Nas últimas semanas, diferentes órgãos da administração estadual vêm registrando quedas de sinal de internet. Os apagões digitais já atingiram setores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Diário Oficial do Estado e até delegacias de Polícia Civil, comprometendo a rotina e o funcionamento dessas repartições.
A primeira pane de internet da qual o blog foi informado ocorreu no Diário Oficial do Estado (DOE), instalado em um prédio no bairro Areinha. Por causa do apagão, as edições que contêm os atos de governo passaram a ser produzidas, de forma improvisada, na Escola de Governo. Como o problema se prolongou por vários dias, o serviço passou a ser feito na Casa Civil, pois a direção da EGMA/MA alegou que não poderia mais ceder suas instalações em razão de evento que estava realizando.
A Seduc também registrou queda de sinal de internet. O apagão, relatado por servidores que preferiram não se identificar, aconteceu semana passada em alguns setores da pasta, paralisando algumas atividades. O transtorno parece ter sido mínimo, mas, ainda assim, reforçou a suspeita de que alguma anormalidade na área tecnológica esteja afetando órgão do governo estadual.
Delegacias
Nas delegacias de Polícia Civil, a pane de internet comprometeu diretamente o atendimento ao público. Uma fonte denunciou ao blog que desde ontem tenta registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Roubos e Furtos, no bairro Vila Palmeira, onde também funciona a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos. Orientada por uma servidora a telefonar hoje para saber se a conexão já havia sido restabelecida, a fonte seguiu a recomendação, mas, ao ligar, a resposta que obteve foi de que não só aquela unidade policial, mas várias outras, estão acesso à rede mundial de computadores.