Zé Gentil tem demonstrado a mesmá determinação do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, vitorioso nas urnas em 2016
Com muita determinação, o pré-candidato a deputado estadual Zé Gentil (PRB) esteve, na manhã desta quinta-feira, dia 7, visitando postos de saúde, comerciantes, conversando com representantes quilombolas e ainda olhando as ruas que estão recebendo nova pavimentação asfáltica em Caxias.
Zé Gentil tem sido alvo de manifestações de apoio de diversas lideranças na pré-campanha
Com a mesma determinação do filho, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), que em 2016 se empenhou muito durante toda a campanha, Zé Gentil tem visitado diversas cidade e recebido apoio de diversas lideranças.
Paulo Marinho Jr. ao lados dos deputados maranhenses Zé Carlos e André Fufuca em ato solene alusivo à Balaiada, no plenário da Câmara
O vice-prefeito de Caxias Paulinho, representando o município, em Brasília, visitou a exposição que a Câmara dos Deputados presta à guerra da Balaiada e à cidade de Caxias pelo seu contexto histórico na história do país.
“Caxias parece estar retornando ao seu status de cidade histórica. A valorização do governo municipal no contexto histórico e cultural tem chamado a atenção de todo o país e a Câmara dos Deputados, em Brasília, não poderia deixar de prestar essa homenagem à cidade”, declarou o vice-prefeito.
Paulo Marinho Jr. lembrou que além de ter sido palco de uma das maiores guerras da história do Brasil, a revolta da Balaiada, Caxias é a terra natal de Gonçalves Dias, um dos representantes mais ilustres da literatura portuguesa.
Senador Edison Lobão elogiou resgate histórico da Balaiada feito na gestão de Fábio Gentil
O senador Edison Lobão (MDB) fez um pronunciamento no Senado sobre a Balaiada, revolta popular ocorrida no Maranhão, no século XIX, e destacou o Museu e o Mirante, construídos na gestão do prefeito de Caxias Fábio Gentil (PRB), que foi alvo de elogios do conterrâneo, na tribuna.
Lobão pediu que a Balaiada seja incluída no calendário das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, em 2022.
O senador lembrou que entre 1838 e 1841, quase duas décadas após a declaração da independência brasileira de Portugal por D. Pedro I, sertanejos e escravos fugidos rebelaram-se contra o governo, invadiram, saquearam e assumiram o controle de uma das principais vilas da província, Caxias, terra onde nasceu Gonçalves Dias e hoje um dos mais prósperos municípios do Maranhão.
Lembrou, ainda, Lobão, que o vaqueiro Raimundo Gomes, acompanhado de nove homens, invadiu a cadeia pública da Vila da Manga, hoje município de Nina Rodrigues, para libertar o irmão. Perseguido, juntou-se a um fabricante de cestos, Manuel Balaio, que deu nome ao movimento. Mais tarde, ao grupo se juntaria Comes Bento das Chagas, o Negro Cosme, que obteve apoio de 3 mil escravos.
Recordou, também, o senador que para combater os revoltosos, que ameaçavam tomar o controle da capital, São Luís, foi enviado ao Maranhão o coronel Luís Alves de Lima e Silva, que receberia posteriormente o título de Duque de Caxias, por sua atuação nessa guerra, só encerrada em 23 de agosto de 1840, depois de centenas de prisões e mortes.
Exaltação
Sem esconder seu contentamento, Lobão ressaltou que parte dessa história está preservada na cidade de Caxias, no Morro do Alecrim, nas ruínas do antigo quartel que serviu ao Duque de Caxias, onde foi montado o Museu da Balaiada, agora amplamente valorizado com o Mirante da Balaiada, complexo turístico e centro de lazer e cultura, inaugurado recentemente pelo prefeito Fábio Gentil. “As obras anteriores, que diziam respeito ao museu, foram também realizadas pelo prefeito Paulo Marinho, que também foi um dos deputados representantes do Maranhão no Congresso Nacional.
“Um dos administradores mais capazes do Maranhão, o prefeito Fábio Gentil realizou, com o Mirante da Balaiada, uma das obras mais importantes para o município de Caxias, oferecendo à população e aos turistas, aos estudantes e professores um equipamento urbano da melhor qualidade”, assinalou.
Assista ao discurso proferido pelo senador Lobão na tribuna da Câmara Alta:
Vereador Marquinhos quer garantir transporte público gratuito a desempregados na capital
A gratuidade no transporte público de passageiros a pessoas desempregadas, proposta pelo vereador Marquinhos Silva (DEM) já é realidade em outros municípios brasileiros. Pela proposição de Marquinhos, apresentada ano passado, o cidadão que estiver fora do mercado de trabalho terá direito a um cartão para uso nos ônibus da capital por um período de 90 dias.
No município de São Paulo, a prefeitura instituiu, desde 2015, o Bilhete Único de 90 dias para desempregados. O benefício para passageiros sem ocupação já existia em sistemas de transportes administrados pelo governo estadual há quase três décadas. Desde 1990, governo paulista concede gratuidade a cidadãos que estão fora do mercado de trabalho no metrô, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Na capital, a medida vale dentro do sistema de ônibus vinculado à prefeitura.
Outro município que oferece transporte público gratuito a desempregados é Diadema, no interior de São Paulo. Por meio de lei municipal em vigor desde setembro do ano passado, foi instituído o Programa Bolsa Transporte, com o objetivo de beneficiar com a gratuidade na utilização do transporte coletivo municipal não apenas desempregados, mas também aposentados e pensionistas, pessoas com deficiência e idosos.
Projetos
Em Santa Bárbara do Oeste, outra cidade do interior paulista, foi apresentado, em outubro do ano passado, na Câmara de Vereadores, projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder gratuidade às pessoas desempregadas no sistema de transporte público. A proposição prevê que o benefício seja concedido em todas as linhas e itinerários dos ônibus dentro do município, mediante cadastro junto à Coordenadoria Municipal de Transportes, a partir da comprovação do estado de desempregado por meio da apresentação do Termo de Rescisão, desde que o interessado não esteja recebendo as parcelas do seguro-desemprego.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, por unanimidade, em julho do ano passado, um projeto semelhante, que prevê gratuidade no transporte público por 90 dias a pessoas desempregadas. Em nota, o governo do DF alegou dificuldades financeiras para sancionar o projeto aprovado pelos deputados distritais. Justificou, ainda, que a medida, uma vez implementada, desequilibraria custos e impediria investimentos.
A gratuidade no transporte público para desempregados também foi incluída pauta da Câmara dos Vereadores de Recife (PE), em dezembro do ano passado. Projeto de lei que institui o Passe Livre no Sistema de Transporte Público de Passageiros para os trabalhadores desempregados e habilitados no seguro-desemprego previa a disponibilização de 10 passagens gratuitas por mês, por no máximo um ano, para os recifenses desempregados.
Seguindo o exemplo das cidades onde o transporte público gratuito a desempregados já é ou poderá, em breve, se tornar realidade , o vereador Marquinh0s quer assegurar aos cidadãos que estejam desocupados os meios para se reintegrar ao mercado de trabalho, de modo a assegurar a essas pessoas o bem-estar social e o pleno acesso aos bens e serviços essenciais ao desenvolvimento individual e coletivo.
A propósito, em seu perfil no Instagram (@vereadormarquinhos), o vereador pergunta aos internautas se eles aprovam ou reprovam a proposta.
Secretário Cursino Raposo faz explanação sobre a LDO aos vereadores membros da comissão
De acordo com o previsto em um prévio cronograma a Comissão de Orçamento da Câmara Municipal de São Luís, composta pelos vereadores Gutemberg Araújo (PRTB) – presidente, Osmar Filho (PDT) – relator, Marquinhos Silva (DEM) e Concita Pinto (Patriota) reuniu-se, na tarde da última quarta-feira, (6), com os secretários Municipais de Planejamento, José Cursino, e de Fazenda, Delcio Rodrigues, para iniciar a apreciação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2019.
Durante o encontro na Sala de Eventos do Legislativo Ludovicense, o secretário José Cursino fez uma apresentação dos planos e metas com uma abordagem acerca do cenário econômico nacional, estadual com destaque para o plano municipal.
Em sua narrativa, o titular da pasta do Planejamento ressaltou o Art. 165, enfatizando que as leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. Dando reforço a sua explanação ele cita que conforme o parágrafo 2º “A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento”.
Continuando com sua argumentação técnica, José Cursino aponta para o Art. 4º onde está determinado que “a Lei de Diretrizes Orçamentárias atenderá o disposto no parágrafo 2o do art. 165 da Constituição que conterá ainda I – avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II – demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores, eevidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional; e III – evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;
Na elaboração do cenário para a LDO foram utilizados os índices macroeconômicos em conformidade com as orientações disponíveis na 8ª Edição do Manual de Demonstrativos Fiscais: aplicado à União e aos Estados, Distrito Federal e Municípios (MDF8) editado para vigência a partir do exercício financeiro de 2018 pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Mais adiante foi feita a citação: “[…] a metodologia de projeção de receitas orçamentárias adotada está baseada na série histórica de arrecadação das receitas ao longo dos anos ou meses anteriores (base de cálculo), corrigida por parâmetros de preço (efeito preço), de quantidade (efeito quantidade) e de alguma mudança de aplicação de alíquota em sua base de cálculo (efeito legislação). Esta metodologia busca traduzir matematicamente o comportamento da arrecadação de uma determinada receita ao longo dos meses e anos anteriores e refleti-la para os meses ou anos seguintes, utilizando-se de modelos matemáticos.” (BRASIL, 2017, p. 66)
A LDO versa, também, sobre: Os aspectos relacionados às prioridades e metas programáticas; as normas que regem a organização, a estrutura, a elaboração e a execução do orçamento para o exercício seguinte; as alterações na legislação tributária; o ordenamento da responsabilidade fiscal do gestor municipal, com relação ao cumprimento dos parâmetros de controle e limites de despesas, objetivando garantir o equilíbrio das contas públicas do município.
CONTEÚDO PLDO
Consta como conteúdo do PLDO o capítulo IV – Das alterações da Lei Orçamentária e da Execução provisória do Projeto de Lei Orçamentária; capitulo V – Das disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais; capítulo VI – Das condições e exigências para a transferência de recursos a entidades públicas e privadas e a pessoas físicas; e o capítulo VII – das disposições sobre alterações na legislação tributária municipal.
A LDO versa, também, sobre: Os aspectos relacionados às prioridades e metas programáticas; as normas que regem a organização, a estrutura, a elaboração e a execução do orçamento para o exercício seguinte; as alterações na legislação tributária; o ordenamento da responsabilidade fiscal do gestor municipal, com relação ao cumprimento dos parâmetros de controle e limites de despesas, objetivando garantir o equilíbrio das contas públicas do município
Para finalizar ficou agendado que no próximo dia 13 será realizado um seminário interno sobre as emendas a serem apresentadas à LDO, que será ministrado pelo procurador legislativo da Câmara Municipal, Samuel Melo, e no dia 20 acontecerá uma audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias no plenário Simão Estácio da Silveira do parlamento da capital maranhense.
Dia 9 de junho, sábado, tem mais um mega show na Allure. Vem aí Arraiá da Allure com Diva Mara Pavanelly e a festa não para por aí, Luckas Seabra e Dj Rogério Mix vão agitam com tudo na mais nova casa de show de São Luís, ALLURE. Localizada em um local privilegiado (Rua dos Maçaricos, Nº 215 – Lagoa da Jansen, próximo antigo Salomé Bar). O empreendimento dos sócios Júnior Sales e Leandro Costa.
Allure é uma casa de show diferenciada, com capacidade para 1.000 pessoas, toda climatizada. A casa possui sistema acústico, excelente estrutura de palco, som, iluminação, equipe treinada para melhor atender ao público exclusivo da Ilha, proposta de inovação, requinte, elegância e sofisticação reunidos em um só lugar. Allure, um novo conceito de casa de show Vip chega na Ilha do amor e você escolhe o melhor local onde se divertir: Pista, camarote e lounge.
Mara Pavanelly
Mara Pavanelly começou a carreira artística aos três anos de idade, cantando em shows de calouros em sua cidade natal, Mirandiba (PE), onde sempre tirava os primeiros lugares, pois apesar de pouca idade, seu talento era inigualável. Estava sempre participando de festejos que tinham na cidade e sempre pedia para fazer participação no show das bandas de Forró que se apresentavam por lá, às vezes recebia “sim”, como também não deixou de receber vários “nãos”. Certo dia a deixaram cantar com uma banda que se apresentou em um desses festejos, a banda CACAU COM MEL. Cantou uma sequência inteira, agradou bastante o público, e logo foi convidada para integrar à banda. Começava assim, sua carreira profissional. Passou três anos cantando nessa banda, época que considera maravilhosa. Já aos quatorze anos, recebeu o convite para integrar a banda FORROZÃO TROPIKÁLIA, onde desfrutou de grandes momentos de sua vida. Foi lá, onde emplacou vários sucessos em sua voz. Quatro anos se passaram, e recebeu o convite de WESLEY SAFADÃO, onde cantou por dois anos juntamente com o mesmo, emplacando também, vários sucessos.
Em 2008 recebeu o convite para integrar a banda FURACÃO DO FORRÓ, sendo a responsável por vários sucessos da banda, como “Quem perde é você”, “Eu largo tudo”, “Pode parar”, entre outros. Em Junho de 2014, deu início a sua carreira solo, onde têm mostrado a sua verdadeira identidade. A gravação do seu primeiro DVD de divulgação teve ingressos esgotados no Festival de Folguedos, na cidade Teresina (PI), já seu segundo DVD foi gravado em São Luis (MA) comemorando seus 18 anos de carreira, para um público de mais de 15 mil pessoas, e em 2016 foi gravado o seu terceiro DVD intitulado “Mara Intimate” na cidade de Fortaleza (CE). Alguns sucessos como, “Um dia”, “Nem tire a roupa”, “Ela te ama”, “Não era pra te amar” e “Cansei de Sofrer”, já têm rendido enorme destaque a nível nacional.
Assista:
Acesse nossas redes sociais e fique por dentro da programação e informações da “ALLLURE”.
Para o deputado Wellington, devem ser adotadas providências para proteger a adolescente e sua família
O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (6), para denunciar diversas ameaças e agressões sofridas por uma menor de apenas 13 anos, que foi supostamente acusada de prática de ato infracional análogo ao crime de furto pela prefeita de Anapurus, Wanderly, seu marido, Ivanildo, e pela sua filha, Carol Monteles.
As denúncias foram encaminhadas ao deputado Wellington por meio de moradores de Anapurus e confirmadas pela senhora Elida Cristina Alves Corrêa, mãe da adolescente, que relatou que a menor foi acusada pelo furto de três aparelhos celulares que sumiram da residência da atual prefeita da cidade somente por se encontrar brincando com outras crianças no momento do sumiço dos objetos.
“A gente pode até não ter muito dinheiro, mas é honesto. Acusaram a minha filha foi acusada de pegar o celular. Depois disso, foi trancada em um quarto, sofreu agressões e tem sofrido constantes ameaças o que tem lhe causado danos psicológicos, inclusive medo de sair de casa e frequentar a escola. A gente não sabe mais o que fazer. Isso é maldade. É crueldade”, desabafou a mãe.
Para o deputado Wellington, providências devem ser adotadas a fim de proteger a adolescente e sua família.
“Recebemos essas denúncias e solicitamos que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, em que eu sou presidente, a promotoria da infância e a Comissão de Direitos Humanos da OAB possam agir. Uma menina de apenas 13 anos e sua família estão sofrendo ameaças. Não podemos confirmar a veracidade dos fatos, mas a questão deve sim ser imvestigada e, assim, adotadas as devidas providências. Já encaminhei a solicitação e deixo aqui o meio apoio aos familiares da menina. Aproveito também para agradecer a confiança de cada maranhense que vive em Anapurus e me encaminhou essa denúncia”, disse o deputado Wellington.
A ação criminosa ocorreu na casa de praia da família de David Farias de Aragão, que foi morto
Delegado Davi Aragão foi morto em assalto em pleno aniversário da filha. no Araçagi
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) denunciou Davi Costa Martins, Wanderson de Morais Baldez e Bruno Souza Goulart, pelos crimes ocorridos em 05 de maio de 2018, na casa de praia, localizada no Araçagy, que culminou na morte do delegado de Polícia Federal David Farias de Aragão.
Os denunciados Davi Costa Martins e Wanderson de Morais Baldez, acompanhados de um menor de idade, invadiram a casa de praia às 23h40min do dia 05 de maio, data em que a família estava reunida para a comemoração do aniversário de cinco anos da filha mais velha do delegado David Farias. Quem estava no local foi rendido e, mediante grave ameaça e violência, tiveram seus pertences subtraídos. A ação, que durou cerca de seis minutos, resultou na morte do delegado, com tiros efetuados com sua própria arma, pelo acusado Davi Costa Martins.
De acordo com a denúncia, a pistola de uso funcional utilizada no crime era patrimônio da Polícia Federal e foi entregue a Bruno de Souza Goulart que, segundo os autos, não apenas recebeu a arma, mas tinha plena ciência da participação dos envolvidos no crime de roubo, na ação previamente organizada, em que ele agia como facilitador nas negociações de venda dos produtos roubados.
A partir disso, o MPF/MA requer que Davi Costa Martins e Wanderson de Morais Baldez respondam pelos crimes de associação criminosa majorada pela participação de adolescente, corrupção de menores majorada pela prática de crime hediondo, roubo majorado pelo concurso de pessoas, tentativa de latrocínio e latrocínio consumado. Bruno Souza Goulart deve responder pelos crimes de associação criminosa majorada pela participação de adolescente, corrupção de menores majorada pela prática de crime hediondo, receptação e posse de arma de fogo.
Mesmo filiados ao mesmo partido, o prefeito Anderson e o sargento Leitão romperam relações políticas
O vice-prefeito de Alcântara, João Francisco Leitão, o Sargento Leitão (PMN), denunciou as práticas de má gestão que ele alega estarem sendo cometidas pelo prefeito Anderson Wilker (PCdoB). Eleitos em 2016 pela coligação “Alcântara de Todos Nós”, Leitão e Wilker protagonizam um conflito de ordem política e administrativa que expõe negativamente o partido do governador Flávio Dino e pode revelar mais um escândalo de corrupção envolvendo um comunista no Maranhão.
Em carta dirigida à população de Alcântara, o Sargento Leitão diz que tomou a atitude extrema de denunciar o prefeito ao MP após constatar que o agora ex-aliado ignorou os conselhos que ele vinha dando desde o início do mandato, visando ao equilíbrio financeiro da gestão. A intenção, segundo o vice, era desonerar os cofres municipais por meio de cortes dos gastos municipais.
Uma das medidas sugeridas ao prefeito, em meados de 2017, foi o levantamento do número de veículos e imóveis locados ao município, com as cópias dos contratos e informações sobre as empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de produtos à prefeitura. A recomendação foi reiterada no início deste ano, mas nunca foi acatada. “Depois disso, por não ter sido atendido, encaminhei a situação ao Ministério Público”, contou.
De acordo com Leitão, os atos do atual prefeito empurraram Alcântara para o retrocesso, uma decepção diante da votação consagradora que a chapa encabeçada pelo comunista obteve na eleição. “A instalação da atual administração está levando o município a condições piores do que as anteriores”, lamentou o vice.
Segue a carta do Sargento Leitão ao povo alcantarense:
Marcele Cardoso: mais uma vítima de feminicídio em São Luís
A jovem Marcele Cardoso da Silva, de 24 anos, assassinada ontem (6), à noite, dentro de uma residência, na Cohab, pelo sargento da Polícia Militar Marcus Vinícius Gomes Costa, 43 anos, que se suicidou logo em seguida, era servidora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em mensagem emocionada, em seu perfil no Facebook, a diretora-geral do órgão, Larissa Abdalla Britto, lamentou a tragédia que vitimou a mulher.
“Verdadeiramente abalada por esta perda!!! Família Detran inconsolável. Que Deus a receba em sua luz, amor e paz, Marcele. Sua falta será grande: pelo companheirismo, pela disposição, pelo sorriso sempre largo!!! Nosso apoio incondicional à família e, em especial, à Duda (possivelmente, a filha da vítima)”, escreveu Larissa.
Chefe da Divisão de Transportes do Detran, Marcele era muito querida pelos colegas de trabalho, como comprovam os comentários que se seguiram às condolências da diretora-geral.
Marcele mantinha uma relacionamento amoroso com o sargento Marcus Vinícius, que há cerca de três meses estava separado da ex-esposa, com quem tem um filho. Na noite dessa quarta-feira, a jovem foi à casa da mãe do militar, onde ele estava morando após a separação, e onde ocorreu a tragédia.
O feminicídio e o suicídio aconteceram em um dos quartos do imóvel. Os barulhos dos tiros foram ouvidos por outras pessoas que estavam na casa, mas todas pensaram que fossem bombinhas juninas. Pela manhã, veio a surpresa macabra: dois corpos ensanguentados sobre a cama.
Comentários