Em mais uma incursão pelas ruas de São Luís, o vereador Marcial Lima (PRTB) fez um grave alerta para um grave problema que ameaça comprometer a mobilidade no Centro. Trata-se do cruzamento da Rua do Sol com a Rua da Mangueira, que registra intensa circulação de veículos e pedestres, e ameaça cortar, em razão da buraqueira e da falta de conservação.
Em sua mais recente transmissão ao vivo, via Facebook, o vereador mostrou as condições atuais da Rua da Mangueira, cujo pavimento está parcialmente destruído, situação que se agravou após as últimas chuvas que castigaram a capital. Em uma parte da via, a camada asfáltica se dissolveu e os antigos paralelepípedos, antes cobertos e devidamente fixados, agora ficaram soltos, devido á força da enxurrada, o que tornou quase impossível o acesso a carros de passeio e veículos de grande porte. “Este trecho requer uma intervenção urgente da prefeitura”, recomendou.
Marcial Lima antevê mais transtornos para a área, pois o Laboratório da Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) previu que as chuvas intensas vão continuar. E criticou a ausência de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para orientar os condutores.
Durante a filmagem, o vereador flagrou um motorista manobrando de ré após deparar com a buraqueira na Rua da Mangueira. E lembrou que os problemas de infraestrutura não são exclusividade da via. “Várias outras ruas do Centro estão em situação precária e carecem de recuperação urgente”, advertiu.
Enquanto registrava o caos na Rua da Mangueira, Marcial Lima fez um lembrete às autoridades sobre a recomendação emitida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em meio à execução das obras de requalificação urbanística das praças Deodoro e do Pantheon e da Rua Grande, para que as vias do entorno recebessem melhorias, a fim de favorecer a mobilidade e proporcionar aspecto atrativo à região.
O vereador enumerou os pontos da cidade que visitou, da semana passada até agora, onde constatou abandono. Ele citou a saída do Centro Histórico, a Rua do Jaú (via interbairros que dá acesso ao Turu, Vivendas do Turu, Chácara Brasil e outros bairros próximos), a feira do Bom Jesus, a Avenida 4 da Cohab e outros logradouros. “Ninguém sabe o que pode acontecer, pois ainda temos 470 milímetros de chuva previstos para o norte do Maranhão, onde está situada a região metropolitana de São Luís”, disse, com preocupação.
Clique aqui e assista ao vídeo.