Deputado Wellington reúne-se com representantes no combate à Leishmaniose no Maranhão

Wellington alertou que a doença pode e deve ser evitada com políticas públicas no Maranhão

O deputado estadual Wellington do Curso reuniu-se com os representantes de combate à Leishmaniose, Alan Lima, Abner Carvalho e Jorge Lisboa que solicitaram uma audiência pública para discutir o aumento de casos de Leishmaniose, nos últimos anos no Maranhão, e políticas públicas em defesa dos animais.

A doença é provocada por um protozoário, que pode ser cutânea ou visceral. A do tipo cutânea tem como sintoma, caroços pela pele.

A Leishmaniose também conhecida como Calazar e considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das doenças tropicais de maior relevância mundial.

A doença é transmitida pelo mosquito palha, que tem os cachorros como hospedeiros e são levados ao sacrifício. A doença transmitida ao ser humano pode causar a morte do paciente. A falta de saneamento básico é um dos principais fatores que contribuem para esta situação no Estado.

“Somente em São em 2018 mais de 50 casos resultaram em duas mortes, por algo que pode e deve ser evitado com políticas públicas em nosso Estado. Sem contar os animais que quando diagnosticados precisam ser sacrificados. Apoio esta causa e já estamos organizando uma audiência pública para discutir juntamente com o Centro de Zoonoses e também a Secretária de Estado de Saúde, e com os demais órgãos competentes, um plano de ação para evitar e combater à Leishmaniose no Maranhão”, declarou Wellington dando total apoio ao combate à Leishmaniose em todo o Estado.

A Audiência Pública será realizada provavelmente no mês de maio. Mais informações serão divulgadas posteriormente.

Deputado Adriano destaca ações da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa

O deputado Adriano também falou sobre o Projeto de Lei 162/2018, de sua autoria, que cria o Código de Defesa do Contribuinte do Maranhão

O deputado Adriano Sarney (PV) destacou, na manhã desta terça-feira (9), a importância das ações que vêm sendo realizadas no Maranhão, desde a legislatura passada, pela Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa (FMPE). Ele proferiu discurso durante a abertura do evento que discutiu, no Auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação da Alema, o projeto sobre Políticas Públicas 4.0, desenvolvido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Sebrae Nacional.

“É importante frisar que, hoje, a nossa Frente Parlamentar é uma das Frentes mais ativas, aqui, na Assembleia Legislativa e está cumprindo o seu maior objetivo, que é exatamente este: fazer a interlocução e a intermediação com todos aqueles que são diretamente afetados por medidas que são colocadas em discussão aqui nesta Casa”, afirmou Adriano.

Ele acrescentou que o setor de micro e pequenas empresas pode levar o Maranhão à vanguarda do empreendedorismo no país, tendo como base conceitos como livre iniciativa, sustentabilidade e diminuição gradual da dependência da máquina pública.

Na condição de presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, o deputado Adriano também falou sobre o Projeto de Lei 162/2018, de sua autoria, que cria o Código de Defesa do Contribuinte do Maranhão, uma iniciativa pioneira no Estado, que visa proteger o cidadão, o empreendedor e toda a cadeia produtiva, simplificando e desburocratizando a relação com o Fisco.

O evento contou com a participação de outros deputados estaduais, vereadores da capital e do interior e diversos dirigentes de entidades empresariais

A abertura do evento contou também com a presença dos deputados Rildo Amaral (Solidariedade) e Zito Rolim (PDT), vereadores da capital e do interior do Estado, além de diversos dirigentes de entidades empresariais.

Sobre o projeto

A presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão, Socorro Noronha, explicou que o projeto Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0) é fruto de um convênio celebrado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem o apoio da FCDL-MA e da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís.

Segundo Socorro Noronha, o projeto reúne entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do Poder Público em torno de discussões sobre questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.

O presidente da CNDL, José César da Costa, afirmou que “o fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. Neste sentido, é preciso que haja, também, destaque para atividades efetivas de articulação das lideranças com o poder público para alinhamento das demandas na agenda política local”, assinalou.

O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, ressaltou a importância da integração colaborativa e transparente entre o governo e setor produtivo: “O varejo é um dos primeiros a sentir os impactos causados por mudanças na conjuntura econômica, e o PP 4.0 está discutindo o cenário e propondo políticas públicas alinhadas com as demandas reais do setor”, disse Ribeiro.

Durante o evento, que contou, ainda, com a presença do presidente do Sebrae-MA, Raimundo Coelho, e de dirigentes da Associação Comercial, da Fecomércio e da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), o professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), fez uma explanação sobre o projeto Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0) e sobre a atuação do IAGEE, órgão especializado em gestão de políticas públicas e organizacionais, que vai desenvolver no Maranhão metodologias com foco na estruturação concreta de propostas de políticas públicas.

Assista ao vídeo:

Balada no ônibus? Conheça o novo projeto da Mix in Brazil

Próximo domingo (14), a Banda Mix in Brazil, liderada pela cantora Mairla Oliveira, apresenta o projeto “Balada Bus” no pôr-do-sol, às 16h

Cantora Mairla Oliveira, da Banda Mix in Brazil, será a anfitriã da festa

Irreverente, assim podemos definir Mairla Oliveira, cantora da Banda Mix in Brazil, que não brinca em serviço, principalmente quando o assunto é impressionar. Depois de inúmeros projetos ousados no ano de 2018, ela agora promete surpreender com a “Balada Bus”, inspirada nas famosas festas em Las Vegas.

O evento será realizada neste domingo (14), a partir das 16h, mas o ponto de encontro será no Espigão, às 15h. “Teremos quatro horas de festa, além da Mix, vamos ter convidados especiais, a exemplo do talentoso DJ Marconni Cutrim, também o cantor Marcelo Flash Back do Forró e claro, vários tequileiros malucos”, conta Mairla Oliveira.

A cantora também reforça outras surpresas. “Teremos cachaça afrodisíaca liberada, venda de cervejas em lata, combos especiais de bebidas e vamos circular em alguns dos principais pontos turísticos da cidade e faremos algumas paradas, para quem desejar registrar o momento e quem estiver com a nossa pulseira, poderá usar o mesmo acesso para se divertir no Athenas Bistrô”, além disso, degustação de pizzas com assinatura da Savórire, que tem sua sede em Teresina e começou a funcionar recentemente em São Luís”, força.

Os ingressos estão à venda no Estúdio Edu Ramalho no Mac Center. O valor é único e custa R$ 70. Informações através do número (98) 9 8843-7243.

Após pressão e recuo covarde do Aldenora Bello, governo vai custear atendimentos a pacientes de câncer

Reunião na SES teve como desfecho acerto para repasse de recurso para atendimentos a pacientes de câncer

Um ofício com cobrança ao governo, seguido de um recuo covarde do Hospital Aldenora Bello, teve como desfecho a garantia de recursos para a manutenção do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), atendimento domiciliar, tratamento da dor e cuidados paliativos aos pacientes de câncer assistidos pela Fundação Antônio Dino. O acerto entre o governo e o hospital foi feito ontem, em uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde (SES), com participação do Ministério Público.

Não foi a primeira vez que a Fundação Antônio Dino, mantenedora do Hospital Aldenora Bello, adotou postura acovardada na relação com o atual governo diante da iminente suspensão de atendimentos médicos por alegada falta de recursos. Como se o ofício divulgado e repercutido pela imprensa não contivesse o timbre da fundação e a assinatura do seu vice-presidente. Antônio Dino Tavares, a instituição tentou negar qualquer responsabilidade no caso, classificando como vazamento a publicização do teor do documento.

Coube ao governo tão somente chancelar a atitude do dirigente do hospital. Reconhecidamente hábil diante de situações embaraçosas, inclusive em casos de polícia e de Justiça, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, rasgou seda na reunião, como se o impasse revelado pelo ofício não representasse ameaça à vida de milhares de pacientes de câncer que estavam desassistidos antes que as duas partes envolvidas sentassem à mesa.

A propósito, a promotora de Defesa da Saúde, Glória Mafra, também participou da reunião, disposta a cumprir sua missão constitucional de garantir direitos aos cidadãos. Mas, a julgar pela troca de afagos entre o governo e a fundação, que não esboçaram o menor sinal de crise, apesar da gravidade da situação, a presença da representante do Ministério Público foi desnecessária.

Alema e TCE firmam parceria para veiculação de programa na grade da TV Assembleia

Presidente do TCE, conselheiro Nonato Lago, assina o Termo de Cooperação Técnica observado pelo presidente da Assembleia, Othelino Neto, pelo diretor de Comunicação da Alema, Edwin Jinkings, e pelo coordenador de Comunicação do TCE, Fernando Abreu

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Nonato Lago, assinaram, nesta segunda-feira (8), o Termo de Cooperação Técnica para a veiculação do programa “TCE em Pauta” na grade da TV Assembleia. O objetivo é levar aos telespectadores informações sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão. Participaram também da assinatura o diretor de Comunicação da Alema, Edwin Jinkings, e o coordenador de Comunicação do TCE, Fernando Abreu.

“Agora, os telespectadores acompanharão aquilo que é produzido no Tribunal de Contas, cuja função constitucional é fazer o controle externo, ou seja, controlar a boa aplicação do recurso público, e lá se produz muito. É importante que a sociedade conheça de perto aquilo que é feito pelo Tribunal de Contas”, afirmou o presidente da Alema, ressaltando que a relação harmônica entre as instituições permite o enriquecimento da grade da TV Assembleia, que, por sua vez, presta, cada vez mais, serviços à sociedade.

“É uma estratégia nossa estabelecer uma relação mais harmônica possível com os outros poderes. Nós temos a TV Assembleia e a nossa estrutura de Comunicação e, quanto mais pudermos permitir que essas instituições falem por meio da nossa estrutura, melhor para a sociedade”, completou Othelino Neto.

Visita

Logo após a assinatura do termo, o presidente do Tribunal de Contas conheceu as dependências do Complexo de Comunicação e a estrutura da TV. “O Tribunal de Contas assinala um teto na sua vida institucional. Essa parceria é da maior importância, porque a sociedade precisa saber das ações do Tribunal de Contas e, quanto mais mecanismos de transmitir essas ações, melhor”, assinalou o conselheiro Nonato Lago.

O programa será exibido semanalmente, com duração de 10 a 15 minutos, enfocando assuntos de relevância para o controle externo estadual. Segundo o diretor de Comunicação da Alema, a Assembleia Legislativa cumpre seu papel social, primando pela harmonia entre os demais poderes e estabelecendo parcerias, a exemplo das que foram firmadas com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Maranhão, que já possuem programas na grade da TV Assembleia.

“Damos mais um passo importante, abrindo espaço na nossa grade para um programa do Tribunal de Contas do Estado, o programa TCE em Pauta, que será veiculado aos sábados. Já estamos na parte das tratativas e, hoje, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica pelos presidentes Othelino Neto e Nonato Lago. Agora é a parte de preparar os pilotos dos programas para, em breve, iniciarmos mais essa novidade na TV Assembleia”, afirmou Edwin Jinkings.

O coordenador de Comunicação do TCE, Fernando Abreu, disse que a parceria amplia as possibilidades de diálogo com a sociedade. “Que, hoje, é uma prioridade não apenas do Tribunal de Contas, mas um esforço do sistema Tribunal de Contas como um todo, em nível nacional. Todos, por sua vez, e em rede, estão buscando ampliar esses canais de diálogo e interação social”, disse.

O deputado Vinicius Louro (PR) acompanhou a assinatura do Termo de Cooperação entre as instituições. “Parabenizo Othelino Neto e Nonato Lago por essa frutífera parceria e, também, o diretor Edwin Jinkings, por essa grande gestão na TV Assembleia, que melhorou bastante”.

70 anos do Clube de Engenharia do Maranhão

Presidente do CEM, Emanuel Miguez; e os engenheiros Mário Calheiros e Luís Hadade

O Clube de Engenharia do Maranhão (CEM) está celebrando os seus 70 anos, (aniversário no dia 18 de março) com uma super programação de palestras, cursos e programas sociais que serão realizados até 7 dezembro deste ano.

“Os engenheiros do Maranhão estão em festa, pois a entidade que representa esse segmento importante da sociedade a mais tempo no estado comemora seus 70 anos com vigor e vitalidade na defesa dos interesses desses profissionais”, afirma o presidente do CEM, Emanuel Miguez.

No dia da festa de aniversário, na sede do CEM , na Av. dos Holandeses, Emanuel Miguez lançou o Plano de Atividades 2019. Depois, o eng. Civil Mário Calheiros, ministrou a palestra “Concreto protendido, conceitos iniciais”. Ele é especialista em Estrutura de Concreto e Fundação.

No dia 26 de março foi realizada a palestra “Sistemas estruturais aplicados à construções de pontes” com a participação do Eng. Civil João Celso Martins Marques, mestre na area de Estruturas.

O falso moralismo de Calvet Neto

Calvet Neto teria se apropriado indevidamente de quantia de cliente

O advogado Calvet Neto, filho do ex-prefeito de Bacabeira Raimundo Calvet e irmão da vereadora Kellyane Calvet quer passar a imagem em suas redes sociais como o Deus da verdade e como se fosse ficha limpa. Porém a verdade não é bem essa.

Primeiro, Calvet Neto está respondendo a processos criminal e sendo acusado de corrupção, respondendo ao artigo 171 do código penal. A acusação é que Calvet Neto praticou crime de estelionato contra um cliente por ter se apropriado indevidamente de R$ 450 mil referente a uma causa na qual atuou.

Outro processo que ele responde é o de lavagem de dinheiro, inclusive o mesmo já foi até preso conforme podemos ver na foto em anexo.

Essa família quer voltar para Prefeitura de Bacabeira…

Confira os documentos abaixo:

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima