O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, listou, em sua live semanal, uma série de ações executadas por sua gestão para o enfrentamento ao novo coronavírus no município.
Uma das providências tomadas e que foi muito bem recebida por internautas foi a ativação do serviço “telemédico”, sistema de orientação médica por vídeo a pacientes que será disponibilizado à população durante a pandemia e que funciona da seguinte forma:
A pessoa com suspeita de ter contraído o novo coronavírus efetuará uma chamada de vídeo, via WhatsApp, para o número que será disponibilizado ainda está semana pela Secretaria Municipal de Saúde. O paciente visualizará o médico e vice-versa, o que tornará a plataforma à prova de trotes. Será uma espécie de consulta prévia online.
Aluguel
Outra medida anunciada por Fábio Gentil foi o aluguel de um hospital de grande porte da cidade, o Centro Médico, que será agregado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), aparelhada pela prefeitura para tornar-se referência no atendimento dos casos de coronavírus em Caxias. A nova unidade de saúde ofertará mais 50 leitos, e funcionará como um hospital de campanha.
Trata-se de um feito expressivo durante a crise da Covid-19 e um diferencial para a cidade maranhense, pois, enquanto outros municípios montam hospitais em campos de futebol, o que requer tempo, em Caxias, o prefeito torna-se pioneiro ao investir em uma estrutura pronta, já existente, com boas condições para tratar os casos de coronavírus.
Máscaras gratuitas
Outra ação mencionada pelo prefeito em sua live foi a confecção e distribuição de mais de 1 milhão e meio de máscaras à população. Serão quase que 9 máscaras, em média, para cada cidadão de Caxias, uma vez que a população do município é de aproximadamente 167 mil habitantes. Fábio Gentil também informou, em sua live, a compra de outros tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs), ações de conscientização, dentre outras providências adotadas pela administração municipal que geraram repercussão positiva entre os internautas, que postaram comentários elogiosos durante a live.
O prefeito também fez um apelo à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Caxias para que a entidade intervenha junto aos bancos, onde, diariamente, são registradas aglomerações, com centenas de pessoas em busca de serviços nas instituições fibanceiras.
Fábio Gentil aproveitou a audiência expressiva da live para mais uma vez pedir que a população colabore com os esforços da administração municipal para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.
“Por favor, fiquem em casa. Deixem que eu vou para a rua. O general de vocês sou eu. Se alguém tiver que ser contaminado, que seja eu, e não vocês. Por isso, eu peço, novamente, por favor, fiquem em casa!”, apelou.
Desde o inicio da pandemia, Caxias foi um dos primeiros municípios maranhenses a implementar medidas emergenciais de proteção contra a Covid-19. Uma delas foi o fechamento imediato do comércio. Ainda em março, quando teve inicio a pandemia, foi instituído por decreto o comitê de enfrentamento, formado por diferentes forças, dentre as quais Estado, Município, sociedade civil organizada, representantes do comércio e outros organismos.
Desinfecção
Operações de desinfecção ocorrem diariamente, com o apoio de um caminhão do Corpo de Bombeiro, nas ruas, e borrifadores da Secretária Municipal de Saúde e Defesa Civil, que executam o trabalho dentro das repartições públicas e agências bancárias, que concentram o maior fluxo de pessoas.
Com tantas ações importantes, Caxias dá um exemplo de combate e prevenção a muitas cidades. A população tem aprovado as ações do prefeito Fábio Gentil, que antecipou que estenderá o fechamento do comércio por mais uma semana.
Até o momento, Caxias contabiliza sete casos confirmados de Covid-19. Todos os pacientes estão em tratamento e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica municipal.