O governador Flávio Dino marcou para as 17h dessa quarta-feira (12) a quinta cerimônia de troca de comando da Polícia Militar desde que assumiu o seu primeiro mandato à frente do Poder Executivo estadual, em 1º de janeiro de 2015. O coronel Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis assumiu o posto que, na era comunista, já foi ocupado, pela ordem, pelos coronéis Marco Antônio Alves, Frederico Pereira, Jorge Luongo e Ismael Fonseca.
A quinta mudança de comando da PM nos dois governos comunistas ocorre menos de 10 meses desde a ascensão do coronel Ismael de Sousa Fonseca ao mais alto cargo da Polícia Militar do Maranhão. Coincidência, ou não, o comandante que deixa o cargo foi exonerado pelo governador após retornar das férias, junto com a maioria dos demais membros da cúpula da corporação.
A propósito, o gozo de férias coletivas pelos oficiais de mais alta patente da PM não foi bem assimilado pela tropa, principalmente pelos praças. Nos quarteis, o comentário recorrente era de que enquanto os comandantes curtiam, ao mesmo tempo, o recesso, a corporação estava acéfala.
A medida drástica tomada após a polêmica indica que as férias coletivas do alto comando da PM mereceram reprovação do Palácio dos Leões.