Desde a última terça-feira (5), atendendo ao decreto estadual de lockdown em toda a região metropolitana de São Luís, que inclui as cidades de Paço do Lumiar ,Raposa e São José de Ribamar, a Polícia Militar, por meio do Comando de Missões Especiais (CME), colocou em prática a “Operação Lockdown”, como medida de controlar a circulação de pessoas e veículos e combater o avanço do novo coronavirus .
A ação, realizada diuturnamente, conta com apoio das unidades do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) e da Cavalaria e deve durar os 10 dias determinados pelo decreto do Governo do Maranhão, com abordagens a veículos e pedestres para que estes comprovem a necessidade de transitar nas vias públicas ou se os condutores fazem parte dos chamados serviços essenciais.
O CME montou barreiras nos principais acessos à Avenida Litorânea, um dos principais cartões postais da capital maranhense, com o intuito de orientar a sociedade sobre as restrições.
POLICIAMENTO OSTENSIVO
Segundo o comandante do CME, coronel Sodré, as unidades continuam fazendo o policiamento preventivo em estabelecimentos considerados essenciais, como agências bancárias e empresas comerciais (alimentício).
Nesses locais, além de coibir ações ilícitas, a PM orienta a população sobre as medidas de prevenção à Covid-19 e reprimem atos que possam representar ameaça à saúde pública.