Vereador Cézar Bombeiro quer garantir a todas as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência atendimento adequado por uma equipe especializada
Indicação de autoria do vereador Cézar Bombeiro (PSD) foi encaminhada à mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís, na quarta-feira, 3, solicitando ao governador Flávio Dino (PCdoB) a inclusão de equipes femininas em todos os plantões centrais de polícia.
A medida tem o objetivo de garantir a todas as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência atendimento adequado por uma equipe especializada.
A solicitação prevê equipes formadas por delegadas, investigadores e escrivãs da Polícia Civil e equipes da Polícia Militar, a fim de tornar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica menos constrangedora.
Para o vereador, apesar do incentivo de muitas campanhas, denunciar a violência contra a mulher não é uma tarefa fácil, na maioria das vezes. “Quase sempre, as vítimas não são bem recebidas justamente no lugar onde deveriam ser acolhidas e, infelizmente, ocorre a culpabilidade da vítima, devido a um padrão imposto pela sociedade patriarcal e machista”, afirmou Bombeiro.
“Sabemos que a delegacia da mulher não funciona em regime de plantão, ocasionando situações em que mulheres necessitam ir aos plantões centrais de polícia. Neste caso, a presença de uma equipe feminina facilitaria o relato das ocorrências de violência contra a mulher. Infelizmente, as equipes dos plantões, disponíveis atualmente, não possuem a mesma sensibilidade para tratar desse assunto. Dessa forma, visamos conceder uma maior atenção a esse público”, comenta o vereador.
Em reunião com Edivaldo e Osmar, feirantes conheceram o projeto arquitetônico do novo Mercado
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, ambos do PDT, reuniram-se, nesta sexta-feira (05), com representantes da Associação dos Feirantes do Mercado do São Francisco.
Na oportunidade, foi apresentado pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, o projeto arquitetônico para construção do novo Mercado do bairro, um dos mais tradicionais da capital maranhense e que funciona há mais de três décadas.
A construção do novo Mercado é uma reivindicação dos comerciantes e moradores desta região da cidade e que vinha sendo defendida por Osmar Filho no Parlamento Municipal desde o ano passado.
“Trata-se da realização de um sonho que, graças ao prefeito Edivaldo e ao vereador Osmar Filho, irá se tornar realidade. Além de oferecer melhores condições de trabalho para os feirantes, o novo Mercado se estabelecerá como uma ótima opção para os moradores do São Francisco e bairros vizinhos”, disse o feirante José Humberto, que participou da reunião na sede da prefeitura.
Orçada em pouco mais de R$ 3,4 milhões, a obra de construção do novo Mercado será executada com recursos próprios do município.
O equipamento público ganhará novo sistema hidráulico, boxes padronizados, iluminação moderna, sistema de câmara de vídeo, área de estacionamento, sistema de drenagem, dentre outras benfeitorias. Além disso, toda a sua área terá acessos para pessoas com mobilidade reduzida.
Os serviços beneficiarão cerca de 250 feirantes que, hoje, trabalham no local.
A previsão é de que o processo licitatório para contratação da empresa que executará o serviço seja finalizado em, no máximo, 60 dias. A ordem de serviço autorizando o início da obra deverá ser dada ainda neste primeiro semestre. O prazo para sua conclusão será de 12 meses.
“É uma bênção de Deus poder beneficiar feirantes e moradores com esta importante obra. Mesmo diante das dificuldades financeiras, não estamos medindo esforços para continuar levando as políticas públicas necessárias para todas as regiões da cidade. Parabenizo e agradeço, ainda, além dos comerciantes e moradores, o presidente Osmar, que muito pleiteou a execução deste serviço”, disse Edivaldo.
Osmar Filho agradeceu o prefeito e toda a sua equipe. De acordo com ele, Edivaldo, mais uma vez, dá demonstração de zelo com a coisa pública e de compromisso no que se refere ao atendimento das reivindicações da população ludovicense.
A mais nova empresa de alimentos do Nordeste vai inaugurar mais uma fábrica. A notícia quentinha foi dada pelo cantor Wesley Safadão em seu InstagramStory.
“Estou muito feliz em fazer parte, em poder divulgar, em poder dizer tudo o que a Jupi está preparando para levar, em especial, para casa de cada família”, comemorou Safadão.
Com equipamentos de última geração, a Jupi Alimentos irá atuar fortemente no Piauí, Maranhão, Ceará e Pernambuco. Com isso, a indústria alimentícia vai gerar centenas de empregos nos quatro Estados, proporcionando mais renda aos trabalhadores nordestinos.
“Teremos inicialmente até 5 vezes a capacidade de produção das concorrentes locais”, disse a direção da Jupi.
Ação integra o Políticas Públicas 4.0, convênio firmado entre Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Sebrae Nacional
São Luís recebe no próximo dia 9, às 8h30, na Assembleia Legislativa do Maranhão, uma iniciativa do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA).
A presidente da FCDL-MA, Socorro Noronha, diz que a proposta do PP 4.0 é auxiliar o governo a identificar as ações necessárias para contribuir com o crescimento do país. “O programa é bem amplo; não se trata de algo específico para o varejo, mas de políticas públicas mais abrangentes que melhorem o ambiente de negócios, e consequentemente, também o mercado consumidor”, avalia.
O evento conta com o apoio do deputado estadual Adriano Sarney (PV), presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa (FPME), criada para debater e propor formas de incentivo ao setor, reunindo lideranças empresariais e entidades não-governamentais. “O foco da FPME é convergente a esta importante iniciativa, que visa o desenvolvimento do setor produtivo em harmonia com as políticas públicas. Sem dúvida muitos têm a ganhar, tanto o empreendedor como o gestor público”, destaca Adriano.
“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. Neste sentido, haverá também destaque para atividades efetivas de articulação das lideranças com o poder público para alinhamento das demandas na agenda política local”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.
Integração – O projeto reúne entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do Poder Público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país. O encontro tem como objetivo realizar atividades coletivas com foco no desenvolvimento local e regional, conciliando interesses comuns e objetivos compartilhados.
O evento será conduzido pelo professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais, que vai desenvolver metodologias com foco na estruturação concreta de propostas de políticas públicas. “Esses processos de construção têm demonstrado que nós poderemos não só mobilizar e conscientizar as lideranças do varejo, mas também contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista”, avalia.
Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto está percorrendo todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo.
Serviço – Fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas
Data: 09 de abril de 2019
Local: Assembleia Legislativa do Maranhão
Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, 7200, Calhau, São Luís (MA)
Suíte do recém-inaugurado Motel Oásis foi totalmente inundada pela enxurrada
A enchente que inundou diversos pontos de Imperatriz causou transtornos ao Motel Oásis, recém-inaugurado na cidade. Situado no bairro Vila Cafeteira, o estabelecimento destinado a encontros amorosos teve suítes inundadas, o que interrompeu o atendimento à clientela.
A água que invadiu a suíte molhou cama, frigobar, mesa, cadeiras e outros móveis. O banheiro também ficou alagado. O proprietário ainda não contabilizou os prejuízos, mas estima que a enchente comprometerá o seu negócio, pois terá que higienizar todas as instalações afetadas.
Vista aérea de área alagada no município de Imperatriz
A Prefeitura de Imperatriz decretou estado de calamidade pública e estima que 800 pessoas estão desabrigadas no município. No momento, os órgãos de Defesa Civil atua no socorro às vítimas.
A meteorologia prevê mais chuvas torrenciais na Região Tocantina.
Dirigentes do Sindicato dos Engenheiros e do Clube de Engenharia entregam solicitações de esclarecimento ao presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, que encaminhará documentos ao governador
O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, garantiu que vai realizar diligências junto ao Governo do Estado com relação aos indícios do exercício ilegal da profissão de engenheiro no cargo de secretário-adjunto de Manutenção de Obras Rodoviárias da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
Ato de nomeação do veterinário para adjunto da Sinfra, assinado por Flávio Dino
No último dia 3, o blog do jornalista Gilberto Léda divulgou, em primeira mão, que Flávio Dino havia nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Manutenção de Obras Rodoviárias o médico veterinário Rafael Verner Heringer.
Em 2014, Heringer disputou a eleição de deputado federal pelo PTC, partido que integrou a coligação do então candidato ao governo Flávio Dino. Desde que o caso veio à tona, o ato do comunista vem sendo questionado por diferentes setores e, agora, pela classe da engenharia.
Flávio Dino com Rafael Verner Heringer, que foi candidato a deputado federal
A medida anunciada pelo Crea-MA atende às solicitações do presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA), Antônio de Pádua, do vice-presidente do Senge, Murilo Reis, e do diretor administrativo do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), Wesley Assis, que reuniram-se hoje com o presidente do Crea-MA e solicitaram ao conselho que fiscalize estes indícios.
Vereadores Marcelo Poeta e Cézar Bombeiro querem melhorar acesso a bairros
Diante dos sérios problemas provocados por tráfego de veículos em vias que dão acesso a bairros na cidade, como Anil, Bequimão, Vinhais, os vereadores Cézar Bombeiro (PSD) e Marcelo Poeta (PCdoB) estão apresentando propostas ao governo do Estado, para a criação de pontes como alternativas.
Marcelo Poeta apresentou uma indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB), com cópias para a Secretaria das Cidades e a Agência Metropolitana, solicitando que “sejam realizados estudos que viabilizem a construção das pontes da Matança, que liga o Anil ao bairro Santa Cruz, e outra que interliga os bairros Pão de Açúcar ao Bequimão”.
Já Cézar Bombeiro pleiteia uma ponte interligando os bairros do Vinhais ao Monte Castelo, considerando sua sugestão “pertinente, apesar da existência das pontes Newton Belo, Hilton Rodrigues, Sarney Filho, Bandeira Tribuzzi e São Francisco”, considerando “que está sendo insuficiente para atender o acentuado número de automotores”.
Fluidez e segurança
Justificando sua proposição, Marcelo Poeta diz que “a construção dessas pontes facilitará a fluidez do trânsito, bem como dará maior segurança aos condutores de veículos e pedestres”. Por sua vez, Cézar Bombeiro salientou que “com os investimentos imobiliários e principalmente dos programas Minha Casa Minha Vida, a cidade de São Luís vem crescendo bastante do lado da São Luís nova, o que aumenta a população, coletivos e veículos pequenos, sem falarmos nos avanços dos grandes empreendimentos comerciais”.
Enquanto Marcelo Poeta lembra que “quando existe uma grande movimentação de veículos, a cidade fica praticamente parada, o que aumenta a circulação de veículos e pedestres”, Cézar Bombeiro acentua que “as atuais vias não estão atendendo as demandas, originando o travamento constante do trânsito, e a criação de vias alternativas poderá favorecer bastante o tráfego de veículos”.
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para convidar toda a população para importante audiência que discutirá melhorias para diversos bairros de São José de Ribamar. O ponto principal é garantir melhorias, principalmente, na infraestrutura do bairro Alto do Turu e adjacências.
A audiência acontecerá neste sábado, às 8h, na Assembleia de Deus – área 80, no bairro Alto do Turu 1.
“Recebemos essa solicitação dos moradores de bairros que estão cansados desse abandono por parte da Prefeitura e do Governo. É buraco pra todo lado! Sobram problemas e falta prefeito. Quem padece com essa incompetência é a população. Por isso, estaremos lá para discutir melhorias e encontrar soluções. Vocês são os nossos convidados!”, disse Wellington.
Chega a São Luís uma nova opção cultural. O espaço foi batizado de “Sabadão com Fole” com estreia marcada para o dia 6 de abril, a partir das 16h, na Chopperia Marcelo, no Bairro da forquilha, em São Luís.
O “Sábadão com Fole” será mais uma oportunidade para apreciar a música regional. Grupos e atrações locais irão se revezar durante quatro horas, em cada sábado, com repertórios diferenciados, tendo prioridade canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, João do Vale, Flávio José, Alcymar Monteiro, Jackson do Pandeiro, Flávio Leandro, Elba Ramalho, Nando Cordel, Alceu Valença, Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Gilberto Gil, Fagner, Falamansa e muitos outros nomes consagrados da autêntica música nordestina.
No dia 6 de abril, com entrada franca, Cícero, “Forró Pegado” e Dário Rubens vão receber convidados para uma tarde/noite de muito forró. O “Sábadão com Fole” ocorrerá, todos os sábados, na Chopperia Marcelo, das 16h às 20h.
Para seu Raimundinho do grupo “Pé no Chão”, “será um espaço importante, uma casa já conhecida que abre as portas para quem gosta de dançar e curtir o forró pé de serra”.
O “Sábadão com Fole” está confirmado, para uma boa temporada.
Comentários