Em nota divulgada nesta sexta-feira, assinada pelo presidente Joaquim Figueiredo, o Tribunal de Justiça do Maranhão exigiu a investigação da denúncia feita pelo Blog do Neto Ferreira de que o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, teria mandado espionar desembargadores e juízes.
O TJMA defendeu uma investigação rigorosa e imparcial. Resta saber a qual órgão caberá a apuração, à Polícia Civil, subordinada diretamente a Portela, ou ao Ministério Público, também detentor da prerrogativa de atuar nesse tipo de caso.
Abaixo, a nota pública do TJMA:
Tendo em vista matérias publicadas no Blog do ‘Neto Ferreira’ em que o ex-delegado de Thiago Bardal e o delegado Ney Anderson Gaspar acusam, reiteradamente, o Secretário Estadual de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Jefferson Portela, de ter determinado suposta espionagem ilegal contra desembargadores e juízes, o Tribunal de Justiça, no exercício de suas funções constitucionais, vem a público e perante as autoridades exigir uma rigorosa e imparcial investigação de tais denúncias.
Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos
Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão