A idosa Maria dos Anjos Barista, de 99 anos, é aplaudida pela equipe médica ao deixar a internação
Caxias comemorou hoje dois feitos extraordinários em seu sistema municipal de saúde que renovaram a esperança em meio a pandemia do novo coronavírus. Duas idosas com idade avançada, uma delas quase centenárias, receberam alta médica hoje após se recuperarem da Covid-19. Ao deixarem o hospital, ambas foram saudadas com entusiasmo e emoção pelos profissionais de saúde que as trataram.
Dona Maria dos Anjos Batista, de 99 anos, foi mais uma vida salva pelos guerreiros da saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias. Sua cura foi a prova de que a gestão municipal, comandada pelo prefeito Fábio Gentil, não está poupando esforços no enfrentamento ao novo coronavírus.
Profissionais de saúde também deram uma salva de palmas a Marizete Rodrigues, de 73 anos, que também teve alta
Outra que recebeu cuidados adequados e se recuperou da Covid-19 foi Antônia Marizete Rodrigues, de 73 anos. Ela teve alta médica nesta sexta-feira após ter ficado vários dias internada, em tratamento intensivo, que a levou a vencer a doença.
“Enquanto alguns criticam, vamos salvando vidas na UPA de Caxias. Faça a sua parte e previna-se ficando em casa. A prefeitura de Caxias está trabalhando diariamente para salvar vidas”, diz a Prefeitura de Caxias em mensagem à população.
Adriano disse que este é o momento de aperfeiçoar os canais de comunicação
O Partido Verde e a Fundação Herbert Daniel, em mais uma ação inovadora, realizaram, na última quinta-feira (25), seminário virtual com objetivo de atualizar os pré-candidatos a vereadores da capital sobre as novas regras da legislação eleitoral e técnicas para marketing político digital.
O curso foi coordenado pelo presidente estadual e pré-candidato a prefeito de São Luís, Adriano Sarney, que devido à pandemia do Coronavírus teve a produção do seu conteúdo totalmente digital por meio de sala virtual a partir de um link disponibilizado pela organização do evento que abordou, ainda, aspectos legais na pré-campanha, convenção, registro de candidaturas, prestação de contas, desincompatibilização, vaquinha virtual, propaganda eleitoral, marketing político e comunicação, com foco para mobilização nas redes sociais, tendo como palestrantes o Advogado e especialista em Direito Eleitoral, Dr. Dirceu Emir, e o Jornalista com especialização em Marketing Político Eleitoral e Governamental, Guga Fleury. O curso contou, também, com a participação de José Paulo Toffano, secretário de formação e membro do diretório nacional do PV, e José Carlos, diretor executivo da Fundação Herbet Daniel.
A Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) tem por finalidade promover, coordenar e executar ações, projetos e programas; promover e organizar seminários, simpósios e outros foros de debates sobre questões relacionadas aos objetivos, bem como eventos, cursos de formação e concursos.
Para Adriano, esse é o momento de aperfeiçoar os canais de comunicação priorizando a relação direta e sem atalhos com as pessoas, fortalecer os ideais e posicionamento da legenda frente à modificação da legislação eleitoral, das estratégias e as configurações das campanhas perante a Covid-19.
“Precisamos estar mais integrados e preparados para conversar com o público. O seminário virtual permitiu para os nossos pré-candidatos uma nova visão sobre nosso cenário político e que a etapa de pré-campanha se tornou ainda mais crucial e bem mais longo que o da campanha propriamente dita. Apesar das limitações, serve para planejar a pré-candidatura e organizar a “gerencia de campanha”, além de analisar, discutir e apresentar um planejamento. Tendo uma boa pré-campanha, é possível conquistar apoios e robustecer o projeto eleitoral. E quero agradecer a Fundação Herbert Daniel por colaborar com o desenvolvimento e evolução do Partido Verde.”, disse.
O Partido Verde segue firme na disputa eleitoral e além da pré-candidatura à Prefeitura de São Luís, conseguiu viabilizar uma chapa forte na proporcional para as eleições deste ano, com possibilidade de eleger 02 a 03 representantes para a Câmara de Vereadores.
Flávio Dino tem sido menos resolutivo na aquisição de respiradores para o Maranhão do que o Governo Federal
Enquanto o governo Flávio Dino (PCdoB) informa ter comprado 68 respiradores para uso em pacientes graves de Covid-19 no Maranhão, o Ministério da Saúde já enviou ao estado 135 ventiladores mecânicos para a mesma finalidade. Levantamento divulgado hoje pelo site G1 aponta que o Maranhão foi uma das poucas unidades da federação que receberam todos os respiradores que comprou, mas também foi onde os órgãos de controle e fiscalização, como a Ministério Público, menos atuaram para coibir irregularidades na aplicação dos recursos destinados ao enfrentamento ao novo coronavírus.
A comparação não deixa dúvida de que se não fosse o investimento feito pelo Governo Federal, a pandemia de novo coronavírus teria feito estrago ainda maior do que os 74.925 casos confirmados e os 1.871 óbitos registrados no estado até agora.
Não bastasse a aquisição de respiradores pelo governo estadual em quantidade insuficiente para atender a demanda, no Maranhão, a compra dos equipamentos foi sempre marcada por polêmica.
China
Levantamento do G1 informa que o Maranhão recebeu todos os 68 respiradores que comprou
Ainda no primeiro mês da pandemia, uma operação de importação de respiradores da China foi apontada como irregular pela Receita Federal. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou os aparelhos ao governo maranhense. Mais recente, a compra conjunta de 300 respiradores, via Consórcio Nordeste, resultou em prejuízo milionário aos cofres públicos do Maranhão, pois os aparelhos não foram entregues pela empresa fornecedora. Na manhã desta sexta-feira (26), em entrevista ao jornal A Tarde, da Bahia, Flávio Dino finalmente admitiu que os nove estados envolvidos na negociação foram vítimas de fraude.
Diante dos fatos registrados, a constatação é de que, enquanto o Governo Federal agiu de forma objetiva e assertiva para destinar os respiradores para ajudar no combate à Covid-19 no Maranhão, o governo comunista envolveu-se em lambanças, inclusive com suspeita de superfaturamento dos equipamentos, o que certamente comprometeu o número de ventiladores mecânicos adquiridos e causou atraso na utilização.
E em meio a tantas trapalhadas e ao possível mau uso do dinheiro público, muitas vidas se perderam.
Tecnologia facilita pagamento da conta de energia durante a pandemia
Pensando em facilitar a vida dos clientes e para que evitem filas ou aglomerações, a Equatorial Maranhão desenvolveu algumas facilidades de pagamento que podem ser feitas de casa, sem precisar se expor. Agora o cliente pode optar pelo Pagamento Delivery ou por meio do site da distribuidora.
Pagamento pelo site da Equatorial no cartão de crédito – Ao acessar o www.equatorialenergia.com.br é preciso digitar “pagamento” na barra de busca, fazer o login com os dados do titular e seguir com as informações solicitadas. O site oferece pagamento por meio dos cartões de crédito das bandeiras Visa, Master, Elo, Hipercard, Amex e Dinners Club em até 12x (mínimo de 2 contas e prestação mínima de R$ 7,00), ou ainda com Cartão do Auxílio Emergencial da bandeira Elo Débito. Este ambiente foi desenvolvido com total segurança aos dados dos clientes.
Pagamento Deliveryno cartão de débito ou crédito – Esta modalidade está disponível para toda a ilha de São Luís (incluindo Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar) e também para os municípios de Pinheiro, Imperatriz, Bacabal, Caxias, Timon e Presidente Dutra. O cliente deve ligar gratuitamente para o 0800 025 0116 e agendar a visita do agente de relacionamento da Equatorial Maranhão em sua residência.
Agente da Equatorial Maranhão opera máquina de cartão para pagamento de fatura
O pagamento pode ser feito por cartão de débito (ou cartão do Bolsa Família) e também pelos cartões de crédito Visa, Master, Maestro, Elo, American Express e Hipercard, parcelado em até 12x (se houver mais de uma conta em aberto e valores em que a prestação mínima seja de R$ 7,00). Vale ressaltar que o agente de relacionamento está totalmente equipado com álcool em gel, máscara e seguindo as orientações dos órgãos de saúde, além disso estará munido do crachá de identificação e fardamento com o logo da Equatorial.
Lembre-se: os agentes não recebem dinheiro em espécie, os pagamentos são apenas no cartão de crédito ou débito.
“Arraiá do Povo” em casa tem sido uma festa contagiante, mesmo à distância
O ‘Arraiá do Povo em Casa’ encerra nesta sexta-feira (26), promovendo mais uma noite inesquecível de muita animação. O batalhão pesado do Boi da Maioba, ultima atração da programçao, apresentará novas toadas gravadas especialmente para a TV Assembleia (canal 51.2 e TVN 17), uma delas inédita, que seria apresentada na temporada junina deste ano.
Os telespectadores e internautas que acompanharem as redes sociais da Alema poderão assistir à transmissão simultânea de toda a programação pelo canal do Youtube da TV Assembleia Maranhão e do Parlamento Estadual, assim como no Instagram, twitter e Facebook.
No último dia de festança junina virtual, a transmissão terá início às 20h, com a exibição da reprise do Boi Pirilampo. Em seguida, apresentam-se os bumba bois Mocidade de Pinheiro, Morros e, encerrando com chave de ouro o ‘Arraiá do Povo em Casa’, será a vez do Boi da Maioba invadir as residências dos telespectadores, por meio da telinha da TV Assembleia e das plataformas digitas.
Nesta sexta-feira (26), a programação promete repetir o mesmo sucesso dos dois dias de animação junina. O ‘Arraiá do Povo em Casa’ rompeu barreiras territoriais, alcançando pessoas de diversos lugares do Maranhão e, também, de outros estados, que se juntaram à festança virtual e entraram no clima das brincadeiras folclóricas.
Além de interagir, quem acompanhar a programação poderá contribuir com doações destinadas às manifestações folclóricas de sua preferência. Os números das contas bancárias serão informados durante a exibição do ‘Arraiá do Povo em Casa’.
Interação
No canal da TV Assembleia no Youtube, por exemplo, a live teve mais de seis mil visualizações no primeiro dia de apresentações. Durante as apresentações da última noite, os internautas também podem, além de participar do chat do canal da TV Assembleia no Youtube, nas plataformas no Instagram, Facebbok e Twitter, encaminhar vídeos e fotos por meio do número de whatssap que será disponibilizado no decorrer da transmissão.
O diretor de Comunicação da Alema, jornalista Edwin Jinkings, avaliou que a grande repercussão nas redes sociais demonstra a decisão acertada da Assembleia Legislativa de realizar essa transmissão com os melhores momentos da última edição do Arraiá do Povo.
“Essa foi a forma que encontramos para saciar o saudosismo das pessoas do nosso lindo São João, bem como a oportunidade de mostrar alguns trabalhos que haviam sido preparados pelos grupos folclóricos e cantadores, especialmente para as festas desse ano”, assinalou.
Contribuições
Além de interagir, quem acompanhar a programação poderá contribuir com doações destinadas às manifestações folclóricas de sua preferência. Os números das contas bancárias serão informados durante a exibição do ‘Arraiá do Povo em Casa’.
Beto das Vilas apresentou-se pela primeira vez como pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar
O presidente da Câmara de Vereadores de São José de Ribamar, Beto das Vilas, participou no começo da tarde dessa quinta-feira, 25, como quarto convidado da série de sabatinas promovida pelo Programa Na Hora, da rádio 92,3 FM, apresentado por Isaías Rocha e Flávio Chocolate.
Pela primeira vez, Beto das Vilas se apresentou publicamente na condição de pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar. A entrevista começou com a dupla de apresentadores discorrendo sobre o perfil do pré-candidato, o que gerou um momento de emoção logo em princípio. Uma trajetória de vida de um homem comum que vem conquistando seus sonhos, com a coragem que move um vencedor; desde menino com a separação dos pais, o que ocasionou a chegada dele, junto de sua mãe, para viver em São José de Ribamar. Na cidade que o adotou, Beto cresceu, estudou e trabalhou em diversos ofícios, e na profissão de borracheiro tornou-se microempresário, quando decidiu investir no seu sonho de seguir a carreira pública, tendo sempre ao lado sua companheira, Ely, com quem tem duas filhas.
Em 2005 ele ganhou sua primeira eleição, e de lá pra cá, já são quatro mandatos com a condição de ser o mais bem votado vereador da história política ribamarense. A primeira pergunta foi o que levou Beto das Vilas, na condição de pré-candidato, a buscar a disputa da Prefeitura de São José de Ribamar. Depois de agradecer pelo convite, cumprimentar os profissionais da rádio, ouvintes, ressaltou que ele era filho de uma mulher que apesar dela não ter estudado e ter nascido na roça, era muito inteligente. E nela se inspirou para ter essa força de vontade, somada ao apoio de lideranças comunitárias, do povo em geral, tanto da sede quanto das vilas e zona rural. E disse: “Eu tenho o apoio primeiro de Deus, depois o apoio do povo. Política se ganha é andando nos bairros, nas vilas. Eu ganhei esse nome – Beto das Vilas – quando inauguramos o primeiro centro social da Vila Sarney e foi o povo que começou a clamar. Eu não me escondo da população, e hoje eu me sinto preparado para vencer essa batalha”.
Entre as perguntas sugeridas pelos ouvintes, Beto das Vilas respondeu que São José de Ribamar precisa acordar para o Turismo, mas dando oportunidade primeiro ao povo da cidade, com geração de emprego e renda. Entre suas ideias, disse que a cidade tem belas praias: Caúra, do Meio, Unicamp, mas São José de Ribamar precisa se preparar para o Turismo. Padronizar bares e restaurantes, trazer indústrias, criar concursos públicos, planejar segurança, acessibilidade e mobilidade urbana, fiscalizar tudo isso. “Essa semana eu fui na Nova Terra, pela estrada da Mata, e a situação está horrível de tanto buraco” ressaltou.
O repórter Isaías Rocha observou que a história de vida de Beto das Vilas pode se confundir também com a realidade de muitos eleitores maranhenses e brasileiros também. Desde cedo aprendeu a vencer dificuldades. Beto completou: “Quando vocês começaram a falar a minha história da vida, saiu lágrimas dos meus olhos porque só eu sei o tanto que eu sofri na vida com minha família. Espero que ninguém passe pelo o que eu já passei. Eu já passei fome. Pedia a Deus o dia de ter aula pra eu ter a merenda escolar”. No estúdio, houve até uma pausa para conter a emoção. E disse mais: “Vocês sabem que emprego é difícil para quem está na cidade, imagina para quem vem da roça, que só sabe trabalhar de roça, e na hora em que vocês começaram a falar da minha vida, do meu passado, eu fiquei emocionado. Agora, era bom que todos os prefeitos viessem de baixo pra saber a situação da população, como eu vim. Eu sou caboclo mesmo, nasci na roça, me chamam de ‘borracheirinho’, eu sou borracheiro mesmo. Eu olho pra trás e sei da onde eu vim”.
No tocante a experiência parlamentar, sobre os paramentos de atuação de um gestor do poder legislativo e do poder executivo. O que irá mudar? Beto diz que nesses doze anos de Presidente da Câmara de Vereadores de Ribamar nunca teve uma conta rejeitada. E que apesar das ‘fakes news’ que começaram a aparecer agora, ele tem tudo correto. Procuro trabalhar com uma boa equipe, formada pela competência de cada pessoa, que eu escolho dentro do município de São José de Ribamar. Ele aproveitou o espaço também para parabenizar o pequeno comerciante, pela coragem de lutar nesses tempos tão difíceis economicamente.
No bate-bola disse que o que o diferencia dos outros pré-candidatos é que ele conhece a realidade do povo ribamarense. E cogitou a possibilidade do advogado Edson Júnior compor a sua chapa eleitoral para candidatura a vice-prefeito.
Em relação novamente as ‘fakes news’, Beto das Vilas finalizou dizendo: “Quando a mentira vai na frente, a verdade vem atrás. O mal nunca prevaleceu o bem. E eu não abro mão da minha pré-candidatura porque foi o povo quem me escolheu, e só Deus pode mudar isso”.
Comentários