a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) impediu, na noite deste sábado (28), o descarregamento de um navio com carga de carvão mineral no Porto do Itaqui. A estatal barrou a operação ao constatar irregularidades na contratação de mão de obra para fazer a descarga do graneleiro.
Segundo apurou o blog, a alegação da Emap para impedir o descarregamento do carvão, destinado à Vale, é de que o operador portuário Brasil Marítima, responsável pelo navio, contratou pessoal fora do sistema para executar o serviço, que, segundo a legislação vigente, é atribuição exclusiva dos trabalhadores portuários avulsos (TPA,s), uma das categorias que atuam no complexo do Itaqui.
Enquanto o impasse não é resolvido, o navio Universal Barcelona, de bandeira de Malta, país europeu, segue atracado, sem qualquer movimentação, o que gera prejuízo de milhares de dólares a cada hora de paralisação.
A Emap não divulgou detalhes sobre as medidas adotadas para resolver a questão da mão de obra, a fim de permitir o descarregamento do navio..
Uma correção! A operação foi impedida pela EMAP Por conta da empressa não está de acordo com a lei 12.815/13.