Estão vedados o uso de produtos que possam causar incêndio e atividades que poluam o meio ambiente; queima de fogos tem horário limitado, assim como o tradicional toque de tambor, que só será permitido até as 2h da madrugada
Uma portaria baixada em 6 de setembro deste ano pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) promete gerar forte polêmica entre adeptos das religiões de matriz africana no Maranhão. Assinada pelo secretário Jefferson Miler Portela e Silva, a portaria impõe uma série de normas à umbanda e aos demais cultos afro-brasileiros para evitar que seus rituais venham a contrariar a ordem pública e os bons costumes em território maranhense.
As restrições atingem as práticas de cultos umbandísticos cujos rituais ocorrem em logradouros públicos, florestas e demais formas de vegetação, praias, rios, etc. O texto da portaria faz referência à necessidade de garantir e disciplinar os rituais típicos das religiões de matriz africana, e estabelecer critérios para a sua realização em todo o estado.
De acordo com as normas, estão liberados os rituais em cemitérios, encruzilhadas, praias, margens de rios e florestas. Mas todos terão que cumprir algumas condições. Nas encruzilhadas, não deverão provocar interrupção ou obstrução do tráfego de veículos ou causar dificuldades de acesso aos pedestres. Nos cemitérios, estarão sujeitos à autorização prévia da administração desses locais e/ou da prefeitura local.
Poluição e incêndios
Nas praias e margens de rios, os rituais não poderão ocasionar qualquer dificuldade ou incômodo aos banhistas e poluição dos locais. Nas florestas e demais formas de vegetação marginal, deverá ser preservado o meio ambiente, sendo vedado o emprego de produtos ou dispositivos suscetíveis de provocar incêndios, respeitando ainda o direito de propriedade.
Em relação à queima de fogos de artifício, esta ficará sujeita a horário, considerando a comodidade e segurança dos moradores das imediações e o toque de tambor somente será permitido até as 2h da madrugada, desde que não perturbe o sossego público.
A portaria prevê, ainda, que o controle dos rituais será feito pela Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros, mas a a Secretaria de Segurança Pública manterá sua prerrogativa de fiscalizar os cultos e proibir práticas tidas como abusivas, se for o caso.
Pegos de surpresa pela portaria, pais e filhos de santo e demais seguidores das religiões afros demonstram insatisfação com a interferência do governo em seus cultos. Revoltados, umbandistas, adeptos do candomblé, do tambor de mina e das demais religiões de matriz africana prometem reagir ao que chamam de preconceito e intolerância oficial.
Não acho isso certo o tambor só para quando nauum teeiim maiis nenhum terreiro na tenda isso é
Uma falta de vergonha nois umbandistas quere manda na umbanda nas tendas alheias vcs teeiim e que ser preocupa com outras coiisas e queeiim nauum estive conseguindo dormii que ponha um fone de ouvido #tambornãovaipara
Tai a resposta para os eleitores de Flávia Dino
Agora é que ele vai massacrar todos
Daqui a pouco começa a prender as motos e carros e depois vai leiloar
Isso que da votar e bicha comunista
Elegeu ainda outras bichas junto
Weverton Duarte MÁRCIO jerry
Astro de algum que se cuide
A Falvio quer tomar o posto dele
A lista é grande
Os umbandista tem a faca e o queijo na mão é fazer um trabalho bem feito
para ele!
Bota um
Bota um sapa na barriga dessa mucura prenha.
Belíssimo exemplo de valorização da nossa cultura, exemplo para o Brasil e para o mundo, viva as diferenças, viva nossa miscigenação, viva nosso povo com suas mais diversas matizes e matrizes culturais. Parabéns ao Governo do Estado, se é que me entendem.
tá começando o troco que esse governo.comunista tá dando ao povo agora a pergunta que não que exalar pq só com os terreiros de umbanda igrejas católicas evangélicas tbm fazem barulhos soltam fogos etc etc etc
Esta liberado das 07 da amanhã as 02 da madrugada tá bom de mais gostei da portaria garante o direito das pessoas especiais dos are dores desas rituais e religião
Ta ai pra quem acreditou nesse comunista, pq ele ñ faz uma limpeza na Lagoa da Hansen, que ali está o esgoto a céu aberto, limpar as praia isso q deve fazer, agora proibir deles fazerem seus rituais nas praias, ja é demais desse governador, daqui a pouco vai proibir do povo cagar.
Esse só o começo de mais 4 anos desse desgraça do comunismo.
Ouvir sino de igreja que me torra o saco pode né!
Rapaz essa merda de macumba era pra ser proibida. São um bando de demônios q vivem atrasando a vidas das pessoas. Enganando as pessoas. botei foi fé em Flávio Dino agora só falta bolsonaro ganhar kkkk
Nota essa cambada d macumbeiro pra trabalhar Deus ainda vai fuminar com vcs seus macumbeiro.
Qual é essa igreja que toca sino as duas da madruga????? kkkkkkk me compre um bode….. muto boa essa portaria….. tem que respeitar a lei do silêncio….. querem fazer o culto que façam em horário apropriado ou seja durante o dia e com limite até as 2hs da madrugada…. kkkkkkkk
flávio dino não proibiu nada,só cumpriu o regulamento da bandeira brasileira,ordem e progresso…
“JUNHO , a ignorância, me faz rir de você! Eu não vou me ater a explicar nada sobre os rituais umbandísticos! Não esqueça que o país é laico, respeito é bom, e todos gostamos! No dia do aniversario do Bonde dos 40, era foguete e zoada em muitas comunidades, mas para eles não tem regra! Enfiaram a língua no c*! Mas como a religião é afrobrasileira, exigem uma série de restrições!O governador vacilou, e graças a Deus não votei neste gestor! O choro ja começou antes do próximo mandato que ainda nem foi assumido! JUNHO, espero mesmo, que não haja nenhuma restrição de um direito teu! Boa sorte a todos!
como vamos parar um tambor 2:00 da manhã se na nossa casa o tambor começar 22:00 e na festa grande e tradição o tambor amanhecer na rua a nosso casa tem 40 anos com essa tradição do tereco amanhecer.
Vai voltar aos anos 1940/1950 que afros não podiam ter a liberdade de expressão. Tem haver liberdade total os terreiros não agride e nem pertubam o povo.Quem ofende são libaneses comunistas regime que já acabou e eles querem poder e escravidão .
[…] Segurança Pública (SSP), baixou portaria que impôs normas aos rituais de umbanda no Maranhão. O caso foi noticiado pelo blog à época, com ampla repercussão e até revisão da […]