Em sessão remota com votação por videoconferência, a Câmara Municipal de São Luís aprovou nesta quarta -feira, 29, o projeto de Lei de autoria do vereador Dr. Gutemberg Araújo que autoriza o Poder Executivo a efetuar o pagamento de 100% do adicional de insalubridade para os servidores da saúde do Município, durante o período da pandemia do Coronavírus. O projeto de Lei segue para a sanção do prefeito Edivaldo Holanda.
O projeto de Lei do vereador Dr. Gutemberg abrange todos os profissionais envolvidos diretamente no atendimento e tratamento de pacientes com a Covid-19: médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de laboratórios, biomédicos, atendentes das Unidades de Saúde, funcionários da limpeza e outros.
Médico e professor universitário, Dr. Gutemberg tem acompanhado de perto a situação dos profissionais da saúde no combate ao coronavírus.
“Essa é uma justa vitória para nossos guerreiros e guerreiras da saúde. Agora, mais do que nunca, eles precisam ser ainda mais valorizados. O pagamento de 100% do adicional não cobre danos, mas vai dar um conforto e a certeza de que vamos continuar batalhando por eles. E ainda reforço que esses profissionais estão sofrendo com a falta de equipamentos de segurança”, disse Dr. Gutemberg.
A proposta do Dr. Gutemberg foi muito elogiada pelo presidente da Câmara, vereador Osmar Filho, e demais vereadores.
“Parabenizo o vereador Dr. Gutemberg, um profissional que conhece o nosso cenário da saúde, por colocar medidas tão importantes para virarem leis”, reconheceu o presidente da Câmara, vereador Osmar Filho.
O vereador Chaguinhas também elogiou o vereador Dr. Gutemberg: “esse projeto de lei é sinônimo de humanização. É uma valorização para esses profissionais que não tem outra alternativa a não ser ficarem na frente do combate. Parabéns, Dr. Gutemberg”, disse.
OUTRAS MEDIDAS
Para os profissionais da saúde, Dr. Gutemberg ainda pediu pensão especial aos dependentes desses profissionais, por morte da COVID-19.
Durante sessão, Dr. Gutemberg voltou a pedir uma parceria da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado com hotéis da cidade para a hospedagem dos profissionais da saúde, enquanto durar a pandemia. Dessa forma, esses trabalhadores eliminam os riscos de contágio da família e o poder público ajuda a rede hoteleira da capital.
O parlamentar também lembrou a destinação de 100 mil reais de suas emendas parlamentares para a saúde do município, em especial para a compra de Equipamentos de Proteção – EPI´s.
Nós da recepção tbem estamos ali na frente recebendo paciente mais si comentam médicos enfermeiros técnicos e limpeza …agente sem comentam todos nós temos direitos não e atoa que o pessoal da recepção estão afastado ..como Eliana do hospital da criança recepcionista morreu de covid semana passada
Muito louvável, mais lamentável pois tardia já tem muitos profissionais contaminados juntamente com suas famílias.E EPI às principais barreiras foi insuficiente e ninguém mexeu no seu bolso.
Louvável sua atitude que realmente saia do papel para os profissionais em especial os serviços prestados que e esquecidos
Louvável está atitude que realmente velha sair do papel e em especial ao serviço prestado que são esquecidos
Bem louvável, só espero que não demore a ser posto em prática,e que seja para todos os profissionais de saúde ,dos afetivos aos contatos temporário,já que este último só tem direito a trabalhar sem mais nada porém contraem o vírus ,adoecem e morrem como os demais profissionais.
Esse vereador foi funcionário do socorro1,ele sabe muito bem os funcionários tem um alto risco de contaminação independente covid 19.