Deputado Wellington emite nota de pesar pela morte do apresentador Osvaldo Sousa

“Homem trabalhador, honesto e defensor da cultura popular”. Foi assim que o deputado estadual Wellington do Curso fez referência ao comunicador Osvaldo Sousa, que faleceu neste domingo, dia 27.

“O comunicador Osvaldo Sousa ficou conhecido pelo trabalho importante na imprensa maranhense. Foi a voz marcante, durante muito tempo, no batalhão pesado da Maioba. Homem trabalhador, honesto e defensor da cultura popular. Sempre esteve na luta incansável em prol da valorização das manifestações folclóricas, principalmente o bumba meu boi. Peço a Deus que console os corações dos familiares e receba, de abraços abertos, o nosso eterno ‘Mandou Legal’. Neste momento de dor, oferecemos nossas condolências aos seus entes queridos, ratificando nossos votos de pesar pela grande perda. Descanse em paz, meu amigo!”, disse Wellington.

Marcial Lima lamenta falecimento do comunicador Osvaldo Sousa

Marcial Lima destacou a atuação de Osvaldo Sousa em prol da cultura popular

O vereador Marcial Lima (PRTB), em pronunciamento feito da tribuna na manhã desta segunda-feira, 27, lamentou o falecimento do comunicador e grande incentivador da cultura popular maranhense Osvaldo Sousa, ocorrido no último domingo, 26.

Há muito tempo, Osvaldo Sousa lutava contra um câncer de garganta. Esteve internado na cidade de Imperatriz, voltou para São Luís onde, mesmo continuando com o tratamento, não se desligou do mais gostava de fazer, que era divulgar a cultura popular, principalmente o Boi de São José de Ribamar, onde era o locutor oficial e empresário. Ele comandava o programa “Mandou Legal”, onde divulgava todos os eventos culturais do Maranhão, e já havia sido locutor oficial do Boi da Maioba por vários anos.

“A morte de Osvaldo é uma perda grande para a comunicação, para o radialismo e para a televisão. É uma grande perda para a cultura porque ele era uma figura que gostava e valorizava a cultura popular. Recentemente, nós perdemos a radialista Helena Leite e agora o Osvaldo, que estava lutando contra o câncer, mas, todos os anos nos meses de maio e junho, ele estava ali divulgando e trabalhando, principalmente, no Boi da Maioba, onde ele tinha um grande vínculo de divulgar e de empresariar; também divulgava a cultura popular no programa que ele tinha na TV, o ‘Mandou legal”, acentuou Marcial Lima.

O vereador também lembrou que até em um evento que faz todos os anos, o “Tributo ao Rei do Baião”, o Osvaldo fazia questão de obter informações para divulgar no seu programa. “Realmente, ele vai fazer muita falta, pois era muito atuante. É uma perda lamentável e sinto muito pela sua morte. Ele lutou muito contra o câncer, esteve internado na cidade de Imperatriz, voltou para cá e quando ele teve uma melhora, voltou a conviver com o mundo cultural da cidade, continuou divulgando, visitando as emissoras de rádio, visitando os companheiros e cobrando melhorias para a cultura popular do Maranhão. Eu sinto muito como amigo e companheiro porque ele ia muito ao meu programa que apresento no domingo na Rádio Mirante. Ele chegava lá de surpresa e gostava muito de ir também ao programa do Geraldo Castro. Nós sentimos muito a morte dele”, finalizou o vereador Marcial Lima.

Livro que inspira o empreendedorismo em mulheres será lançado em São Luís

A obra intitulada ‘Mães empreendedoras: empreendedorismo na veia’ é o mais novo lançamento da consultora organizacional e consultora de imagem, Rosely Vieira, em parceria com a editora Lucena. O livro, idealizado e organizado pela autora, tem a co-autoria de 30 mulheres empreendedoras e seu lançamento está marcado para a próxima quinta-feira, 30 de maio, às 19h, na área de eventos do Atlanta Center, localizado no bairro Renascença.

