Covid-19: pesquisa de anticorpos já testou 465 pessoas no Maranhão

0comentário
Pesquisa visa descobrir a prevalência da infecção por Covid-19 na população

Um total de 465 pessoas no Maranhão já foram testadas durante a primeira etapa da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por COVID-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, que vai até esta terça-feira (19).

No Maranhão, cinco municípios participam do levantamento, contratado pelo Ministério da Saúde: São Luís, Presidente Dutra, Imperatriz, Caxias e Bacabal. Em balanço divulgado no início da noite desta segunda-feira (18), o órgão divulgou a parcial da pesquisa nas cidades escolhidas. Ao todo, no estado, já foram realizados 465 testes. Dos municípios maranhenses onde pesquisa a está sendo aplicada, apenas na capital os trabalhos ainda não foram iniciados.

O total de testes de anticorpos previstos para cada cidade é de 250. No Maranhão a meta é testar 1.250 pessoas. Faltam, portanto, 765 exames. Confira os números abaixo:

Parcial

As regiões Norte e Nordeste foram as que mais aplicaram testes até o momento, somando 8.106 testes. O estudo, financiado pelo Ministério da Saúde, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, e executado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), será realizado em três etapas e prevê testar até 100 mil pessoas em 133 municípios. A expectativa é testar cerca de 33 mil brasileiros em cada etapa, sendo 250 pessoas em cada município selecionado. As próximas etapas de coletas estão previstas para acontecer em 28 e 29 de maio e 11 e 12 de junho.

“A pesquisa foi contratada pelo Ministério da Saúde para termos informações mais detalhadas sobre a situação de casos, ampliando cada vez mais o conhecimento sobre a doença. Por isso, a importância desta pesquisa”, destacou o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

Sem comentário para "Covid-19: pesquisa de anticorpos já testou 465 pessoas no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS