Apontado por muitos como um dos mais habilidosos articuladores políticos do Maranhão, o presidente municipal em exercício do Avante, Alan Kardeck, liderou uma verdadeira revolução estrutural em seu partido. Sob sua coordenação, a legenda vem ganhando robustez suficiente para alcançar o objetivo de eleger pelo menos três vereadores na capital.
Para tanto, Kardeck conseguiu atrair nomes de peso para compor uma forte chapa e arregimentou um numeroso exército de novos filiados. “Estamos otimistas com o grupo que conseguimos formar. Cremos que o nosso desempenho este ano nas urnas irá surpreender”, afirmou ele.
E não é para menos. Enquanto muitos partidos enfrentaram dificuldade em montar sua chapa com o mínimo de 47 candidatos cada para a disputa proporcional em São Luís, o Avante superou esse índice e entrará no páreo com uma lista composta por 51 nomes. “Temos trabalhado incansavelmente com vista ao fortalecimento do nosso partido. Somos conscientes de que há muito chão a percorrer, mas estamos marchando unidos. A nossa militância está coesa e fiel ao nossos ideais, que buscam atender aos anseios coletivos dos menos favorecidos”, ressaltou Alan Kardeck, que exerce também um importante papel social enquanto líder comunitário atuante presidindo o Instituto Cultural de Desenvolvimento e Gestão – ICDG, com sede provisória no bairro da Liberdade.
Trajetória vitoriosa
Alan Kardeck é um experiente articulador político. Em 2004, ingressou no PT do B como presidente municipal. Foi dele a responsabilidade de montar um quadro de candidatos que resultou na vitória do vereador Lindorval Mendes.
Quatro anos depois, filiou-se ao PRP, por onde, sob sua coordenação, saíram eleitos os vereadores Nato e Chaguinha. Ainda, na ocasião, costurou uma aliança entre o PRP e o PMN, garantindo o mandato do vereador Astro de Ogum.
Em 2009, ingressou no PSL como presidente municipal. Lá, escalou um time de candidatos que culminou na reeleição dos vereadores Chico Carvalho e Pereirinha, no pleito eleitoral de 2012.
Ingressou no PSDC também como presidente municipal e secretário estadual em 2013. Naquela época, o partido não tinha representante algum na Assembleia Legislativa, muito menos na Câmara Federal. Foi após uma grande articulação política comandada por Alan Kardeck que a legenda conseguiu eleger Paulo Neto, a deputado estadual, e Aluísio Mendes, a deputado federal.
Sua permanência no PSDC estendeu-se até 2017, quando, em seguida a convite do vereador Beto Castro, presidente municipal do Avante em São Luís (hoje licenciado), aceitou o desafio de estruturar o partido assumindo a vice-presidência municipal.
Que bom que Zacarias sucesso MARANHÃO faz parte desse time de vencedores…vamos torcer para continuar vencendo até Deus mandar.