O livro fala sobre mães que inspiram o empreendedorismo materno. Além disso, a obra busca incentivar as mulheres a voltarem ao mercado de trabalho por meio do empreendedorismo, uma vez que, por conta da maternidade, elas encontram dificuldades para poder se recolocar no mercado, pois se sentem impotentes ou inadequadas em relação aos ‘requisitos’ do mercado de trabalho.

“Esse livro foi pensado por dois motivos: tanto para homenagear mães empreendedoras que inspiram e também para incentivar outras mulheres a entrarem no mercado de trabalho pelo empreendedorismo, o qual é maravilhoso”, explica. “A gente precisa renunciar algumas questões, precisa planeja, ter foco, buscar capacitação e persistir. Empreender não é fácil, mas é possível. E quem gosta de empreender é muito mais feliz”, completa a autora.

Rosely Vieira, que também é embaixadora da Escola de Você no Maranhão e coordenadora geral do Movimento Empreender Mulher-MEM, tem um trabalho de mais de 30 anos dedicados às mulheres, tendo atuado como psicanalista e terapeuta sexual e, por último, como coach de mulheres, dando atendimento especializado às mulheres empreendedoras. Em 2017, lançou o livro “Empreendedoras Modernas – a força da mulher que sonha e realiza”, também voltado para o empoderamento feminino através do empreendedorismo.

Lista das co-autoras da obra:

Aline Oliveira – Amanda Hellen – Ana Claudia Costa – Byanca Giannyna – Benedita Rodrigues – Camila Monteiro – Catarina Melo – Cynthia Cardoso – Dê Cavalcante – Elcy Trinta -Eliete Ribeiro -Joyce Gama – Kamila Paixão -Liciane Leda – Lidia Bastos – Lucenilde França – Luciana Mota – Mara Targino – Maria Regina Teles -Nayana Ribeiro – Priscila Mendonça – Rachel Jordão – Raquel Brum – Rayna Nascimento – Regina Lucena – Rosana Trinta – Roseane Azevedo – Rosely Vieira -Vanessa monteiro – Znalda Albuquerque

Serviço:

O quê?: Lançamento do livro “Mães empreendedoras: empreendedorismo na veia” da autora Rosely Vieira

Quando?: 30/05, quinta-feira às 19h

Onde?: Área de eventos do Atlanta Center – Renascença

ASSESSORIA DE IMPRENSA – AH PRESS – (98) 985397116 – @ahpress – [email protected]

Osvaldo Mandou Legal até o fim

Acostumado a irradiar alegria por onde passava, o comunicador Osvaldo Sousa agora nos deixa profunda tristeza com sua morte precoce, aos 56 anos. Devastado por um câncer que consumiu toda a sua energia vital em pouco mais de dois anos, Osvaldo partiu, mas, mesmo em meio à agonia, fez questão de distribuir simpatia e esbanjar gentileza e humildade, qualidades que reunia como uma espécie de marca registrada de sua profícua existência.

Generoso e grato ao extremo com aqueles que lhe demonstravam apreço, Osvaldo Sousa foi muito bem sucedido na radiofonia e na mídia televisiva, sobretudo na divulgação do folclore, algo que ele fazia com maestria. Tal reconhecimento ganha ainda mais força neste momento de dor, em que muitos manifestam um duplo lamento, tanto pela morte do ser humano, quanto pela perda de um bravo defensor da cultura popular.

O sucesso que Osvaldo Sousa conquistou na vida foi resultado do seu talento para interagir com as massas. Mas, para além da competência e das vitórias profissionais, foi a recompensa divina pela forma acolhedora como ele sempre tratou o próximo e pela dignidade que manteve ao longo da sua trajetória.

Osvaldo Sousa é merecedor de todas as homenagens que forem rendidas à sua memória. Sai de cena, mas deixa um legado, que certamente será preservado por seus filhos.

E parte para o outro plano com a missão cumprida, pois mandou legal até o fim.

Deputado Zé Gentil reúne multidão em Caxias em festa para as mães

Deputado Zé Gentil com o prefeito Fábio Gentil na festa dedicada às mães caxienses

O deputado estadual Zé Gentil (PRB) reuniu uma multidão em Caxias, na tarde desse domingo (26) em uma festa dedicada às mães. Em clima de emoção e com a participação de boa parte da classe política do município, o parlamentar, muito identificado com o povo, distribuiu presentes e foi alvo de manifestações de reconhecimento durante o evento.

Zé Gentil entrega aparelho de TV a uma das mães contempladas

Centenas de presentes foram entregues às mães durante a festa promovida por Zé Gentil. O deputado fez questão de abraçar cada uma das contempladas, externando todo o seu apreço por aquelas que são responsáveis por gerar a vida, carregar os filhos em seu ventre por nove meses no ventre e cercá-los de amor e cuidados.

Zé Gentil e o prefeito Fábio Gentil com uma das mães contempladas

Além das mães, participaram do evento o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, o presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé, outros vereadores; Cynthia Lucena, que é pré-candidata a vereadora no município, lideranças populares, dentre outras figuras de proa da política e da administração pública municipal.

Deputado Zé Gentil com a pré-candidata a vereadora Cynthia Lucena

Em um gesto que reafirmou a sua deputado Zé Gentil distribuiu a sua afinidade com as demandas populares e o carinho pelo povo caxiense, Zé Gentil sorteou para as mães aparelhos de TV, ferros de passar roupa, liquidificadores, ventiladores, dentre outros presentes.

Zé Gentil e Fábio Gentil com o presidente da Câmara Municipal de Caxias, Catulé, e outros vereadores
Festa popular promovida por Zé Gentil foi prestigiada por multidão
O prefeito Fábio Gentil com a a pré-candidata a vereadora Cynthia Lucena

Dr. Gutemberg promove solenidade em homenagem aos profissionais da Enfermagem

Vereador Gutemberg Araújo com a reitora da UFMA, Nair Portela, e profissionais e estudantes de Enfermagem

O vereador Dr. Gutemberg Araújo promoveu uma solenidade na Câmara Municipal de São Luís para homenagear os profissionais de Enfermagem, que neste mês celebraram o Dia Internacional da classe (12 de maio), além da Semana Municipal de Enfermagem – Lei nº 5.093/2009 de autoria do vereador.

O evento contou com a participação do secretário Raimundo Nonato Chocolate, representando o prefeito Edivaldo Holanda, a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela, representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), além de demais profissionais e estudantes da área.

Na oportunidade, foram homenageados 22 profissionais que contribuíram para o crescimento da Enfermagem no Maranhão.

“Essa homenagem marca um encontro de gerações. Sentimos que a missão da enfermagem sempre continua, pois é um dom cuidar da saúde do próximo. E se hoje temos 30 horais semanais de jornada de trabalho, Lei que estabelece condições de repouso, entre outras vitórias, tudo isso é devido a luta do Dr. Gutemberg por nós. Fica também a nossa homenagem ao amigo”, disse Célia Rezende, ex-presidente do COREN e diretora da Faculdade Gianna Beretta.

A solenidade foi marcada por vários discursos calorosos. Em uma fala emocionada, a reitora da UFMA, Nair Portela, destacou a importância da presença do professor Dr. Gutemberg Araújo como representante da classe na Câmara Municipal.

“Dr. Gutemberg, é muito importante a sua presença na Câmara Municipal. Foram muitos projetos que o senhor já apresentou em favor da sociedade. Quero agradecer de coração essa linda homenagem. Estou emocionada por reencontrar todos vocês e por esse lindo momento”, destacou Nair Portela.

O secretário municipal extraordinário de Relações Parlamentares, Raimundo Nonato Chocolate, lembrou que no final do ano passado, enquanto ele era titular da secretaria de Agricultura e Pesca, o vereador Dr. Gutemberg foi o parlamentar que mais destinou recursos financeiros, por meio de emendas, para cuidar das feiras e mercados de São Luís.

