O Presidente da Juventude Verde no Maranhão (JPV/MA), Bruno Rodrigues, protocolou na Secretaria de Estado da Saúde (SES), ofício solicitando informações sobre as ações adotadas no enfretamento à COVID-19 no estado e, principalmente, cobrando mais transparência na divulgação destes dados à população.
Entre os questionamentos, estão, por exemplo, sobre o volume de recursos repassados pelo governo federal ao Maranhão, o número de respiradores recebidos pelo governo federal e adquiridos pelo estado, leitos e kits de UTI já entregues e sobre as medidas que vêm sendo adotadas para a reposição dos profissionais da área de saúde que foram contaminados pela Covid-19.
¨Estudos divulgados recentemente afirmam que ainda estamos no inicio do pico da pandemia e cada dia aumenta a saturação do nosso sistema de saúde. Então, precisamos de respostas para a população”, argumentou e acrescentando que o pedido de informação “é uma forma de pressionar o governo estadual a agilizar os atendimentos aos pacientes e dar uma transparência maior aos recursos recebidos e ações que estão sendo adotadas “, concluiu.
Os pedidos foram solicitados formalmente via Lei de Acesso a Informação, ou seja, possuem um prazo legal estipulado para serem respondidos, mas o Presidente da JPV/MA acredita que a análise, apesar de minuciosa, seja ágil conforme espera a população.
Assista: