O deputado estadual reeleito Adriano Sarney (PV) deu uma resposta incisiva e certeira a mais um comentário ofensivo à sua família feito pelo deputado federal eleito e persistente secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry (PCdoB). Após registrar, em sua conta no Twitter, que “a temporada de moleza comunista no Maranhão acabou”, Adriano foi surpreendido com mais uma manifestação desonrosa do adversário.
O parlamentar do PV lembrou ao comunista que ingressou na vida pública na oposição e foi eleito e reeleito com seu grupo político fora do poder. Também ressaltou que ocupou seu primeiro cargo público por meio do voto, comparando sua trajetória ao do secretário, que antes de ser eleito para a Câmara Federal, em outubro do ano passado, só exercera cargos públicos por indicação política. “Não sou carreirista, secretário. Pena que não se pode definir o mesmo de você”, detonou Adriano, que mais adiante classificou como mero subterfúgio os sucessivos ataques de Márcio Jerry à sua família.
Diante da firmeza do oposicionista, Jerry mencionou sua origem humilde, no interior, reminiscências que nem de longe se comparam ao poder e à vida abastada ostentada atualmente pelo secretário, apontado como segundo homem mais influente do governo Flávio Dino, principal responsável por sua mudança repentina de status.
A verdade é que Márcio Jerry saiu vitorioso das urnas graças a uma campanha milionária. Mas, como assim? Se não dispunha de estrutura para bancar sua candidatura, de onde saíram os recursos que financiaram o seu bem-sucedido projeto eleitoral, tocado na base da ostentação?
“Coveiro”
Empatia popular certamente não foi, muito menos habilidade na construção de alianças, tendo em vista sua antiga fama de desagregador. Protagonista de um dos maiores fiascos da história política do Maranhão, Márcio Jerry até hoje é apelidado de “coveiro”, por ter sepultado, no início da década passada, o projeto de reeleição do então prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes (2001-2004), que teve a infelicidade de nomeá-lo secretário municipal de Governo e Projetos Estratégicos. O desempenho desastroso de Jerry na pasta foi considerado, na época, o fator determinante para a derrota de Jomar nas urnas e para a volta do ex-prefeito Ildon Marques, do PMDB, ao poder.
É esse indivíduo que tenta se colocar como figura proeminente da política do Maranhão nos dias de hoje. Menos mal que ainda haja bravos, a exemplo de Adriano, a confrontá-lo no campo político e comunicadores com coragem para expor a verdade.