“Dr. Gutemberg foi essencial nesse processo. Feiras e mercados também refletem na saúde pública da população. Agradeço em nome da Prefeitura e feirantes, por esse grande gesto. E estou muito feliz em participar desse momento importante para a classe da enfermagem”, disse o secretário Raimundo Nonato Chocolate.

Benfeitor

Gutemberg destacou, na solenidade, a importância os profissionais de enfermagem para o atendimento à saúde

Médico cirurgião e professor da UFMA, Dr. Gutemberg abraçou a classe, batalhando sempre por melhorias. Ele é o autor de três leis na área como: as 30 horas semanais de jornada de trabalho para enfermeiros, técnicos e atendentes; além da Lei que estabelece condições de repouso para a classe e a outra Lei que cria a Semana Municipal de Enfermagem.

“A enfermagem é uma arte. E o amor que acompanha a dedicação desses profissionais merece um reconhecimento diário. Quero dizer a todos os profissionais da classe, muito obrigado! São 55 mil profissionais de enfermagem no Maranhão e mais de dois milhões no Brasil. Quero dizer que está casa e o vereador Dr. Gutemberg estarão sempre com vocês. Vamos continuar batalhando por todos”, ressalta Dr. Gutemberg.

Homenageados: Celia Maria Santos Rezende , Maria Helena Nunes Castro, Teresinha Nogueira, Rômulo da Silva Amorim, Maria José Chaves, Silvia Cristina Viana, Luzia Salomão, Maria Palmira Santos, Elba Mochel, Nailde Melo Santos, Euzanir Silva, Francisca Maria Ferreira, Rita Ivana Barbosa, Clay Lago, Loutegards de Sousa, Nair Portela Silva, Rosilda Mendes da Silva, Rosângela Alves Pereira, Sandra Maria Cardoso, Joyce Santos, Suelene Maria Chagas, Maria Vitória Mota, Maria Edileusa Mesquita.

Renomado jurista abordará o combate à violência em conferência na Universidade Ceuma

Fábio Medina Osório discorrerá sobre medidas que julga mais eficazes para enfrentar a criminalidade

O jurista e ex-advogado-geral da União Fábio Medina Osório ministra hoje, a partir das 17h30, a conferência de encerramento do VIII Simpósio Jurídico da Universidade CEUMA, em São Luís (MA). O tema da conferência será “Direitos Humanos e as formas de combate à violência no Brasil: desafios e perspectivas.”

O simpósio acontece no Campus Renascença da Universidade CEUMA, situado na Rua Josué Montello, nº 1, bairro Renascença.

Graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) Fábio Medina Osório, que também fez carreira como promotor de Justiça, vai abordar o fenômeno da violência levando em contas suas características em todo o Brasil.

Na conferência, o ex-ministro da AGU vai expor sua visão analítica sobre a violência e as formas que julga ser eficazes para o combate à criminalidade.

Prefeitura de Santa Rita conclui mais uma etapa do programa “Nossa Casa”

Prefeito Hilton inaugura um dos imóveis, localizado na zona central de Santa Rita

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, realizou na manhã de sábado (25), mais uma etapa de inaugurações de casas no município, desta vez o evento aconteceu nos bairros da sede e marcou a entrega da casa de número 790.

Ao lado da prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, vereadores, secretários municipais e assessores, Hilton Gonçalo, além das entrega das moradias, distribuiu créditos para beneficiários do Banco do Povo e apresentou oficialmente os novos veículos doados pela Codevasf – um caminhão compactador, um trator e um jipe.

Hilton e Fernanda Gonçala fazem entrega de casa a um dos contemplados

As moradias entregues nessa nova etapa foram da região central de Santa Rita. De acordo com o prefeito Hilton Gonçalo, o programa Nossa Casa seguirá mais forte ainda, “nossa meta é passar de mil habitações entregues ainda em 2019. Seguiremos no ritmo forte para contemplar o maior número possível de pessoas”, garantiu.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima