O aniversário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Caxias (Samu), que completou, dia 1º deste mês, 13 anos de serviços prestados à população caxiense, foi comemorado na manhã de terça-feira (23).
O Samu também é responsável pelo trabalho de regulação que atende a nove cidades da microrregião de saúde.
Pela manhã, uma solenidade foi realizada com a presença da direção; funcionários; crianças do Projeto Samuzinho; segurança municipal, estadual e federal, além da diretora do Hospital Geral Municipal, Maria do Rosário, que na oportunidade esteve representando o prefeito Fábio Gentil.
Logo depois, todos seguiram para a Praça Dom Luís Marelim, onde foi realizada uma blitz educativa com a equipe do SAMU, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. Foram distribuídos panfletos sobre as leis e medidas de segurança no trânsito.
Lindomar Rocha, chefe da Delegacia da PRF em Caxias, frisou que hoje o Samu é um dos principais parceiros e tem um serviço imprescindível em todos os municípios.
Para os colaboradores, o trabalho desenvolvido é de extrema importância para a sociedade.
“Foi um aprendizado. Comecei com receio de não conseguir desenvolver, mas hoje aprendi muito e não largo o Samu por nada. É a minha segunda casa”, lembrou Marcos Santos, coordenador de frota.
Ao final das atividades, os representantes dos órgãos de segurança reuniram-se com a diretora do Samu, Rita Paz, e alinharam parcerias.
“Estamos levando a blitz educativa com prevenção e educação no trânsito. Discutimos estratégias e falamos sobre a descentralização e expansão do atendimento, reduzindo o tempo resposta e fortalecendo a parceria com esses comandos”, explicou a diretora.