A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vem acompanhando atentamente as orientações do Ministério da Educação e da Secretaria de Planejamento e Orçamento sobre os impactos financeiros decorrentes das relações obrigacionais de pessoal assumidas pela Instituição.
A Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), em conjunto com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), identificam um cenário com restrições por parte do Governo Federal e uma necessidade de planejamento e acompanhamento das ações de pessoal que geram repercussão orçamentária e financeira.
O reitor Natalino Salgado, reafirmando o compromisso com a legalidade e transparência, após analisar os resultados apresentados pela PPGT e PROGEP, decidiu pela autorização das progressões, promoções e remunerações por titulação, garantindo o direito dos servidores da Instituição.
A Reitoria autorizou, ainda, a abertura dos concursos para professor substituto e alguns concursos para titular para garantir a continuidade das atividades acadêmicas da Instituição.
Por determinação do reitor, a PROGEP e a PPGT permanecem diligentes no acompanhamento dos limites legais realizando o controle e procedimentos de transparência.