● Serviço de monitoramento funciona 24 horas, 7 dias por semana
● Condutores com câmeras se sentem 27% mais seguros em comparação com os que não possuem o dispositivo
Quinta-feira (23) – A empresa de transporte por aplicativo 99 anuncia que as câmeras de segurança nos carros estão disponíveis para os motoristas de São Luís a partir desta sexta-feira (24). Com isso, a companhia agora oferece o dispositivo em todas as principais cidades do país, sendo a única do setor com o serviço no Brasil.
O plano de expansão da empresa foi iniciado em forma de teste no fim de 2018 nas cidades de São Paulo e Porto Alegre. No ano passado, a tecnologia foi disponibilizada para veículos das cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Manaus e Salvador. A partir de agora, os dispositivos serão oferecidas nas principais cidades do país.
De acordo com a empresa, o objetivo é aumentar a segurança das viagens para motoristas e passageiros. Uma pesquisa realizada pela 99 aponta que condutores com câmeras se sentem 27% mais seguros em comparação com os que não possuem o dispositivo. Essa iniciativa, somada a outras ferramentas de inteligência artificial para prevenção de crimes, ajudou a reduzir 60% das ocorrências em 2019.
“Nossa expectativa é que esses indicadores melhorem ainda mais com a expansão nacional”, diz Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99. “Além de prevenir eventuais ocorrências e proteger as pessoas durante a corrida, o sistema também permite maior colaboração com as autoridades, caso necessário.”
As câmeras têm funções avançadas para avaliar o que acontece dentro do carro. As imagens são captadas com lentes “olho de peixe”, que proporcionam uma visão panorâmica do veículo, além registrar o som e contar com um modo noturno.
O aplicativo afirma que todas as imagens são armazenadas de acordo com as Políticas de Privacidade da 99 e com as Políticas de Reconhecimento Facial, em conformidade com a legislação vigente. Ou seja, a 99 segue todas as leis aplicáveis, incluindo as questões referentes à proteção de dados.
Como funcionam as câmeras
A câmera de monitoramento é instalada próximo ao retrovisor central do veículo e pode ser acionada pelo motorista, a qualquer momento, por meio de um botão de segurança.
Antes da corrida começar, o passageiro é comunicado de que o veículo possui um sistema de segurança por imagem, que pode ser acessado a qualquer momento da viagem. O usuário pode escolher ou não aceitar a viagem.
Do começo ao fim de todas as corridas do app, a câmera registra imagens periódicas. No momento em que motorista ou passageiro acionam o botão de segurança, a Central de Segurança da 99 é avisada e o monitoramento da corrida em tempo real começa. As imagens captadas também podem ser usadas para ajudar as autoridades na identificação de pessoas que cometerem eventuais infrações. Se necessário, a polícia é contatada.
A motorista parceira Rosiléia Alves instalou a câmera em dezembro do ano passado e se sente mais segura para trabalhar. “Quando me sinto em perigo, eu aciono o botão de emergência. Depois que eu instalei a câmera, notei outro tipo de comportamento dos passageiros. Eles também se sentem mais seguros”, diz Rosiléia.
Como adquirir o dispositivo
A tecnologia é oferecida para instalação aos motoristas parceiros da 99. Em função da pandemia do novo coronavírus, as câmeras não terão cobrança do valor semanal de manutenção (R﹩ 9,90) até pelo menos o dia 31 de agosto. O motorista deverá arcar apenas com a taxa da instalação (R﹩ 40,00 a R﹩ 60,00). Além do serviço de monitoramento, esses valores cobrem danos na câmera ou troca por uma nova, caso necessário.
A companhia afirma que o único objetivo das taxas é tornar viável a implementação das câmeras e o trabalho da equipe dedicada ao projeto, sem ganhos adicionais para a empresa. A segurança é prioridade máxima para a plataforma e esta é uma ação importante para reforçar ainda mais as medidas, ferramentas e investimentos da 99 no setor.
Sobre a 99
A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 700 mil motoristas a 20 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP) – e suspenso devido à pandemia; e o 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).