Dezenas de motoristas que transportam passageiros via aplicativo Uber estão posicionados no KM-0 da BR-135, na entrada de São Luís, decididos a interditar o acesso à Ilha. Em áudio transmitido em grupos de whatsapp, os condutores informam que apenas carros de passeio estão autorizados a passar pelo bloqueio, enquanto caminhões e carretas estão sendo barrados. Eles alertaram para o congestionamento gigantesco a partir do ponto de interdição. A intenção é impedir que veículos de carga abasteçam as região metropolitana com gêneros alimentícios, combustíveis e outros itens que estão em falta por causa da greve dos caminhoneiros.
O protesto dos motoristas Uber tende a agravar ainda mais o desabastecimento na capital e demais municípios da Ilha, que há dois sofrem mais intensamente com falta de comida, gasolina, etanol, diesel, material hospitalar, medicamentos e inúmeros outros itens consumidos pela população.
Comando transmitido pelo presidente Michel Temer, em pronunciamento oficial, na manhã desta sexta-feira, ordena a desmobilização do movimento dos caminhoneiros, em razão dos transtornos causados à população e da ameaça de agravamento da situação até um quadro insustentável.
Temer autorizou, inclusive, a intervenção das polícias dos estados para auxiliar no plano de ação a ser deflagrado para por fim à greve.
No Maranhão, o Governo do Estado ainda não se pronunciou em relação às medidas que poderá tomar para dar apoio ao esforço federal que visa desmobilizar os caminhoneiros e normalizar o abastecimento.