O deputado estadual Wellington do Curso se pronunciou, na sessão plenária da última quarta-feira (21), sobre o desmatamento em massa que tem ocorrido no Maranhão e em outros estados. De acordo com dados do Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite realizado pelo projeto PRODES, só em 2018, 253 km2 da Amazônia legal no Maranhão já foram desmatados.
O pronunciamento do parlamentar, que é presidente do Parlamento Amazônico, foi motivado diante dos grandes impactos que o desmatamento e as queimadas tem causado à população, razão pela qual o deputado Wellington fez um alerta para o Maranhão.
“Só em 2018, já foram desmatados 253 km2 da Amazônia legal no Maranhão. Já em 2019, foram identificados 4.673 focos de queimadas no nosso Estado. Isso em apenas oito meses, o que faz com que o Maranhão seja o sexto estado com maior número de queimadas no Brasil. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É preciso que o nosso estado acorde. Só nesta semana, o próprio governador do Maranhão autorizou o desmatamento da área do Cajueiro. Pode parecer até brincadeira, mas estão desmatando com o mesmo discurso vago de que o desenvolvimento é preciso. Onde há queimada, onde há desmatamento, não há vida e, muito menos, natureza. Temos denunciado também os crimes ambientais que vem ocorrendo na Zona Rural de São Luís. Como deputado e presidente do Parlamento Amazônico, sigo defendendo ações sustentáveis e que priorizem a vida”, afirmou o deputado Wellington do Curso.
Assista: