Prefeitura de Caxias e Governo do Estado recuperam estrada que liga o Fumo Verde ao povoado Buenos Aires

Estrada vicinal passará por obra, fruto da parceria

A Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado do Maranhão estão recuperando a estrada vicinal que liga Caxias ao povoado Buenos Aires, no 1º Distrito. O trabalho teve início nessa terça-feira (28) com uma empresa contratada que executa os trabalhos via Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, visitou as obras nesta quarta-feira (29) e agradeceu a parceria do poder público estadual na execução dos trabalhos, que representa o atendimento de uma reivindicação dos trabalhadores. Ao todo serão recuperados mais de 30 km de estradas vicinais no trajeto do Fumo Verde (zona urbana) até o povoado Buenos Aires, que é limítrofe com o município de Timon.

“Estou aqui com o secretário Murilo Novais acompanhando a recuperação de toda essa estrada, um sonho de todas essas comunidades que precisam, tanto como forma de sobrevivência, quanto para a educação. Quero aproveitar e agradecer ao governador que atendeu o pedido do prefeito municipal de Caxias, juntamente com os vereadores, e pôde realizar esse sonho”, agradeceu Fábio Gentil.

Enquanto isso, os trabalhos seguem a todo vapor em outros povoados da zona rural de Caxias no 2º Distrito, como: Rodagem, Jardim, Canto Escuro, dentre outros. Mas o trabalho deve seguir pela Fazenda Sabiá, Caiçara e São Manoel. Segundo o secretário de Infraestrutura, Murilo Novais, a população está feliz com o trabalho que em alguns povoados não ocorria há mais de 20 anos.

“Por onde a gente passa na zona rural a população está feliz, porque em alguns lugares temos estradas que não passava carro há mais de 20 anos. Nosso trabalho continua levando melhorias com o nosso equipamento, enquanto aqui do Fumo Verde até o povoado Buenos Aires um convênio com o Governo do Estado está sendo executado”, explica o secretário.

Zé Inácio inaugura comitê no Jardim Tropical, em São José de Ribamar

Deputado Zé Inácio apresentou sua candidatura à reeleição no bairro Jardim Tropical, em São José de Ribamar

Foi inaugurado na noite desta terça-feira 28/08, o Comitê 13123 do Deputado Zé Inácio, onde ele apresentou sua candidatura à reeleição no bairro Jardim Tropical, em São José de Ribamar.

A inauguração contou com a presença de lideranças do bairro como Jailson Rocha, Tomé do Parque Jair, e de Bequimão, o vice-prefeito Magal. No evento, também foi apresentado aos moradores o candidato a Deputado Federal, Aluísio Mendes.

Zé Inácio com o deputado federal Aluísio Mendes e líder comunitário na inauguração do comitê

No encontro, Zé Inácio tratou com os moradores sobre as principais necessidades do bairro Jardim Tropical, em infraestrutura, segurança e educação. “Tenho pautado esses benefícios para o bairro de forma administrativa via Assembleia, e também já solicitamos da Prefeitura de São José de Ribamar asfalto para as ruas, e vamos continuar a usar a Tribuna para que possamos melhorar cada vez mais a vida dos moradores do jardim Tropical”, disse Zé Inácio.

Deputado Wellington pede investigação da PF para identificar rede criminosa de perfis fakes

Deputado Wellington registra denúncia naa PF para identificar rede criminosa que criou perfis fakes para atacá-lo com mentiras

O deputado estadual e candidato à reeleição, Wellington do Curso (PSDB), protocolou ofício na Polícia Federal, tendo por objetivo identificar rede criminosa de uma rede de perfis fakes que tem divulgado mentiras sobre o parlamentar. Recentemente, houve uma decisão de membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que determinou a exclusão de perfis de rede social.

Agora, o objetivo é identificar quem administrava os perfis fakes, para então, puni-los pelos crimes contra a honra já praticados.

“Trabalhamos diariamente para termos o respeito dos maranhenses. Trabalhamos de forma séria, honesta e sem mentiras. Continuamos firmes lutando por um Maranhão melhor e sem baixarias. Enquanto eles mentem, a gente segue trabalhando em defesa da população. Em 2016, nas eleições para prefeito, sofremos inúmeros ataques pela internet: mentiram, inventaram situações e usaram a máquina pública para divulgar essas mentiras. Agora, em 2018, criaram perfis fakes tentando manchar a nossa imagem. Isso já está sendo investigado, para que possamos punir aqueles que jogam tão baixo e cometem crimes contra a honra de quem trabalha de forma séria”, disse o deputado Estadual Wellington do Curso.

“O estudante de direito tem que ser valorizado”, diz Carlos Brissac durante encontro com universitários

Pré-candidato à presidência da OAB-MA, Carlos Brissac, durante conversa com jovens advogados e estudantes de direito, em Balsas

O pré-candidato à presidência da Ordem do Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB-MA), Carlos Brissac, esteve reunido recentemente com jovens advogados, estagiários e estudantes universitários da cidade de Balsas. O bate-papo aconteceu na faculdade Unibalsas.

O teor da conversa foi a valorização do estagiário regularmente inscrito nos quadros da Ordem e o fortalecimento das prerrogativas desse grupo, conforme o que é previsto no Estatuto da Advocacia. Outro assunto em pauta foi a necessidade de serem firmadas parcerias entre a Ordem e as instituições de ensino superior, como forma de valorizar a educação no campo jurídico e aproximar os graduandos da entidade.

“Parcerias com as faculdades servem para familiarizar os estudantes com a realidade da OAB e da profissão em que futuramente eles estarão inseridos. Além disso, é preciso que haja uma conscientização sobre a importância da devida inscrição do estagiário nos quadros da entidade, tendo em vista seus direitos e prerrogativas” comentou o causídico.

Vale destacar que Brissac tem capitaneado diversos eventos pela discussão de temas atuais ligados à advocacia, como o combate à violência contra a mulher, fortalecimento das políticas de direitos humanos, representatividade nos quadros da OAB e protagonismo da seccional maranhense nas discussões com as demais entidades da sociedade.

Mistério: revista ISTOÉ com bomba contra Flávio Dino não chegou às bancas de São Luís

Matéria com ter bombástico contra o governo comunista não está disponível aos maranhenses na versão impressa, mas pode ser lida na internet

A edição nº 2.540 da revista ISTOÉ, uma das publicações semanais de maior circulação no país, simplesmente desapareceu das bancas de São Luís. Poderia ter sido um mero problema de logística de distribuição, não fosse um detalhe: a edição desta semana traz uma reportagem bombástica, que atinge em cheio o governo de Flávio Dino (PCdoB), sobre uma vendedora de mingau cujo endereço, na periferia da capital, foi apresentado pelos comunistas, na campanha eleitoral ao governo, em 2014, em escritório de uma empresa de vídeo, para onde foi destinado R$ 1,3 milhão para gastos com o pleito.

Em breve pesquisa em bancas de São Luís, este blog confirmou que a revista com a matéria bombástica contra Flávio Dino, introduzida pelo sugestivo titulo “A Val de Flávio Dino”, em alusão a episódio semelhante envolvendo o candidato a presidente Jair Bolsonaro, não chegou esta semana. Dona de uma revistaria no Maranhão Novo, situada em frente ao Shopping da Ilha, a empresária Valdenice afirmou que a ISTOÉ vinha chegando normalmente, mas, sem qualquer explicação, a última edição não foi entregue em seu estabelecimento.

Valdenice ainda fez um alerta: “não adianta procurar em outra banca, pois a distribuição da ISTOÉ em São Luís é feita por uma única empresa. Se a revista não chegou a uma banca, não chegou a todas”, assegurou a empresária.

De fato, nenhum dos outros estabelecimentos do gênero consultados pelo blog dispunha da revista quando procurado, a exemplo das bancas do Renascença (ao lado do Colégio Dom Bosco); Banca do Valdir, dentro do Tropical Shopping; e da banca localizada na praça do bairro São Francisco.

Assinada pelo jornalista maranhense Wilson Lima, a matéria é mais um dos muitos elementos que desmoralizam um governo que se apresenta como honesto, justo e realizador, mas que, na verdade, não passa de uma máquina opressora, que tem a mentira como uma das suas principais armas para continuar operando maldades.

O departamento de circulação da ISTOÉ informou que um problema na logística de distribuição impediu que a presente edição da revista chegasse ao Maranhão e aos demais estados do Nordeste. Uma “coincidência” lamentável, que privou os maranhenses de tomar conhecimento, via jornalismo impresso, de mais um escândalo que envolve o governo comunista de Flávio Dino.

Aos interessados em ler a reportagem na versão digital, o blog disponibiliza reprodução (não tão legível) abaixo e o link da versão na internet (em PDF) aqui:

Djalma Melo apresenta ao TCE pleitos da municipalidade maranhense

O presidente em exercício da Famem, Djalma Melo, com o presidente do TCE, Caldas Furtado, e a prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista

O presidente em exercício da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, prefeito Djalma Melo (Arari), reuniu-se, nesta última terça-feira, com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, conselheiro José Ribamar Caldas Furtado.

Durante o encontro, do qual também participou a prefeita Karla Batista, de Vila Nova dos Martírios, além de reforçar os laços institucionais, Djalma apresentou alguns pleitos da municipalidade maranhense.

O presidente da FAMEM solicitou que a Corte de Contas maranhense, com base em precedentes adotados pelos TCEs da Bahia, Minas Gerais e Paraná, adote o entendimento de que servidores municipais contratados para atuar em funções relacionadas aos programas do governo federal, tal como o Programa Saúde da Família, não sejam computados como despesa de pessoal para fins de aferição da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O conselheiro/presidente disse que provocará a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para que seja formado um grupo de trabalho para estudar o pedido e emitir um parecer.

Djalma Melo solicitou que seja regulamentado o julgamento das contas de gestão e dos Fundos Constitucionais pelas Câmaras Municipais de Vereadores, conforme decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal nos recursos extraordinários números 848.826 e 729.744.

Caldas Furtado garantiu que levará a matéria para votação do Plenário.

Foi pleiteada a regulamentação da portaria que prevê a implantação do módulo folha de pagamento mensal, que se tornará obrigatória a todos os municípios a partir deste mês de agosto. A respectiva folha de pagamento deverá ser enviada ao TCE/MA através de sistema disponibilizado pela Corte até 30 de setembro de 2018.

O presidente/conselheiro garantiu que, em parceria com a Federação, determinará, inclusive, a realização de novas capacitações sobre o tema destinadas aos servidores municipais.

Parceria

Caldas Furtado pediu a Djalma Melo que a Federação colabore com o Tribunal no sentido de alertar os municípios sobre o prazo para envio de arquivos para o Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE). A data limite encerra-se na sexta-feira (31).

O presidente da entidade propôs ao conselheiro a formalização de uma parceria que possa resultar no oferecimento de cursos de capacitação na área de organização das prestações de contas que devem ser encaminhadas ao TCE e ao Tribunal de Contas da União.

Por fim, também foi discutida a realização de uma Marcha Municipalista objetivando chamar a atenção da sociedade para o pagamento dos precatórios do Fundef. A ideia é buscar um entendimento com o governo federal para que, de forma administrativa e com o apoio da Rede de Controle, estes recursos sejam liberados aos municípios.

Djalma Melo classificou o encontro como extremamente positivo. “Agradeço, desde já, a disponibilidade do presidente Caldas Furtado em nos atender e analisar os pleitos propostos, que são reivindicações da municipalidade de nosso estado”, disse.

Para o presidente do TCE, o diálogo permanente com a entidade representativa dos prefeitos maranhenses é o caminho para o enfrentamento de questões relativas à gestão pública municipal, fortalecendo tanto o municipalismo quanto a efetividade do controle externo.

Imagem do dia: Antes e depois da gestão Edivaldo na Vila Isabel

Ponte da Vila Isabel antes e depois da obra executada pela gestão do prefeito Edivaldo

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) mudou a realidade dos moradores da Vila Isabel com a entrega, neste sábado (25), de ponte na Rua do Comércio. A estrutura deteriorada deu lugar a uma construção de concreto e aço, um sonho aguardado por mais de 40 anos pela comunidade. O pedetista segue entregando mais obras nos bairros e fortalecendo a sua gestão como a que vem executando o maior programa de urbanização já visto em São Luís.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima