Melhorar a educação em Paço do Lumiar. Foi nessa perspectiva que a Prefeita em exercício, Paula Azevedo (SD), determinou a realização do Projeto de Políticas Pedagógicas (PPP) no município. O encontros realizados nesta segunda-feira (16), aconteceram na Escola Pão da Vida, no bairro Vila Cafeteira e na UEB Leda Tajra, na sede de Paço do Lumiar. Além da Prefeita Paula, participaram dos encontros o secretário Municipal de Educação, Marcos Ferreira, pais de alunos da rede municipal, professores e gestores.
Os encontros serviram para o debate sobre as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem para o próximo ano, 2020. O Secretário de Educação do Município, Marcos Ferreira, ressaltou a importância do planejamento. “Esse planejamento é uma demanda do MEC em parceria com a Umdime, Secretaria de Estado da Educação e escolas. Ter um PPP bem estruturado, ajuda a escola, que ganha uma identidade clara, e a equipe, segurança para tomar decisões”, explicou o secretário.
A Prefeita em exercício, Paula Azevedo, reforçou que sua gestão está priorizando o diálogo. “Gosto de trabalhar dialogando com as pessoas. Então é muito importante reunir toda a comunidade nesse trabalho, compartilhando a responsabilidade de definir os rumos da escola. O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos”, disse Paula.
O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP).
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político Pedagógico, o famoso PPP.
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia – aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.