Dois grandes clubes sociais e recreativos de São Luís suspenderam as atividades até o dia 31 deste mês por causa do risco representado pelo novo coronavírus. A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), ambas situadas no bairro Calhau, e que reúnem milhares de sócios e atendem também convidados, só retomarão a rotina normal em abril, isso se até lá não houver uma piora cenário epidemiológico.
Em comunicado dirigido aos associados, A APCEF explicou que fechou as portas em razão das centenas de casos de novo coronavírus registrados no país e atendimento às recomendações feitas pelo Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, que expediram decretos que restringem a aglomeração de pessoas.
Diate do perigo, a entidade suspendeu todas as atividades esportivas, recreativas e sociais até o último dia de março, quando a diretoria plena da associação voltará a analisar a conjuntura e se posicionar quanto à prorrogação ou não do fechamento.
No período de suspensão, apenas a Secretaria do clube manterá o funcionamento, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 16h.
AABB
Em nota oficial, AABB também anunciou a suspensão de todas as atividades sociais e esportivas até 31 de março. A entidade adianta que em 1º de abril haverá uma nova reunião de avaliação da situação, e novas informações serão divulgadas quanto ao funcionamento do clube.
A AABB justifica que as medidas foram tomadas para preservar a segurança e a saúde dos seus sócios e colaboradores, em atendimento às recomendações do Ministério da Saúde, da Federação Nacional das AABB e do decreto baixado pelo Governo do Estado para diminuir a disseminação da doença.
A secretaria do clube, a administração e os serviços de limpeza e manutenção continuarão funcionando normalmente.
Seguem os comunicados divulgados pelas duas associações: