O vereador Cézar Bombeiro e a vereadora Concita Pinto participaram e foram homenageados na solenidade que marcou os 50 anos de criação do bairro Liberdade. “Muitas são as histórias de luta e de participação de inúmeras lideranças comunitárias, que chegaram a ser destemidas para que o bairro fosse efetivamente reconhecido e respeitado”, relembrou o jornalista e escritor Herbert de Jesus Santos, integrante da comissão que organizou o evento.
Para a realização do evento, foi criada uma comissão, integrada por Herbert de Jesus Santos, Raimundo Silva dos Reis Neto, conhecido como Boteco, e Uelton Penalva, que contaram com importantes participações de dezenas de lideranças do bairro. “Foi um somatório de esforços para que a data merecesse o devido e necessário registro, afinal de contas, 50 anos representam meio século para ser escrito na história e constituem um marco da memória do bairro”, destacou o líder Boteco.
O líder comunitário José dos Santos, mais conhecido como Sabujá, é uma das referências da luta, determinação e esforços constantes para a consolidação do bairro Anjo da Guarda. Bastante emocionado, Sabujá disse que estava feliz por participar dos 50 anos do bairro que ele ajudou a fundar e infelizmente, pela idade, dificilmente poderá ver as comemorações do primeiro centenário. “Mas tenho a plena certeza de que haverá muitas outras pessoas para lembrar de como tudo começou”, resignou-se.
Para Severo Santos, um dos grandes jogadores de futebol que o Anjo da Guarda produziu para o esporte maranhense, tendo ele se consagrado como atleta vestindo a camisa do Maranhão Atlético Clube, a emoção era muito grande e o sentimento até era de gratidão. Hoje empresário do ramo de restaurante, Severo disse que a emoção é grande e que a comunidade é viva e que as conquistas vieram à custa de muita luta popular.
A vereadora Concita Pinto foi uma das autoridades homenageadas e agradeceu o distinção. Ela afirmou que no parlamento municipal tem procurado defender direitos e interesses do Anjo da Guarda. O vereador Cézar Bombeiro, também homenageado, destaca-se por sua interação com lideranças comunitárias e disse que tem procurado ser uma presença constante no bairro.
Cézar Bombeiro pediu a atenção e a presença do poder público no Anjo da Guarda para atender necessidades e direitos da população, principalmente nas áreas da saúde, da educação e transporte coletivo. “Aos meus esforços e aos da colega vereadora Concita Pinto devem se juntar mais ações em favor da população”, defendeu o vereador.
O jornalista e escritor Herbert de Jesus Santos disse que muitos esforços foram feitos para a realização de uma festa simbólica, que representou um marco para a história do Anjo da Guarda. Ele agradeceu a presença dos vereadores Cézar Bombeiro e Concita Pinto e das lideranças importantes e lutadoras do bairro e garantiu que serão constantes os movimentos comunitários reivindicatórios junto as instituições públicas em busca da garantia de direitos.