O deputado estadual Wellington do Curso encaminhou, na tarde da última quarta-feira (13), solicitação, por meio de indicação direcionada ao Governo do Estado e à Prefeitura de São Luís, para viabilizar a criação de um Centro de Referência para tratamento de pessoas portadoras de doenças genéticas e raras.
Segundo Wellington, a solicitação é fruto de reivindicações de pacientes e pais de pacientes portadores de doenças genéticas e/ou raras que realizam tratamento na rede pública de saúde e que não recebem tratamento adequado. As reivindicações são frutos de encaminhamentos de audiência pública que tratou de políticas públicas de atendimento a pessoas portadoras de doenças genéticas e raras realizada em 27 de fevereiro na Assembleia Legislativa, presidida por Wellington.
“Realizamos audiência pública com pacientes e pais de pacientes portadores de doenças genéticas e raras onde ouvimos as demandas e dificuldades dessas pessoas. Diante disso, estamos encaminhando essas solicitações ao Estado e ao Município, para melhoria no atendimento e na qualidade de vida dessas pessoas através da criação de um Centro de Referência especializado no tratamento destas doenças. Reafirmo meu compromisso com os portadores de doenças genéticas e raras. Continuaremos lutando para que todos pacientes de doenças genéticas e raras sejam atendidos de forma completa na saúde do Maranhão, sem terem que se humilhar e entrar na justiça para garantir atendimento. Vocês não estão mais sozinhos, são raros, porém, não são invisíveis!” Disse Wellington do Curso