Programa do Governo Federal tem como objetivo preservar empregos por meio da assinatura de acordos para redução de jornadas e de salários
Mais de 140 mil trabalhadores aderiram ao Programa Emergencial para Preservação do Emprego e da Renda, promovido pelo Governo Federal para contrapor os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho brasileiro.
Os dados apresentados são produzidos pelo Ministério da Economia, mais especificamente, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, e estão publicados no Painel de acompanhamento das ações para preservação do emprego e da renda.
De acordo com o levantamento, atualizado até o último dia 17, foram processados 140,8 mil acordo firmados entre empresas e empregados por meio do programa no Maranhão. O número de beneficiados no estado chegou a 136,6 mil trabalhadores. O valor pago até o momento foi de R$ 188,4 milhões.
O painel tem por objetivo dar transparência às ações que estão sendo tomadas com a implementação do Plano Especial de Acompanhamento das Ações de Combate à Covid-19 (Programa Coopera) nas áreas do Trabalho, da Assistência, da Previdência e da Gestão Tributária.
Seguro Desemprego
Números referentes ao pagamento do Seguro Desemprego no Maranhão também estão disponíveis no painel. De acordo com o levantamento, de 1º de abril até o dia 17 deste mês, haviam sido registrados 16.985 requerimentos do benefício no estado, totalizando R$ 93 milhões em valores previstos para pagamento aos beneficiários.
Os setores de comércio e serviços registraram maior número de requerimentos do Seguro Desemprego. Na sequência vêm construção civil, indústria, agropecuária e doméstico.
Os trabalhadores com ensino médio completo compõem a imensa maioria dos trabalhadores que solicitaram o benefício por terem perdido o emprego, seguidos daqueles com ensino fundamental, ensino fundamental incompleto, ensino superior e analfabetos. O painel não informa, ainda, que não houve, até o momento, trabalhadores com diploma de pós-graduação entre os requerentes do Seguro Desemprego no Maranhão.
Quanto ao sexo dos requerentes, a maioria são homens, totalizando 12.306. Um total de 7.643 mulheres já pleitearam o benefício desde o início da crise do novo coronavírus no estado.