Servidores terceirizados da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) denunciam o atraso dos seus salários, que deveria ter sido pago até o quinto dia último deste mês. Os trabalhadores relatam que a situação no órgão, que já era ruim sob a gestão da antiga secretária, Flávia Alexandrina, piorou ainda mais tão logo o deputado federal Rubens Jr. (PCdoB) assumiu a chefia da pasta, em 25 de fevereiro.
Cerca de 100 servidores terceirizados da Secid estão com os salários atrasados. Eles são responsável pelo cadastro das famílias para que estas obtenham o título de propriedade dos imóveis que habitam. O trabalho é feito de casa em casa, a pé, em bairros como Cidade Olímpica e Cidade Operária, e, além de desgaste físico, envolve risco à vida de quem o realiza.
Vinculados à Fundação Josué Montello, os servidores dizem que ainda não há qualquer previsão sobre quando receberão seus vencimentos. “Jamais imaginamos que as coisas ficaria ainda piores com a mudança de se secretário”, declarou uma fonte ao blog.
Resposta
Em resposta ao questionamento do blog sobre o atraso dos salários dos servidores da Secid, a Fundação Josué Montello fez o seguinte esclarecimento:
“Informamos que a abertura recente do orçamento do exercício 2019 e a mudança no sistema de pagamentos do Governo do Estado resultou na alteração do cronograma de repasse dos recursos oriundos do projeto da SECID apoiado por esta fundação, resultando no atraso no pagamento referente ao mês de fevereiro. Os trâmites para normalização do pagamento já estão sendo finalizados pelas instituições”.