a debandada de parcela expressiva do seu grupo político para o palanque de Braide, o comunista apela publicamente pela volta da harmonia, por ter certeza de que só assim terá chance de salvar a própria pele e não mergulhar no ostracismo.

sem comentário »

Justiça do Trabalho suspende eleição do SET e mantém Junta Governativa à frente da entidade

0comentário
Sede do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís, no bairro Apicum

Em decisão liminar proferida no plantão judiciário desse domingo (29), o juiz do trabalho Francisco José de Carvalho Neto suspendeu a eleição da diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), que estava marcada para esta segunda-feira (30). O magistrado também manteve a Junta Governativa constituída no último dia 27 à frente da gestão da entidade, confirmando, assim, o afastamento do presidente José Gilson Caldas Neto.

A ação pedindo a suspensão da eleição do SET foi ajuizada pelo Consórcio Upaon-Açu e pela Viação Primor, ambos associados ao sindicato, por divergências com a atual diretoria, sobretudo em relação ao processo eleitoral. As partes autoras da ação acusam a atual gestão de diversas outras irregularidades e, inclusive, apontam o presidente Gílson Neto como inelegível por jamais ter prestado contas, desde que assumiu o cargo, das movimentações financeiras da entidade, violando artigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Além da suspensão da eleição e da manutenção da representatividade da Junta Governativa à frente da administração do SET, foi solicitada, ainda, na petição à Justiça do Trabalho, a remessa do processo judicial eletrônico à 5ª Vara do Trabalho de São Luís, por questão de prevenção; a legitimação dos trabalhos da Junta Governativa Sindical, com a declaração, ao final, da nulidade dos atos de cassação da chapa 10 (de oposição à chapa encabeçada pelo presidente). Ao julgar tais pedidos, o magistrado decidiu deixá-los para análise posterior.

Entenda o caso

O conflito teve como estopim o indeferimento da chapa pela qual o grupo de oposição ao atual presidente, José Gilson Caldas Neto, disputaria a eleição. A referida chapa foi barrada por decisão dele próprio, em assembleia, no último dia 23, medida questionada desde o primeiro momento..

Alegando que o ato foi uma manobra para levar à disputa da eleição em chapa única, o que facilitaria a recondução de Gilson Neto ao cargo, os adversários compuseram, inicialmente, a Junta Governativa, que determinou o afastamento do presidente por 30 dias e a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar para investigar condutas supostamente indevidas do gestor no exercício do cargo.

Abaixo, cópia do mandado expedido pela Justiça do Trabalho ao SET e ao presidente afastado:

sem comentário »

CDL orienta lojistas para cumprimento do protocolo sanitário nas compras natalinas

0comentário
Cliente tem mãos higienizadas com álcool em gel antes de entrar em loja em São Luís

Com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário nesta segunda-feira (30.11) a expectativa é de aumento na movimentação de consumidores nos centros comerciais da cidade. E a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís / CDL SLZ está reforçando, junto a seus associados, a necessidade de cumprimento dos protocolos sanitários.

A entidade enviou aos lojistas recomendações para que reforcem as medidas contra a disseminação do coronavírus, cumprindo rigorosamente os protocolos sanitários. Segundo o Presidente da CDL Fábio Ribeiro o varejo já começa a registrar aumento no consumo, que deve se estender por todo o mês de dezembro:

“Este ano o Natal será diferente por causa da Covid-19 e acreditamos que muitas pessoas vão antecipar suas compras; por isso, estamos orientando o lojista. O momento é de restabelecer a confiança do consumidor e atraí-lo para as compras, em condições seguras”, diz Ribeiro.

A entidade lojista orienta os estabelecimentos comerciais a criarem estrutura de atendimento para evitar aglomerações e garantir a segurança de clientes e colaboradores. Na mensagem eletrônica distribuída aos associados, a CDL ressalta que as condutas tradicionais do período natalino devem ser reconfiguradas, adotando, por exemplo, decoração contemplativa sem personagens para não gerar proximidade com o público. Os lojistas devem seguir o protocolo sanitário definido pelas autoridades de saúde, controlando os acessos, de acordo com a capacidade do estabelecimento, disponibilizando álcool gel, exigindo o uso de máscaras por todos e reforçando o treinamento com as equipes de atendimento para controle de situações de aglomeração.

A CDL recomenda que os consumidores colaborem fazendo suas compras com antecedência para evitar aglomeração nos espaços comerciais nos dias que antecedem ao Natal:

“Nós acreditamos que apesar da Covid-19 é possível ter uma experiência segura de compra se as pessoas se organizarem e respeitarem as regras sanitárias. Assim poderemos fomentar a atividade econômica e viver a tradição natalina, sem riscos à saúde”, finaliza Fábio Ribeiro.

Abaixo, as recomendações:

sem comentário »

Othelino vota e destaca importância do ato para decidir os novos rumos de São Luís

0comentário
Othelino Neto vota em escolha pública no Vinhais

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), votou, na manhã deste domingo (29), na UEB Dr. Oliveira Roma, no Recanto dos Vinhais, em São Luís. 

O parlamentar, que chegou acompanhado do senador Weverton Rocha (PDT) e esposa, Samya Bernardes Rocha, falou sobre a importância do ato, neste segundo turno, que decidirá os novos rumos da capital maranhense.

“Hoje é um dia importante, em que nós, eleitores de São Luís, vamos decidir o destino da nossa cidade pelos próximos quatro anos. É o momento de fazermos uma análise criteriosa e consciente. Eu já fiz a minha e dei o voto a quem acredito que dará segurança e qualidade de vida aos ludovicenses”, enfatizou Othelino. No local, o presidente da Assembleia encontrou ainda o deputado federal Márcio Jerry, presidente estadual do PCdoB, que vota na mesma seção.

O presidente da Assembleia Legislativa votou acompanhado do senador Weverton Rocha

Depois de votar, Othelino Neto acompanhou Weverton e sua esposa ao Centro de Ensino Vinícius de Moraes, onde votam. O senador também destacou a importância do exercício da democracia para o fortalecimento, ainda mais, das políticas públicas que os eleitos vão implementar nos próximos quatro anos.

Othelino de mãos dadas com a mãe e Weverton acompanhado da esposa no local de votação

“Convidamos toda a população a participar diretamente desse processo tão importante.  Desejamos a todos  que façam uma escolha inteligente”, disse Weverton.
Othelino, Weverton e Samya compareceram à seção eleitoral vestidos com uma camisa que fazia referência às belezas dos Lençóis Maranhenses, com a inscrição:  “Deserte-se”.

sem comentário »

Eduardo Braide é eleito o novo prefeito de São Luís

1comentário
Eduardo Braide faz o gesto da vitória após votar no Colégio Santa Teresa

Eduardo Braide, do Podemos, foi eleito o novo prefeito de São Luís para os próximos quatro anos. Faltando pouco mais de 1% das urnas para serem apuradas, a diferença de Braide para Duarte Jr. (Republicanos) foi de mais de 103 mil votos.

Com 98,85% das seções totalizadas, Braide obteve 268.044 votos (55,61%), contra 213.928 (44,39%) de Duarte.

A movimentação no comitê de Eduardo Braide, no retorno do Caolho, já é intensa neste momento e até um bolo estampado com a frase “Tô pronto”, slogan da sua campanha vitoriosa à Prefeitura de São Luís, foi preparado para a comemoração.

Em tempo: totalizados 100% das urnas, Eduardo Braide conquistou 270.557 votos (55,53%) e Duarte Jr. obteve 216.665 votos (44,47%), resultando em uma diferença de 53.892 votos do vencedor para o derrotado.

Abaixo, a última parcial da apuração divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

1 comentário »

MP Eleitoral propõe representação contra candidatos por propaganda irregular em São Luís

0comentário

Prática de derramamento de “santinhos” dos candidatos Eduardo Braide e Duarte Júnior foram identificados em alguns locais de votação da capital

Militantes despejam santinhos em avenida de São Luís na noite que antecedeu o segundo turno da eleição

O Ministério Público (MP) Eleitoral no Maranhão encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral no estado (TRE/MA) representação contra os candidatos à prefeitura de São Luís, Eduardo Salim Braide e Hildélis Silva Duarte Júnior, por propaganda eleitoral irregular, neste domingo (29), dia do segundo turno das eleições municipais. Imagens e vídeos que comprovam os acontecimentos na véspera do pleito ou nas primeiras horas deste domingo seguem, em anexo, aos documentos de representação.

De acordo com o MP Eleitoral, houve a prática conhecida como “chuva de santinhos”, ou seja, o derramamento de material impresso de propaganda eleitoral dos dois candidatos nas imediações do Colégio Gonçalves Dias, que agrega quinze seções eleitorais, localizado na Rua Armando Vieira da Silva, no Bairro de Fátima. Também foram identificados grandes volumes de panfletos e “santinhos” do candidato Duarte Júnior nas imediações da Unidade Escolar Governador Matos Carvalho, que agrega oito seções eleitorais, localizada na Rua Raimundo Correa, no bairro do Monte Castelo.

O artigo 14, parágrafo 7º da Resolução TSE 23.551/2017 dispõe sobre a prática: “O derrame ou a anuência com o derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, configura propaganda irregular”. Além de conferir vantagem ilícita aos beneficiários, a prática também causa danos ao patrimônio público e ao meio ambiente.

Dessa forma, o MP Eleitoral requer a notificação dos candidatos para que apresentem defesa, além da procedência da presente representação por prática de propaganda eleitoral irregular, para fins de impor a aplicação da multa prevista no art. 37, § 1º, da Lei 9.504/1997, que rege a propaganda eleitoral.

Para ler a íntegra da representação contra Eduardo Salim Braide, clique aqui.

Para ler a íntegra da representação contra Hildélis Silva Duarte Júnior, clique aqui.

Fonte: Ministério Público Federal

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS