O cenário atual e as perspectivas do mercado de trabalho, a saúde do médico, novas tecnologias e o início da atividade profissional no setor público foram alguns dos temas debatidos durante o 4º Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem – Construindo o futuro da Medicina Brasileira, em Teresina ( PI). A cerimônia de abertura do evento promovido pelo Conselho Federal de Medicina ( CFM), contou com a presença várias lideranças da classe médica, como do presidente do CFM, Carlos Vital, do coordenador da Comissão de Integração do Médico Jovem ( CIMJ), José Hiran da Silva Gallo, e do Vice Presidente da Associação Médica Brasileira para a Região Nordeste, Dr. Mauro Cesar Oliveira, que também é Presidente da Associação Médica do Maranhão.
O médico como paciente e a saúde mental dos profissionais, além de experiências de prevenção no mundo foram os assuntos discutidos após a solenidade. Ainda durante a primeira manhã do encontro, as discussões trataram também sobre a importância do autocuidado em saúde mental, o tema do suicídio entre médicos e estudantes de medicina, além de apresentações sobre o mercado de trabalho e o impacto das novas tecnologias na medicina com foco no resultado para o paciente.
Ainda no primeiro dia do Fórum, no período da tarde, os participantes do encontro foram distribuídos em dois grupos de debates. As discussões focaram as temáticas, O médico como paciente, como empreendedor e o uso das novas tecnologias.
O Presidente da Associação Médica do Maranhão e Vice Presidente da Associação Médica Brasileira para a Região Nordeste, Dr. Mauro Cesar Oliveira na companhia do Dr. Leonardo Luz, Conselheiro Federal pelo Piauí, Dr. Jorge Curi, Conselheiro Federal por São Paulo e da Dra. Mirian Parente, Presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí, reunidos durante o Fórum.
No segundo e último dia do encontro, as discussões destacaram o trabalho médico. Os debates analisaram assuntos como carreira médica de Estado, início de carreira e gerenciamento da trajetória profissional, a realidade da Residência Médica no Brasil e o médico como formulador de políticas em escala mundial. O evento foi encerrado com a leitura da Carta de Teresina, documento que trouxe as deliberações do encontro.