Em entrevista concedida a um programa de internet, o prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT), fala que esteve em Teresina levando sua sogra para tratamento de Covid-19 e em conversas com um médico da capital piauiense, relatou que ouviu dos profissionais de saúde daquela cidade que o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) havia recomendado aos médicos do município para não atenderem nenhum outro paciente que não fosse de sintomas do novo coronavírus.
Estranha esse depoimento do prefeito de Codó, pois sabe-se que Teresina é referência médica no país em diversas especialidades e não é por que o país vive uma pandemia que as outras doenças ficaram de lado, sem atendimento.
Uma acusação muito séria feita por Nagib, que coloca o trabalho dos profissionais de saúde e instituições de saúde privada e particular como vilão ao negar atendimento à população piauiense e parte do Maranhão.
Alguns usuários das redes de saúde pública e privada da capital piauiense informararm que tal recomendação não existe, que os atendimentos a muitos casos de saúde continuam sendo prestados perfeitamente, com a qualidade e a resolutividade que Teresina sempre teve com quem procura saúde naquela capital.
Uma declaração como essa assusta as pessoas que necessitam de atendimento médico que não seja exclusivamente de Covid-19.
Representantes do CRM-PI para mais foram procurados para que emitissem esclarecimentos, mas não houve êxito. De qualquer forma, este espaço está franqueado para manifestação, a qualquer momento, da entidade que representa os bons profissionais de saúde do Piauí.