“A Maternidade Maria do Amparo, localizada no bairro Anil, está prestes a fechar as portas, devido aos motivos financeiros”, destaca o vereador Dr. Gutemberg. Em pronunciamento na Câmara Municipal de São Luís, nesta terça-feira (11), o parlamentar solicitou aos secretários de saúde do Município, Lula Filho, e do Governo do Estado, Carlos Lula, medidas de urgência para preservar o funcionamento da maternidade, que presta importantes serviços de saúde para a população maranhense.
A maternidade Maria do Amparo tem 37 anos de criação. Nesse período já fez mais de 100 mil partos. Segundo o vereador Dr. Gutemberg, a maternidade que é conveniada com o SUS, recebe por mês pela sua produção, aproximadamente R$ 150 mil, valor que não cobre a folha de profissionais, os materiais para os serviços, não cobre as despesas. A maternidade conta ainda com uma expressiva ajuda do Governo do Estado, que é o ‘Kit Médico’, valor para pagar anestesistas,obstetras e pediatras.
“A direção da maternidade recebeu um aviso da empresa que gerencia repasses para aquela casa, informando a suspensão desse ‘Kit Médico’, e que só alguns profissionais poderiam ser pagos. Isso acontecendo decreta o fechamento da maternidade. São Luís tem duas maternidades de alta complexidade: a Marly Sarney e a Materno Infantil do Hospital Universitário. E temos outras maternidade de risco habitual. Com o fechamento da maternidade Maria do Amparo, o que era difícil, fica ainda muito mais.”, afirma Dr. Gutemberg.
Ao final do pronunciamento, Dr. Gutemberg fez um apelo. “Governador Flávio Dino, secretário Carlos Lula, Prefeito Edivaldo Holanda e secretário Lula Filho, a maternidade Maria do Amparo é muito importante, é histórica no Maranhão. Em nome de mais de um milhão de maranhenses, não deixem essa maternidade fechar”, solicita vereador Dr. Gutemberg.