Prefeitura de Arari acionará Vale na Justiça por danos causados por balsas abandonadas no Rio Mearim

0comentário
Balsa abandonada pela Vale causa dano ambiental e prejuízos financeiros a pescadores do Rio Mearim e ribeirinhos

A Prefeitura de Arari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, anunciou, em nota encaminhada a este blog, que acionará a Vale judicialmente por causa dos danos causados por cinco balsas abandonadas após conclusão de uma ponte sobre o Rio Mearim. As embarcações estão estão à deriva e representam risco ambiental, prejuízos materiais a pescadores e famílias ribeirinhas e ameaça de acidentes, com consequências imprevisíveis.

A Secretaria de Meio Ambiente de Arari apurou que a Vale terceirizou serviços à empresas Novus, que contratou seis balsas para uso na construção de uma ponte sobre o Rio Mearim, na comunidade de Ararial, entre Arari e Vitória do Mearim, como parte de uma obra na Estrada de Ferro Carajás.

Após a conclusão da obra, as seis balsas foram abandonadas, sem vigilância, o que ocasionou o rompimento de cabos de cinco delas, que ficaram à derivam no rio. Três dessas embarcações estão atracadas às margens do mesmo e a última encalhou na foz do Igarapé do Nema, afluente do Mearim. O igarapé é muito usado para a pesca e o translado para o rio por dezenas de famílias que sobrevivem dessa atividade.

Populares junto a una das balsas abandonadas, que encalhou na foz do Igarapé do Nema

A Prefeitura de Arari informa que a Vale foi alertada várias vezes pela administração municipal, por meio da sua interlocutora com as comunidades, mas não emitiu resposta. A Secretaria de Meio Ambiente anuncia que está providenciando medidas administrativas e judiciais contra a mineradora, a fim de reparar os danos sofridos pelo município e seus habitantes.

Vale se manifesta

A Vale informa, por meio da sua Assessoria de Imprensa, que as balsas citadas não pertencem à mineradora, e sim às empresas que prestaram serviço à contratada Novus, responsável pelas obras de construção da ponte ferroviária sobre o rio Mearim, concluída em 2016.

Considerando a situação de abandono dos equipamentos e o pedido de apoio das comunidades, a Vale tem adotado medidas voltadas a manter as balsas presas e atuado junto às autoridades competentes e às empresas responsáveis para que as mesmas sejam removidas definitivamente.

Por fim, informa que já notificou as empresas proprietárias, de quem aguarda a apresentação de plano de ação para resolução da questão.

Sem comentário para "Prefeitura de Arari acionará Vale na Justiça por danos causados por balsas abandonadas no Rio Mearim"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS