Assista ao vídeo da reunião na qual Bolsonaro teria falado em interferir na PF

Por autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, foi divulgado, agora há pouco o vídeo da reunião do presidente Jair Bolsonaro com ministros do seu governo, realizada em 22 de abril. A liberação das imagens era aguardada com expectativa por causa da acusação do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro de que Bolsonaro havia afirmado, na audiência, sua intenção de interferir na Polícia Federal. Assista:

Judiciário do Maranhão registra alta produtividade no período da pandemia

Presidente do TJMAS, desembargador Lourival Serejo

O Poder Judiciário do Maranhão registrou significativa produtividade no período compreendido entre os dias 18 de março e 18 de maio deste ano.

Levantamento feito pela Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Tribunal de Justiça do Maranhão mostra que, ao longo do período mencionado, no âmbito da Justiça de 2º Grau, os desembargadores deram baixa – ou seja – arquivaram definitivamente 1.550 processos, proferiram 3.901 decisões e 16.149 despachos.

Foram julgados 7.450 processos. Aqueles incluídos em pauta para sessões de julgamento somaram 3.079. A Diretoria Judiciária – setor responsável pela tramitação de processos no 2º Grau de jurisdição – realizou mais de 152.989 movimentações no PJe (Processo Judicial Eletrônico).

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo, a pandemia mostra que este é o momento certo para a inovação e aperfeiçoamento das ferramentas de trabalho remoto, de forma a dotar o Poder Judiciário de maior agilidade e eficiência no cumprimento de suas atribuições constitucionais.

“A alta produtividade demonstra que o regime de plantão extraordinário, ocasionado pela pandemia da covid-19, consolidou-se como metodologia de trabalho apta a garantir maior eficiência na prestação jurisdicional”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo.

PRIMEIRO GRAU

Os magistrados de 1º Grau também se mostraram extremamente produtivos no período de 18 de março e 18 de maio deste ano. Foram realizadas 2.516 audiências, baixados 51.086 processos, proferidas 54.131 decisões e 131.471 despachos.

Os registros indicam o julgamento de 55.969 processos. Nos sistemas informatizados de tramitação processual, foram cadastradas 1.412.386 movimentações processuais, com a inclusão de 1.752 processos em sessões de julgamentos.

No mesmo período, foram julgados 55.969 processos. Nos sistemas informatizados de tramitação processual, foram cadastradas 1.412.386 movimentações processuais, com a inclusão de 1.752 processos em sessões de julgamentos.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJMA, Cristiano Simas – que coordenou o levantamento como juiz responsável pelo Planejamento Estratégico – a extraordinária produtividade observada em apenas dois meses de atividade laboral “demonstra a inexorável vocação da Justiça maranhense, prestando a tutela jurisdicional de forma célere e transparente, mesmo diante das dificuldades observadas na crise da Covid-19”.

Para o magistrado, além de representar uma necessária evolução do fluxo produtivo, “o trabalho remoto revelou-se como uma alternativa eficiente no atendimento célere das demandas sociais por justiça”.

Câmara de São Luís antecipa novamente pagamento de salários servidores

Sensível à crise do novo coronavírus, presidente da Câmara, Osmar Filho, decidiu antecipar, mais uma vez, os salários dos funcionários da Casa

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), determinou, mais uma vez, a antecipação do pagamento dos salários dos servidores da Casa de Leis.

Os vencimentos referentes a este mês, que seriam pagos somente na próxima semana, de acordo com calendário estabelecido em janeiro, estarão nas contas bancárias dos funcionários neste sábado (23).

A medida, adotada por Osmar desde o início do ano, visa valorizar o funcionalismo e contribuir com milhares de famílias neste momento delicado pelo qual toda a sociedade está passando diante da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

Apesar das normas de distanciamento social que obrigaram, neste momento, a suspensão dos trabalhos presenciais na Câmara, Osmar Filho instituiu as chamadas sessões extraordinárias e audiências públicas remotas do Parlamento Ludovicense.

Através do mecanismo online, os vereadores estão se reunindo toda a semana para apreciar matérias de interesse da sociedade e que estão contribuindo no combate ao Covid.

Além de pagar os salários dos servidores sempre dentro do mês vigente, antecipando os mesmos e também o 13º, Osmar Filho já adotou outras importantes ações de valorização do funcionalismo e de modernização dos trabalhos parlamentares.

Criou o Setor de Gestão de Qualidade, responsável em coordenar todo o processo de integração entre as demais áreas administrativas, assim como estabelecer metas a serem cumpridas, como a implantação do Sistema Eletrônico de Tramitação de Processos.

A gestão Osmar Filho promoveu diversas capacitações e treinamentos direcionados para os servidores, cujo trabalho, também foi reconhecido com o oferecimento de cursos de graduação e pós-graduação, além de uma política salarial eficiente.

O presidente implantou novas ferramentas de comunicação; instituiu a transmissão ao vivo, via Internet, das sessões ordinárias e de outros eventos promovidos no Plenário; tradução simultânea em Libras das sessões; recuperação da estrutura física da sede da Câmara; dentre outras ações.

Resultado de auditoria externa promovida pela empresa QMS Brasil, credenciada pelo Governo Federal, através do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atestou que o Parlamento Ludovicense está apto a receber a certificação do ISO 9001:2015, norma que define os requisitos para garantir padrões de qualidade com o objetivo de buscar a satisfação do público e a melhoria contínua do desempenho da instituição.

A obtenção da recomendação é uma ação inédita na Casa de Leis. No Brasil, vale destacar, dentre as capitais, apenas as Câmaras Municipais de Salvador e Manaus possuem a referida certificação. São Luís, o que tudo indica, será a terceira a figurar neste seleto grupo.

Novidade na Equatorial Maranhão: agora é possível que o cliente realize a autoleitura

Já está disponível no site da distribuidora o envio da autoleitura do cliente

Dados estão disponíveis na conta de energia para autoleitura

O cenário de pandemia da Covid-19 mudou a rotina da população que precisa se adaptar diariamente a esta realidade. Com as empresas que prestam serviços essenciais não é diferente, por isso a Equatorial Maranhão, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, tem inovado nos serviços digitais, ampliando, cada vez mais, os canais de atendimento e relacionamento com o cliente.

Como os processos de leitura e faturamento da Equatorial Maranhão são realizados de forma imediata, nos medidores que ficam na parte externa do imóvel, é possível coletar a leitura e entregar a fatura sem que haja qualquer contato com o cliente. Já nos domicílios com medidores internos ou que possuem algum impedimento de acesso ao leiturista, a orientação geral, segundo a ANEEL, é que sejam faturados com base na média dos consumos dos 12 meses anteriores à conta de energia atual.

Com o novo serviço de autoleitura, o cliente que possui o medidor interno pode, agora, acessar o site da Equatorial Maranhão, no endereço www.equatorialenergia.com.br, clicar em “Agência Web”, depois em “Solicitações e Serviços” e por fim “Enviar minha autoleitura”. Em seguida é necessário informar a Conta Contrato (número que identifica a unidade consumidora, disponível no canto superior direito da fatura de energia), o CPF do titular, os dados da leitura atual, anexar uma foto nítida com os número que constam no visor do medidor e aceitar os termos de ciência.

Fique atento ao seu período de faturamento!

Cliente faz autoleitura em equipamento em sua unidade consumidora

Para que a informação seja validada, o cliente deve enviar sua leitura de 5 a 3 dias úteis antes da data prevista para a próxima leitura (informação disponível na conta de energia). Por exemplo, se a data da sua próxima leitura for 30/05/2020, você deverá enviar a autoleitura entre os dias 23/05 e 27/05. Em caso de dúvidas, consulte o site da Equatorial Maranhão.

Os clientes que informarem a autoleitura podem acessar o site da Equatorial Maranhão e consultar a fatura após a emissão ou fazer a adesão ao recebimento de fatura por e-mail. O procedimento é bem simples, basta que o titular da unidade consumidora solicite por meio do site www.equatorialenergia.com.br.

Orientação para Condomínios

A Equatorial Maranhão reforça, ainda, aos síndicos e administradores de condomínio, a necessidade de permissão de entrada dos leituristas para efetuar a leitura nos medidores que ficam em quadros de medição externos, em cada bloco de apartamentos, ou que haja uma orientação aos condôminos quanto a autoleitura via site.

Prefeitura de Paço do Lumiar acolhe solicitação da REMADD e encaminha adolescente para tratamento contra drogas

Erisson Lindoso (de preto) com a euipe da Comunidade Terapêutica Casa do Oleiro (PI), responsável por encaminhar o tratamento

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, acolheu e encaminhou a Teresina (PI) um adolescente de 15 anos para passar por tratamento contra dependência química de drogas. Na capital piauiense, o menor ficará sob responsabilidade da comunidade terapêutica Casa do Oleiro, mas equipes especializadas do Município acompanharão o processo de reabilitação, tanto dele, quanto da família

O envio do adolescente só foi possível graças à Divisão de Enfrentamento à Violência e às Drogas, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos. O departamento foi revitalizado na gestão da prefeita em exercício, Paula Azevedo.
Segundo o chefe da Divisão, Erisson Lindoso, o adolescente chegou aos cuidados do órgão depois que a própria família buscou ajuda para recuperá-lo.

“Fomos acionados pela REMADD, entidade membro do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, que nos encaminhou o caso do adolescente “L”, de 15 anos. A família reside aqui, em Paço do Lumiar, e explicou que o mesmo, desde os 12 anos, apresentava comportamento estranho na escola, mas que nos últimos anos estava usando drogas, passava a madrugada na rua, chegava em casa com roupas novas – o que pode ser indício de exploração sexual- e revelou ter praticado assalto. Esse último fato deixou a família desesperada”, contou Lindoso.

Assim que a história do adolescente foi repassada aos órgãos municipais responsáveis, foi feita uma visita a ele, que foi levado ao CAPS do Maiobão. Lá, ele recebeu atendimento psiquiátrico e, na mesma oportunidade, foi feito o contato com a Casa do Oleiro e iniciado o processo de acolhimento do adolescente, com o consentimento da família. A Defensoria Pública do município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Tutelar também foram imediatamente notificados sobre a situação.

A família do menor está confiante que ele voltará recuperado do vício nas drogas e preparado para conviver na sociedade de forma mais digna.

A REMADD parabeniza a ação proativa da Secretaria de Direitos Humanos e reitera sua parceria com a gestão, como informa Arivaldo Júnior, vice-presidente da entidade: “Buscar apoio da Federação Amor Exigente e outras entidades apara dar início aos grupos de mútua ajuda familiar, conforme solicitação da Divisão de Enfrentamentos à Violência e às Drogas ao COMPOD. Acreditamos que estamos no caminho certo e vamos avançar” declarou Júnior.

Prefeitura de Santa Rita realiza higienização de ruas e prédios públicos

Agente de sanitização higieniza via pública em bairro de Santa Rita

A Prefeitura de Santa Rita iniciou na quinta-feira (21), uma nova fase da higienização de ruas e prédios públicos no município. A tecnologia de desinfecção utiliza ozônio que garante a limpeza por um período de três meses. Essa técnica já vem sendo usada em cidades chinesas. O trabalho está sendo feito desde o mês de abril.

De acordo com o prefeito Hilton Gonçalo, todo o trabalho de desinfecção utiliza a mesma tecnologia e produto que foram usados na China. O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado.

Trabalho também foi realizado em instalações hospitalares do município

Hilton Gonçalo enfatizou que a ação soma-se a outras que a prefeitura já desenvolve na cidade como forma de conter o avanço do coronavírus. “É importante ressaltar que a ação já foi desenvolvida em países e cidades que enfrentam a epidemia do coronavírus. Com a técnica, a desinfecção em ambientes externos tem durabilidade de três meses e, em ambientes internos, seis meses”.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima