O número de mortos em decorrência do novo coronavírus no Maranhão chegou a 40, de com boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Outro dado que chama atenção por representar esperança em meio à grave crise de saúde pública de importância internacional é quantidade de pacientes recuperados, que a aproxima de 100.
Até o momento, foram confirmados 797 casos de Covid-19 no Maranhão. Destes, 661 permanecem ativos, com pacientes internados em hospitais ou em isolamento domiciliar.
Dos 3.676 casos suspeitos notificados até agora, 2.465 foram descartados.
Em meio ao cenário alarmante, ganha força a esperança, já que o número de infectados que tiveram alta é maior do que o dobro do total de mortes, com clara tendência de avanço da cura.
O governo do estado propagou na semana passada que o centro de testagem da Beira-mar seria para os profissionais da saúde fazerem os testes dada a natureza de seu trabalho, acontece que o número de pessoas da área da saúde que está com os sintomas é grande e eles não conseguem fazer o exame, e alguns para a minha surpresa ainda estão trabalhando, falei agora com uma técnica de enfermagem que está nem que também está nessa situação e está com os sintomas não consegue fazer o exame e mesmo assim está Indo trabalhar, mas está preocupada porque caso esteja com o virus pode infectar seus familiares e outros pacientes onde trabalha, será que é preciso todos da saúde adoecerem para o governo acelerar a realização dos testes? Nesse tempo muitos podem ser infectados pelos colegas de trabalho.