Prefeito Edivaldo conversa com técnico em uma das frentes de trabalho
O prefeito Edivaldo Holanda Junior iniciou mais uma obra de urbanização na zona rural de São Luís. A região da Vila Sarney, Vila Industrial e Vila Primavera está recebendo mais de 13 km de asfaltamento. É asfalto sendo aplicado em ruas e avenidas que nunca tinham recebido nenhum tipo de pavimentação.
Além do asfaltamento nas vias internas de cada bairro, a Prefeitura está implantando obras complementares, como drenagem profunda em três pontos distintos da região e drenagem superficial.
Também está sendo implantada uma via, com cerca de 1,8 km para integração direta dos bairros ao Maracanã. Após a conclusão dos serviços toda a região terá nova configuração urbana.
Os trabalhos fazem parte de um amplo pacote de investimentos em infraestrutura que Edivaldo está executando na zona rural de São Luís, que nunca tinha recebido um volume de obras tão grande.
São obras de macrodrenagem e asfaltamento como as em andamento nas regiões do Santa Bárbara, impactando mais de 60 mil pessoas, e do Tibiri, que beneficiará mais de 8 mil famílias; a construção de uma ponte em concreto armado de 36 metros de extensão que interligará os bairros Recanto Verde e Vila Itamar. Todas estas são obras inéditas para uma gestão municipal em São Luís.
Este é mais um acerto de Edivaldo em sua gestão, pois obras de infraestrutura são essenciais para o desenvolvimento social, urbano e econômico das áreas rurais, pois garantem melhores condições de moradia, escoamento da produção, fortalecimento do comércio e oportunidades na geração de emprego e renda para os moradores da área.
Presidente Othelino Neto conduzirá novamente os trabalhos da Mesa Diretora na segunda sessão após a volta das atividades presenciais na Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão realiza, nesta quarta-feira (24), a partir das 9h30, a segunda sessão plenária, após o período de restrições decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Estarão em pauta novas medidas de enfrentamento à Covid-19 e outros temas de interesse da população maranhense.
O chefe do Legislativo Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), conduzirá os trabalhos no Plenário Nagib Haickel, assim como na sessão ocorrida nesta terça (23), que marcou o retorno das atividades presenciais da Casa, seguindo as medidas sanitárias exigidas.
Na ocasião, a suplente de deputado estadual Valéria Macedo (PDT), terceira da coligação PDT / PCdoB / PSB / PRB / PR / DEM / PP / PTC / AVANTE, assumirá a cadeira do deputado Zé Gentil (PRB), que faleceu no início da semana passada.
De acordo com o Projeto de Resolução Legislativa 1.032/20, serão realizadas até duas sessões ordinárias ou extraordinárias por semana, contando somente com o Pequeno Expediente e a Ordem do Dia. Nesse período, ficam suspensas as realizações de sessões especiais e solenes.
Cuidados
O acesso ao Plenário continuará restrito e com o número mínimo de servidores necessário ao seu funcionamento. Os assentos dos parlamentares foram ajustados para garantir o distanciamento entre os deputados.
A sala de imprensa, localizada ao lado do Plenário Nagib Haickel, e a Galeria ficarão fechadas, também como medida preventiva para evitar aglomerações.
As sessões plenárias serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 51.2/ 17 TVN), no site www.al.ma.leg.br e pelas páginas da TV e da Assembleia Legislativa no Facebook, garantindo ampla divulgação e transparência por meio do acesso virtual da imprensa aos trabalhos legislativos.
PSOL reafirmou pré-candidatura de Franklin Douglas a prefeito de São Luís
Em plenária virtual realizada ontem, 22, o Diretório Municipal do PSOL debateu as teses de tática eleitoral para as eleições municipais deste ano, em São Luís.
A tese vencedora com 82% dos votos dos membros do Diretório foi a que propôs O PSOL como alternativa de esquerda, ou seja, o PSOL vai para as urnas com candidatura própria, rejeitando a coligação com o PSB, que tem como pré-candidato a prefeito Bira do Pindaré.
A próxima reunião do Diretório Municipal ocorrerá no dia 29 de junho, e vai deliberar sobre os nomes para candidatura majoritária (prefeito e vice) e chapa proporcional de candidatos a vereador e vereadora.
Para prefeito o nome mais cogitado a ser chancelado é o do professor e jornalista Franklin Douglas.
A oefeita Paula Azevedo com.o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, na inauguração da UPA de Paço do Lumiar (Fotos: Diego Chaves)
Posta em atividade nesta terça-feira (23), a Unidade de Pronto Atendimento UPA 24H de Paço do Lumiar, é resultado de esforço e dedicação conjunta por meio de parceria institucional entre Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar. A solenidade que marcou a inauguração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais para que as pessoas pudessem acompanhar de modo virtual.
A solenidade que foi iniciada com um momento de oração, contou com a presença de algumas autoridades, entre elas o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o deputado estadual Adelmo Soares, a prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), a secretária de saúde do município, Soraya Santana, e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.
Paula Azevedo destacou a importância da UPA para a saúde pública do município
Ao falar sobre a inauguração, Paula Azevedo destacou os inúmeros esforços conjuntos entre governo e gestão municipal para que este momento chegasse. Ela agradeceu a sensibilidade do governador Flávio Dino (PCdoB), em atender um desejo do povo de Paço do Lumiar, e também a sua secretária municipal de saúde e equipe pelo empenho no que fosse preciso para ajudar na implantação da unidade.
“Com o importante apoio que nos foi e é dado pelo Governo do Estado, estamos entregando mais uma casa de saúde para atender ao povo de Paço do Lumiar. Uma obra que se concretiza após superadas todas as dificuldades, e em um momento tão preciso como o qual nós estamos passando”, disse a prefeita.
A prefeita Paula Azevedo com gestores da saúde do Município em frente à UPA
O secretário Carlos Lula, em seu discurso, enfatizou a importância da Unidade neste momento de pandemia. E destacou também, que a unidade “está entre as maiores UPA’s em atividade no Maranhão, pertencente a Rede de Saúde do Estado”.
A secretária de saúde do município, Soraya Santana, explicou que o suporte de uma UPA Tipo – III é um imprescindível para uma cidade do tamanho e com o número de habitantes de Paço do Lumiar. Ela ressaltou também que esta unidade, neste momento passa a ser um grande apoio para receber pacientes acometidos pelo novo coronavírus, mas também figura como referência prioritária para o trabalho desenvolvido pelo SAMU de Paço do Lumiar.
Paula Azevedo escreveu seu nome na história de Paço do Lumiar ao inaugurar a UPA
“ A remoção de pacientes da Covid-19, ou mesmo de vítimas em caso de acidentes, por exemplo, poderá ser feita de modo mais rápido e direcionado para atendimento na unidade. Isso agilizará o acesso ao atendimento para estabilização de nossos socorridos, após os procedimentos de primeiros socorros, feitos pelos socorristas do SAMU”, explicou a secretária de saúde do município, Soraya Santana.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Paço do Lumiar, está localizada na Av. 8, s/n, Conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar. Ao todo, a UPA – 24H de Paço do Lumiar coloca à disposição da população 27 leitos, sedo 16 da ala amarela, 6 de pediatria e 5 leitos de estabilização. A UPA conta com apoio diagnóstico e terapêutico. Entre os espaços estão a recepção, administração, classificação de risco, consultórios, salas de observação, salas para realização de curativos e suturas, aplicação de medicamentos, inalação, sala de imobilização (gesso), eletrocardiografia, Raio X, CME (Central de Material e Esterilização Recepção e Limpeza), vestiários e repousos para profissionais da assistência, almoxarifado, entre outros. Conta também com diversos equipamentos de retaguarda para funcionamento em situações atípicas, a exemplo de quadro de comando e gerador para emergências na falta de energia.
Othelino conduziu os trabalhos da primeira sessão presencial após o período de suspensão das atividades devido à pandemia
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta terça-feira (23), a primeira sessão plenária presencial, após o período de suspensão das atividades da Casa por conta da Covid-19. O chefe do Legislativo Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), conduziu os trabalhos no Plenário Nagib Haickel, que contou também com a participação remota de outros parlamentares por vídeoconferência. Durante a sessão, foram aprovados novos projetos de reforço ao combate da pandemia no estado.
Ao abrir a sessão, o presidente da Casa destacou o retorno das atividades no Parlamento de forma gradual, adotando todos os procedimentos e recomendações sanitárias para resguardar a saúde dos deputados e servidores, minimizando os riscos de contágio pela Covid-19.
“Desde a entrada da Assembleia, temos uma barreira sanitária da Diretoria de Saúde para proceder os cuidados necessários com nossos servidores, fazendo uma primeira inspeção, aferindo a temperatura e controlando o acesso. Aqui no Plenário também está acontecendo o mesmo procedimento”, destacou Othelino Neto, reforçando ainda que o layout do espaço foi alterado para garantir o distanciamento necessário entre os deputados nas bancadas.
Antes de iniciar os trabalhos, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao deputado estadual Zé Gentil, que faleceu no início da semana passada. “Nós queríamos muito que o nosso Plenário estivesse completo, mas, infelizmente, o nosso colega Zé Gentil não resistiu às complicações da Covid-19. Nós lamentamos por todas as vidas que se perderam e, hoje, em nome do deputado Zé Gentil, faremos um minuto de silêncio em homenagem a ele e a todas as famílias que perderam entes queridos em razão da Covid-19”, declarou o chefe do Legislativo Estadual.
Matérias aprovadas
Na Ordem do Dia, novos projetos foram apreciados para reforçar as medidas de combate à pandemia no Maranhão. Entre os itens aprovados estão os Projetos de Lei 158/2020 e 187/20, ambos de autoria do deputado Dr. Yglésio (PROS). O primeiro dispõe sobre a obrigatoriedade de testagem periódica para detecção do vírus da Covid-19 em empresas com mais de vinte trabalhadores. Já o segundo institui a obrigatoriedade às instituições particulares de ensino de promover atividade de acolhimento socioemocional, no retorno do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.
Também foi aprovado o Projeto de Lei 153/20, de autoria do deputado Duarte Jr. (Republicanos), com anexação do Projeto de Lei 154/20, apresentado pelo deputado Adriano (PV), estabelecendo procedimento virtual de informações e acolhimento dos familiares de pessoas internadas com doenças infectocontagiosas, durante endemias, epidemias ou pandemias, em hospitais públicos, privados ou de campanha sediados no estado.
No mesmo sentido, foi aprovado o Projeto de Lei 189/20, de autoria do deputado Rigo Teles (PV), que dispõe sobre a visita virtual através de videochamadas de familiares a pacientes internados em isolamento, decorrente da contaminação pelo coronavírus.
De autoria do deputado Adriano (PV), foi votado também o Projeto de Lei 163/20, que dispõe sobre a obrigatoriedade da disponibilização de oxímetros em estabelecimentos farmacêuticos. Ainda de sua autoria, foi aprovado o Projeto de Lei 207/20, que altera a Lei nº 11.274/2020, que trata da suspensão do cumprimento de obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais e municipais e empregados da iniciativa privada, no âmbito do estado do Maranhão.
Calamidade Pública
O Plenário também apreciou e aprovou projetos de decreto legislativo, oriundos de pareceres aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), reconhecendo o estado de calamidade pública em mais nove municípios maranhenses, entre eles, Presidente Médici, Codó, Tuntum, Marajá do Sena, São Mateus, Cidelândia, Paço do Lumiar, Buriti Bravo e Vitorino Freire.
Adriano não abriu mão do uso da máscara ao discursar na tribuna da Assembleia Lea
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (23), o projeto de lei n° 163/2020, de autoria do deputado estadual Adriano Sarney (PV), que dispõe sobre a obrigatoriedade das farmácias no estado disponibilizarem o aparelho oxímetro, de forma gratuita, pelo tempo que durar a pandemia. Segundo Adriano, o PL justifica-se em decorrência de inúmeros problemas no setor da saúde do Estado, por conta da pandemia do novo Coronavírus.
O oxímetro é um pequeno aparelho a ser colocado no dedo com a finalidade de mensurar o nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que o sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte. Sabe-se que hipóxia -baixa oxigenação dos tecidos-, causada pela Covid-19 não tem sintomas.
“Nesse contexto de pandemia é difícil recomendar que todo mundo tenha um em casa, não somente pelo custo, mas as pessoas não vão saber exatamente o que fazer com o equipamento. Por isso é importante que todas as farmácias disponibilizem o aparelho e que tenha a farmacêutico ajudando a checarem a oxigenação sanguínea, pois a queda da oxigenação é um critério de gravidade e de acompanhamento da Covid-19”, explicou o parlamentar.
A lei específica que as farmácias deverão ter ao menos 1 oxímetro como medida pública para toda a população, que os farmacêuticos façam a higienização correta do mesmo -com álcool e panos limpos- e que a preferência sempre seja dada a pessoas que fazem parte do grupo de risco para Covid-19, como as pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crônicas respiratórias ou cardiovasculares.
Nesse momento o projeto segue para a sanção do Governador e as farmácias terão 10 dias para se adequarem ao cumprimento desta Lei.
Motorista parou no acostamento enquanto o microônibus entrava em chamas
Um microônibus pegou fogo no km 12 da BR-135, na saída de São Luís, no início da manhã desta terça-feira (23).
O trânsito ficou interrompido por alguns instantes, mas voltou a fluir. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros estiveram no local para restabelecer o tráfego, evitar outros acidentes e apagar as chamas.
Homens do Corpo de Bombeiros apagam chamas no veículo, que registrou perda total
O veículo registrou perda total. Somente após a perícia será apontada a possível causa do incêndio.
Beto das Vilas tem nome consolidado na política ribamarense
Conhecido de quatro entre cinco ribamarenses, segundo informações apuradas junto ao eleitorado local, o presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, Manoel Albertin Dias dos Santos, o Beto das Vilas (PRB), é favorito para vencer a eleição em 2020 na corrida à prefeitura ribamarense, uma vez que nenhum pré-candidato forte da oposição possui tamanha densidade eleitoral e presença nas comunidades. Para algunas analistas consultados, o melhor nome para rivalizar com o prefeito Eudes Sampaio é o do chefe do Legislativo municipal.
Determinado e dizendo estar convencido de que o desenvolvimento de São José de Ribamar estará comprometido se não houver um novo conceito de gestão da coisa pública, Beto das Vilas, como é popularmente conhecido no lugar, parece disposto a sair da zona de conforto e encarar pela primeira vez o enfrentamento, na corrida pelo Executivo municipal, para construir uma candidatura majoritária competitiva.
Alçado a uma posição de certo destaque por conta dos seis mandatos consecutivos ao cargo de vereador, Beto das Vilas, que tem uma brilhante popularidade na cidade, é visto por todos os analistas locais como um ‘outsider’, para a disputa do Executivo ribamarense em 2020.
Força
A força politica dele é tão grande que hoje conta com apoio da maioria no Poder Legislativo municipal, pois dos 17 vereadores com representação na Câmara, oito apoiam o projeto politico dele, podendo, inclusive, chegar a mais adesões.
Para a disputa deste ano, Beto das Vilas vem consolidado para enfrentar o grupo do ex-prefeito Luis Fernando, que deve concorrer no pleito com pelo menos dois candidatos – um deles o desgastado prefeito Eudes Sampaio. Porém, como está no poder há 10 anos, o atual chefe do Executivo ribamarense – que já foi vice dos ex-prefeitos Luís Fernando e Gil Cutrim – está fracassando e por conta disso, sua rejeição é altíssima. Além disso, o antecessor, que renunciou ao cargo de chefe do Executivo, acabou por contaminar a administração municipal, pois, para muitos, mesmo fora da prefeitura, ele continuou como o prefeito de fato.
Sem tomar conhecimento dos fracassos do atual gestor, Beto das Vilas vai se consolidando para enfrentar mais um desafio em sua vida pública e é o favorito para ser o próximo prefeito da terceira maior cidade do Maranhão.
O deputado estadual Wellington do Curso apresentou Projeto de Lei nº 211/2020 que estabelece a obrigatoriedade de o Poder Executivo Estadual informar à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Contas do Estado sobre as compras realizadas pelo Estado do Maranhão no combate ao COVID-19.
Ao justificar o projeto, o deputado destacou que a proposição é fundamental para garantir transparência na aplicação dos recursos públicos durante a pandemia do novo coronavírus, uma vez que a situação de calamidade pública no estado e nos municípios permite aos mesmos que façam a aquisição de bens e serviços sem processo licitatório.
“Protocolamos Projeto de Lei com objetivo de combater irregularidades que possam vir a ocorrer nas compras e serviços contratados em razão do combate ao Covid-19, vez que o Estado e os municípios podem contratar sem licitação, além de celebrar convênios e parcerias emergenciais. Diante disso, nossa proposição busca facilitar a fiscalização e garantir mais transparência à gestão e aplicação do dinheiro público com o envio quinzenal de relatórios a Assembleia legislativa do Estado do Maranhão e ao Tribunal de Contas do Estado dos dados referentes aos contratos celebrados. Entendemos que a população tem o direito de ser informada sobre como estão sendo gastos os recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus no Maranhão.” Disse Wellington.
Menor impacto da pandemia no município é atribuído às medidas eficazes de enfrentamento ao novo coronavírus adotadas pela gestão do prefeito Fábio Gentil
Usuária do Terminal Rodoviário de Caxias higieniza as mãos em pia instalada como medida sanitária contra o novo coronavírus
Apesar de ser a cidade pólo da Região dos Cocais, com o segundo maior número de habitantes, Caxias apresenta menor quantidade de casos confirmados e mortes causadas pela Covid-19 do que municípios vizinhos. O resultado é atribuído às ações efetivas de enfrentamento ao novo coronavírus adotadas pela gestão do prefeito Fábio Gentil (Republicanos) desde o início da pandemia.
As medidas implementadas pela administração municipal para conter a disseminação do vírus contam com total aprovação da população, que reconhece os esforços da Prefeitura para prevenir o contágio e tratar os pacientes infectados, com elevada taxa de recuperação.
Uma das medidas apontadas como mais eficazes para o combate à Covid-19 em Caxias foi a instalação de pias em pontos estratégicos e de grande fluxo para que as pessoas façam a devida higienização das mãos, cumprindo, assim, uma das normas sanitárias mais recomendadas pelas autoridades de saúde para reduzir o risco de contrair o novo coronavírus.
Comentários