Em discurso no Senado, Edison Lobão parabeniza prefeito de Caxias, Fábio Gentil, por obras do Museu e do Mirante da Balaiada

1comentário
Senador Edison Lobão elogiou resgate histórico da Balaiada feito na gestão de Fábio Gentil

O senador Edison Lobão (MDB) fez um pronunciamento no Senado sobre a Balaiada, revolta popular ocorrida no Maranhão, no século XIX, e destacou o Museu e o Mirante, construídos na gestão do prefeito de Caxias Fábio Gentil (PRB), que foi alvo de elogios do conterrâneo, na tribuna.

Lobão pediu que a Balaiada seja incluída no calendário das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, em 2022.

O senador lembrou que entre 1838 e 1841, quase duas décadas após a declaração da independência brasileira de Portugal por D. Pedro I, sertanejos e escravos fugidos rebelaram-se contra o governo, invadiram, saquearam e assumiram o controle de uma das principais vilas da província, Caxias, terra onde nasceu Gonçalves Dias e hoje um dos mais prósperos municípios do Maranhão.

Lembrou, ainda, Lobão, que o vaqueiro Raimundo Gomes, acompanhado de nove homens, invadiu a cadeia pública da Vila da Manga, hoje município de Nina Rodrigues, para libertar o irmão. Perseguido, juntou-se a um fabricante de cestos, Manuel Balaio, que deu nome ao movimento. Mais tarde, ao grupo se juntaria Comes Bento das Chagas, o Negro Cosme, que obteve apoio de 3 mil escravos.

Recordou, também, o senador que para combater os revoltosos, que ameaçavam tomar o controle da capital, São Luís, foi enviado ao Maranhão o coronel Luís Alves de Lima e Silva, que receberia posteriormente o título de Duque de Caxias, por sua atuação nessa guerra, só encerrada em 23 de agosto de 1840, depois de centenas de prisões e mortes.

Exaltação

Sem esconder seu contentamento, Lobão ressaltou que parte dessa história está preservada na cidade de Caxias, no Morro do Alecrim, nas ruínas do antigo quartel que serviu ao Duque de Caxias, onde foi montado o Museu da Balaiada, agora amplamente valorizado com o Mirante da Balaiada, complexo turístico e centro de lazer e cultura, inaugurado recentemente pelo prefeito Fábio Gentil. “As obras anteriores, que diziam respeito ao museu, foram também realizadas pelo prefeito Paulo Marinho, que também foi um dos deputados representantes do Maranhão no Congresso Nacional.

“Um dos administradores mais capazes do Maranhão, o prefeito Fábio Gentil realizou, com o Mirante da Balaiada, uma das obras mais importantes para o município de Caxias, oferecendo à população e aos turistas, aos estudantes e professores um equipamento urbano da melhor qualidade”, assinalou.

Assista ao discurso proferido pelo senador Lobão na tribuna da Câmara Alta:

1 comentário para "Em discurso no Senado, Edison Lobão parabeniza prefeito de Caxias, Fábio Gentil, por obras do Museu e do Mirante da Balaiada"


  1. BR226 a BR da esculhambação

    Esse Senador deveria mostrar para o povo onde o filho, dono da HYTEC levou o dinheiro da pavimentação da BR226 no Baú que em 1 ano dos 100 KM asfaltou só 7 KM é muita falta de vergonha…E a obra tá para e nem previsão…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS