Suzano comemora cinco anos da inauguração de fábrica no Maranhão

0comentário

Unidade Imperatriz contribui com o desenvolvimento da região e aumento no PIB per capita

Vista aérea da fábrica da Suzano em Imperatriz (Foto: Sérgio Zacchi)

A Suzano completou, nessa quarta-feira (20), cinco anos do início das operações da sua Unidade Imperatriz, no Maranhão. A fábrica inaugurada em 2014, tem capacidade de produção de 1,65 milhão de toneladas de celulose por ano e 60 mil toneladas de papéis sanitários. Desde a inauguração da Unidade Industrial na cidade, a companhia busca contribuir com a geração de oportunidades de trabalho e com os avanços sociais e ambientais nas comunidades do entorno. Atualmente, são aproximadamente 5.100 empregos gerados direta ou indiretamente, englobando as operações industriais e florestais, o que contribui com a posição do município em terceiro lugar entre as cidades com melhores condições de emprego no Estado.

Um importante polo energético do Nordeste, Imperatriz é o segundo maior município do Maranhão, com mais de 255 mil habitantes. Desde que a Suzano chegou à região, já contribuiu com um aumento de 71% no PIB per capita da cidade, além de promover o aumento nas exportações no município, fazendo com que Imperatriz ocupe atualmente a 59ª posição entre os municípios que mais exportam no País. Também sobre o desenvolvimento da economia regional, a empresa contratou, em 2018, aproximadamente 400 fornecedores locais, com movimentação de mais de R$850 milhões neste ano.

Nacionalmente, a empresa alavancou a cidade em mais de 500 posições no ranking de desenvolvimento de municípios. “Para nós é um orgulho poder fomentar o desenvolvimento dessa região e contribuir econômica e socialmente com o crescimento da cidade”, afirma José Wilhelms Ventura, Gerente Executivo Industrial da Suzano no Maranhão.

Inauguração e recorde

Fachada da fábrica da Suzano em Imperatriz (Fotos: Sérgio Zacchi)

Em 2017, a Unidade deu início às operações da fábrica de produção de bobinas usadas na confecção de papéis sanitários (tissue), tornando-se a primeira desse segmento no Maranhão, e já atingiu recordes em produção diária de folha simples, produção diária de folha dupla e atingimento de velocidade. Além disso, atualmente a empresa ocupa a posição de líder do segmento de papéis higiênicos no Norte-Nordeste em volume e representa cerca de 20% de participação no mercado total da região.

Assim como faz parte da tradição da Suzano, a Unidade Imperatriz, em cinco anos de operação, já recebeu mais de US$ 3 bilhões em investimentos sempre com foco em tecnologia e inovação. O último, foi a sala CPF – Centro de Prevenção de Falhas, que tem como objetivo contribuir com a identificação de falhas em um tempo de resposta mais eficiente. O método, ligado ao conceito de Indústria 4.0, não exige o armazenamento de informações em máquinas locais e todos os dados coletados estão disponíveis em nuvem de fácil acesso remoto.

Sem comentário para "Suzano comemora cinco anos da inauguração de fábrica no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS